Planejando a viagem : Dicas Importantes

Qual a importância de se planejar uma viagem?

Para muitas pessoas planejar uma viagem é apenas comprar as passagens, escolher a hospedagem e definir as atrações a serem vistas. Contudo, o planejamento de uma viagem vai além disso, é preciso tomar uma série de atitudes antes mesmo de comprar a passagem , para economizar tempo e dinheiro nas suas férias.


Muitos preferem viajar utilizando os serviços de uma agência de turismo, pois não tem tempo ou saco de programar sua viagem. Particularmente, detesto viajar por pacotes, a não ser que encontre promoções de hospedagem+passagem, aí sim , vale a pena! Fique de olho! Freqüento um site MELHORES DESTINOS, que nos mantêm atualizados neste assunto, via email. 
Montar uma viagem é fascinante e divertido. Conhecer o local que se pretende ir, antes de ir ( atrações,transporte,hospedagem,alimentação,cultura) é tão prazeroso quanto a própria viagem. Além do mais, nos poupa de possíveis transtornos.
DICAS IMPORTANTES
Caso escolha uma agência de viagens, informe-se no PROCON sobre a existência de processos contra a empresa, e busque informações sobre as suas condições financeiras.
Documentos
- Além de levar os documentos essenciais como: RG ou passaporte válido, carteira de habilitação, cartões de credito e débito, faça uma cópia de todos os documentos e leve dentro da mala, como também, deixar uma via em fácil acesso em casa.
- Guarde em local seguro, os vistos de entrada e saída do país.
- Leve os vouchers do hotel e reservas de passeios,locação de carro,e passagens aéreas
Hospedagem
Faça reserva antes. Pesquise sobre os hotéis, analise os comentários/avaliações de outros viajantes que já estiveram no local. Utilizo alguns sites para esta busca como:
WWW.hotel.com
WWW.booking.com
WWW.expedia.com 
www.hostelword.com
Transporte
1)Planeje sua locomoção. Vai alugar um carro? Faça a reserva antecipadamente, alguns seguros de automóveis ou cartões de credito possuem descontos na locação. Observe se você tem.
2)Andar de metrô, ônibus ou táxi? Descubra as linhas de metrô, se  seu hotel tem terminal próximos. Se é barato as viagens de taxis.
3)Obs: Uma escolha não anula a outra, você pode alugar um carro e utilizar as outras formas, ou então até comprar passeios por pacote. Organize-se antes para conciliar tudo isso, e ficar melhor sua estadia e locomoção, assim você ganha tempo e perde menos dinheiro.
Exemplo: Se você tem uma semana Gramado – Serras gaúchas, os cinco primeiros dias você poderia alugar um carro e conhecer várias atrações e cidades, e dois últimos dias fazer passeios por pacotes para região mais distantes. Tudo depende do seu gosto!
Atrações/Passeios
Faça uma pesquisa ( internet,guias especializados,relatos de amigos) dos locais que pretende conhecer. Sugiro desenhar um cronograma ( calendário), e distribuir os passeios por dia. Levando em consideração as atrações mais próximas. Tenha sempre em mãos um mapa da cidade.
Exemplo: As atrações em Buenos Aires se localizam em vários bairros, agrupe-os e otimize o seu tempo
Alimentação
Conheça a culinária local e se permita a descobrir novos sabores.  Este é o item que a maioria das pessoas esquecem de planejar. Outro dia ouvi um amigo dizer: “ na maioria das minhas viagens, como ruim ou vivo de macdonald”. Por que isso acontece? Simplismente , porque não se preocupa de pegar dicas de restaurantes, cafés,pizzarias do local. Aí  come o que estiver disponível na hora.
Dica: selecione restaurantes e locais de alimentação  que pretende conhecer e concilie com a atração que estiver visitante. Um guia prático e confiável de busca é a VEJA:
Acesse: vejabrasil.abril.com.br, e escolha a sua cidade.





Acesse também Check-list de viagem!


AGORA VÁ, E APROVEITE SUAS FÉRIAS!!!!!!!!




 

Deixe seu Comentário
  • Socorro Marques

    Adorei as dicas sobre planejamento. Vai me ajudar na próxima viagem! Parabéns!

  • Lucas

    Muito bom ! aqui vai ser o nosso guia de viagens. Parabéns !! me segue no twitter @lucasricardof