Você sabe o que é um Hostel? Já se hospedou em algum? Descubra as vantagens
  e os serviços deste tipo de estadia,e quem sabe , na sua próxima viagem você opte por um!

Hostel, Albergue da juventude ou guesthouses são opções de  hospedagens de baixo custo, frequentemente utilizadas por jovens ou viajantes independentes. Foi-se o tempo em que os albergues eram coisa de gente guerreira disposta a encarar um dormitório cheio de gente, um banheiro geralmente sujo e com fila, e uma bagunça infernal. Particularmente, eu tinha este “pré – conceito” e preconceito. Contudo ao vasculhar na internet as vantagens e desvantagens, ler comentários de outros viajantes  e encontrar boas opções, me propus a arriscar esta modalidade. Bimba!!!! Acertei em  cheio!

 Se você prefere privacidade, e não suporta a idéia de dividir o quarto com desconhecidos , podendo ser até de outras nacionalidades, existe a possibilidade de ficar em quarto privativo, apenas paga-se um pouco a mais e você ainda usufrui de todas as vantagens, veja quais são:


P.S : As fotos exibidas neste artigos são de Albergues em que já me hospedei.




ECONOMIA

Uma das principais razões de se hospedar num Hostel é o fator econômico. Paga-se em média 10 dólares para ficar em quartos compartilhados e com banheiro coletivo. Geralmente é 6,8 ou 12 camas, distribuídas em beliches e com locker para guardar a sua bagagem.

Saiba que também há quartos duplos,triplos e até individuais com banheiro privativos, apenas paga-se um valor mais alto. Perfeito para quem acha que não tem mais “idade para clima de excursão de colégio e aumeja privacidade.

Hostel Forestal em Santiago-Chile quarto matrimonial

Hostel Donde German em Pucon-Chile Quarto duplo

Levando em conta que alguns hotéis no exterior não servem café da manhã, em todos os hosteis você encontrará um café da manha simples Contêm café da manha simples( café,leite,suco,pão,manteiga,geléia e em alguns até frutas).

Hostel Pariwana em Lima – Quarto 6 pessoas


SERVIÇOS DISPONÍVEIS: Sinta-se em casa

Todo albergue tem uma área comum. Pode ser uma sala, uma varanda, um pátio, um restaurante. E o melhor de tudo é que a tendência é que sejam ambientes coloridos, bonitinhos e até de design. Salas com lareira, bibliotecas com rede e cantos cheios de almofadas são perfeitos para passar o tempo quando você já cansou de perambular e não quer ficar entre quatro paredes.

Hostel Milhouse em Buenos Aires

Hostel Pariwana em Lima

Alguns possuem bar com sinuca e jogos, onde as pessoas se encontram depois de passar o dia passeando. Ou seja, as vezes nem precisa sair apra curtir uma baladinha.

Hostel Forestal em  Santiago

Como não existem  Tv nos quartos, sempre há um local com TV,video  e espaço para descansar e curtir um bom livro. Sempre há uma mini-biblioteca com guias de viagem, roteiros turisticos entre outros.

Hostel Donde German em Pucon, sala de estar
Internet: Desde internet sem fio grátis, que no meu ponto de vista é maravilhoso, até computadores disponíveis a preços acessíveis.
Hostel Milhouse Avenue em Buenos Aires
Cozinha: Quase todos possuem este espaço em comum para voce preparar sua comida. Outro local onde se faz muita amizade e conhece culinária diferentes. Ponto de encontro e boas gargalhadas.

Hostel Donde German em Pucon
Terraço: Não são todos, mas existem alguns que tem aquela vista e uma churrasqueira esperandoo por você.

Hostel Portal del Sur em Buenos Aires

Lavanderia, correio, aluguel de bike, reserva de passeios, compra de passagens… Os albergues estão ai para facilitar a vida do turista. Você resolve todos os seus problemas ali mesmo, e pagando geralmente muito pouco por isso. Ou você prefere perder a tarde numa estação de trens confusa a pagar um euro pelo serviço? Até balança para pesar as malas (e evitar os excessos de bagagem no aeroporto) alguns deles têm. Água mineral de graça também.

Hostel Lao em Mendoza


FAZER AMIZADES E ENCONTRAR COMPANHEIROS DE VIAGEM

Umas das grandes vantagens de se hospedar no Hostel é o poder de relacionamentos, fazer amizades. Principalmente pra quem viaja sozinho. Em hotel é dificil acontecer isso, as pessoas mal se comprimentam no café da manhã e seguem  para os seus passeios sozinhos.


Fiz muitos amigos durante o café da manhã, ou preparando um lanchinho na cozinha. É possível trocar ideias de passeio ou conseguir um companheiro para sua próxima viagem.


Outra coisa boa é poder exercitar outras línguas, espanhol, inglês, francês,italiano entre outras. 

INFORMAÇÕES E DICAS DE PASSEIOS POR LOCAIS OU VIAJANTES ( Citando Boa Viagem )
Se comparararmos as informações compartilhadas em albergues com as que podemos conseguir em um hotel, perceberemos a disparidade gritante que existirá. As informações dos albergues são construídas por locais e outros viajantes que passaram por ali. Conversando com as pessoas do local, que trabalham ali, você encontrará as melhores recomendações para lugares imperdíveis dentro do seu destino.  
É fácil também conseguir informações compartilhadas por outros viajantes, conversando você pode moldar o passeio ideal, independente e inspirado nos conselhos das pessoas que estão hospedadas com você. É fácil também conseguir um convite para visitar um país diferente e já ter um guia exclusivo e companheiro em sua próxima viagem internacional.
Quando você se hospeda em um hotel, a interatividade que você tem com a staff( gerente/recepçao) do hotel é minima, resume-se às negociações e a pequenos favores. Em hostels o pessoal responsável pela administração do albergue e todos aqueles que trabalham ali interagem ao máximo com os visitantes, sugerem passeios e facilidades, e atuam literalmente como micro agentes de viagens. Tudo é opcional é claro, mais utilizando-se desses recursos os viajantes tem condições de optar por serviços que muitas vezes teriam que procurar em outros lugares.  
Em países que falam inglês é comum ver pessoas trabalhando nos albergues que são viajantes e estão ali trabalhando no intuito de prolongarem sua viagem. É fácil entender como a interação é expontânea nesses casos. São as fontes mais ricas de informação em uma viagem internacional. Sem custos, na camaradagem, você ganha contatos, amigos e conhece o melhor do seu destino sem precisar pagar caro por um guia.
Reservas de Albergues:


Deixe seu Comentário
  • ivandro

    Já estou seguindo seu blog e gostei muito,gostaria de contar com você no meu desde já obrigado.

  • Sra. Marquesa

    ótimas dicas!
    parabens!