Dicas de como conseguir uma viagem econômica

 *atualizado em jan/2012

Escrevi este post há mais de um ano, reunindo dicas que utilizo com freqüência para tornar a viagem mais econômica, barata e em conta. Como o formato estava uma droga (era o início do blog), dei uma pequena recalchutada e inclui outras dicas. Vamos lá?

PROGRAMAS DE MILHAGEM
Bem se você quer ter a opção de voar quase de graça, existem programas de milhagem que permite emitir passagens aéreas. Nesses programas você vai acumulando pontos/milhas a cada viagem ou através de compras com cartão de crédito ou débito e depois pode trocar por passagens. Para isto informe-se a cerca de seu cartão de crédito, se o mesmo pontua e posteriormente repasse os pontos para Tam fidelidade ou Smiles.
Como acumular pontos: existem basicamente duas formas de acumular pontos:  voando ou utilizando cartão de crédito. Quando você compra uma passagem e informa o seu número de fidelidade você já acumula pontos mas uma forma mais fácil de acumular pontos e utilizando seu cartão de crédito. Algumas operadoras/bancos, como é o caso do Banco do Brasil, permite m que os ponto acumulados com o uso do cartão seja convertidos em milhas TAM Fidelidade ou em milhas Smiles e tudo é feito de forma bem simples pelo próprio site.
Normalmente trechos na América do Sul exigem 10.000 pontos por trecho (Smiles), e 15.000 (Tam), porém sempre ocorrem promoções fazendo com que caia para 8.000, 6.000 ou até 4000 milhas o  trecho. Fique de olho!!!!
 A Patrícia do blog Coisas de Mãe, fez um passo a passo de Como viajar de Milhas, vale a pena conferir.
TÍTULOS DE TURISMO
Eu me amarro nesta dica, é a minha preferida há 10 anos. O Clube Bancorbrás é a maneira mais interessante, prática e econômica de programar suas viagens. Por uma pequena mensalidade, você tem direito a hospedagem em mais de 4.000 hotéis conveniados no Brasil e no exterior.
Possuo dois títulos ( 1 duplo e 1 Triplo) desde 2002. Pago mensalmente uma taxa administrativa no qual é convertido em 14 diárias para duas pessoas durante o ano. Cada título oferece 7 diárias, que podem ser utilizadas de forma consecutivas ou aleatórias. Os hotéis são ótimos, existem várias opções e as marcações de reservas não rápidas e eficazes, feitas pelo telefone ou internet. Desta forma, consigo me hospedar em hotéis mais caros, pagando pouco, ou utilizar naquele feriadão como o carnaval e ano novo, onde as tarifas são enormes. É uma excelente relação custo-benefício. Se preferirem, leia as resenhas que fiz sobre alguns  hotéis que já nos hospedamos pela Bancorbrás : Villa Hípica, em Gravatá; Hotel Luzeiros em São Luís, Pousada Encontro das Águas em Maragogi.
PROGRAMAS DE CARTÃO DE CRÉDITO
Mastercard – Programa surpreenda | Não tem preço
Cadastre seu cartão de crédito mastercard, e participe do programa surpreenda. Pagando 1 e viajando 2 pessoas. Na maioria as vezes compensa bastante. E está incluído no pacote, a passagem aérea Tam e a hospedagem.. Não tem preço
Verifique os destinos da promoção na Tam Viagens. Confira o relato da nossa viagem a Gramado no Natal Luz, utilizando o programa.
HOSPEDAGEM EM ALBERGUES
Hospedar-se em Albergues/Hostels não é vantagem apenas para quem viaja sozinho, mas é uma outra opção  para quem está com familia ou amigos. Existe hostel bem localizado, com café da manhã, banheiro privativo entre outras coisas. O melhor é poder conhecer novas pessoas  e compartilhar sua viagem. Procure em qual voce se enquadre, e faça sua reserva acessando: Hostelword
COMPRE UMA PASSAGEM E CONHEÇA MAIS DESTINOS
Nacional-> Giro Tam: Pague apenas uma passagem de ida e volta e conheça até 4 cidades.
Internacional-> Vá para Europa e EUA na mesma viagem e sem gastar muito

VIAGENS COLETIVAS

Bem estas fazem lama por todo país. São vários sites, mas eu geralmente utilizo o Peixe Urbano, Click On, Panfleteria, Barato Coletivo Groupália. É uma excelente oportunidade de viajar bem e barato, os descontos são em torno de 50%. Apenas um conselho – > Cautela nas viagens internacionais. Nunca utilizei, mas só escuto problemas e reclamações, jamais ouvi uma viagem bem sucedida do começo ao fim. Entretanto, viajo sempre dentro do Estado. Confira as dicas da sua região e vá curtir um final de semana diferente.

CLUBE DE VIAGENS

Este difere totalmente das compras coletivas, e normalmente são viagens, hospedagens mais sofisticadas. Não chega a ser uma pechincha, mas é uma excelente oportunidade de conhecer um hotel ou pousada requintada, pagando menos.  No blog já escrevi um post sobre o assunto, confira. O Clube de viagens que assino é a Zarpo, e já agendei uma viagem para o Hotel de Charme Vila Selvagem, que há tempos desejava conhecer.

Estas são as minhas dicas, e você, conhece outras? Algum serviço parecido? Compartilhe, e deixe sua opinião na caixa de comentários.

Deixe seu Comentário
  • 1001scribbles

    Excelente post ;)

  • Stefânia Masotti

    Adorei as dicas feitas de uma forma resumida. Serviços muito bem listados, recomendados e precauções orientadas!

    Já usei quaaaaaase todos esses serviços acima (menos o Clube de Viagens) e concordo com as observações feitas.

    Acrescento um que utilizei ano passado para me hospedar durante o Rock In Rio (quando até os albergues estavam cobrando pacotes absurdos!): http://www.bbrasil.com/ Antes de fazer a reserva, liguei para o Disque Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e lá me informaram que o serviço é legalizado e muito bem recomendado. Você consegue boas opções perto da praia, do metrô ou mais isoladas (caso preferir). É como se fosse um "Couchsurf pago", tem lugares mais simples, outros mais sofisticados e a recepção na casa também varia – claro. Indo com essa expectativa, é tranquilo. Fui, gostei e recomendo.

  • Érika Marques

    Stefânia, eu amei esta sua dica! Não conhecia o BBrasil.com, notei que trabalham muito com "Guesthouse" e flats, além da disponibilização de quartos, segundo você mesma relatou "como se fosse um Couchsurf pago". É isso mesmo.

    Inclusive, encontrei lá uma Guesthouse aqui de Fortaleza. E recomendo viu? Pois é de uma grande amiga. Aí sim vi que a coisa era séria.

    Obrigada pela contribuição! Bjs