Relato de viagem: Cuzco e Machu Picchu | Peru

 23.10.09 CUZCO
A viagem de ônibus de Puno até Cusco foi tranquila. Nos hospedamos no Loki hostel, situado na calle Santa Ana a 3 quadras da Plaza São Francisco e Plaza das Armas. O staff foi muito gentil e atencioso, pois chegamos ás 5 hs e providenciaram logo o nosso quarto, podemos nos acomodar e tomar café da manha.  O hostel tinha um estilo meio medieval,construído com pedras, muito legal!!!
Resolvi dormir um pouco, pois na viagem não preguei um olho.  A programação prevista para tarde era almoçar e procurar uma agência para fecharmos a passagem de avião para Lima e os passeios em Cuzco. Contudo, acordei meio sem fome, e começou aquela chuvinha estraga prazer … Chove,pára,chove, para… Reencontrei os paulistas loukos que fizeram comigo o  Downhill  na Bolívia e foi aquela festa. Eu propus jogarmos poker para passar o tempo. Quando retornei com o jogo, ficaram CHOKADOS… “a mina é profissa, hein??” “achavam que ia jogar com feijaozinho  e tal”. Bem em La Paz eu comprei um jogo de poker por 30 bolivianos, era uma lata até meio pesadinha, mas por esse preço , não pude deixar passar.. .Super completo: toalha verde, cartas,fichas. O Loki virou um cassino!!!!
Plaza em cusco
  E o jogo rolou solto.. foi bem divertido.. Eu ganhei dos paulistinhas!!!!! Apostamos 10 bolivianos cada um, ganhei 40 !
A galera retornou, e já haviam comprado a passagem  para Lima por 95 doláres pela Taca. Saímos para almoçar e dei uma volta nas praças, que por sinal eram bastante bonitas.. climinha europeu!!!!!
Saímos a procura da agência Pumas Trek, decidimos por essa depois de vermos vários relatos positivos aqui no site. Porém não tivemos a mesma sorte!!!
Depois de muito negociar e chorar, arrematamos o seguinte:

1) City tour
2) Valle Sagrado
3) Trem Ollantatambo – Aguas calientes ( ida e volta)
4) Trecho de onibus/van Ollantatambo – cusco
5) Uma diária no hotel Adelas em aguas calientes
6) Ticket para machupicchu
7) Onibus ida e volta aguas calientes-machupicchu
8) Guia

Valor 155 dolares. Perfeito , ne?? Mas ai aconteceram as roubadas….

Voltamos para o hostel. Hoje era sexta-feira e teve banda ao vivo no Loki. Perfeito! Só que aconteceu um probleminha, me empolguei demais,  sai bebendo e misturando…. Quando encerrou a 1 da manha seguimos para Roots, baladinha show!!! E terminou de acabar minha vida.. hahhhahahhahahha…. bebi tudo nesse dia, o que eu não havia bebido durante toda a viagem ( Chile e Bolívia), bebi em Cusco… Chamei Jesus: “Jesus me salva”, Jesus me acode”. A sorte era que eu estava com os meus amigos, cuidaram de mim e me colocaram para dormir!!!!!

24.10.09    CUZCO


Acordei toda dolorida, não de ressaca ( dor de cabeça essas coisas). Mas com muita dor no corpo, parecia que um caminhão havia passado em cima de mim! O programa de hoje era realizar o city tour as 14hs, porém não tive estrutura. Precisava me recuperar, tomei café… e voltei para cama…

Leo, Ju,Jô e Rodrigo foram: conheceram as ruínas e acharam interessante, porém nada da empresa nos dá os tickets dos outros serviços… Disse que daria no dia do Valle Sagrado.

Acordei as cinco da tarde, tomei um banho e fui para internet. Encontrei com o Douglas que me fez companhia até a noite. Jogamos conversa fora.  Resolvi não sair hoje a noite, pois amanhã íamos para O Valle sagrado, ou seja, preparação para Machu Picchu!!!!

25.10.09 – CUZCO

O passeio estava marcado para 8:00 da manhã , pediram que fôssemos para a frente da agência ás 7:45. Chegamos um pouco mais cedo, pois queríamos resolver o lance dos tickets que não haviam dado.. E ninguém da agência aparecia.. Apareceram outras pessoas para o passeio e nada… Até que aparece alguém e desloca a gente para outra praça pra pegar o transfer.

Ao chegar na praça São Francisco, estavam várias vans  e ninguém se entendia.. tinhamos que perseguir a guia.. Entramos em uma, e começamos a encher o saco a procura os tickets, ninguém sabia da uma informação.. eu fui ficando PUTA da vida…depois de uma meia hora.. quando já iamos partir, entra uma moça da agência Pumas, e entrega pra o Leo um envelope com os tickets. abrimos  rápido para conferir e notamos que não tinha o ticket para machupichu, o hotel não era o ADELAS (o combinado)…e nao havia o trem de volta…. A moça somente disse: lá vocês pegam o resto.. e saiu correndo…   Nesse mesmo grupo, estavam  uns 09 argentinos, que haviam comprado a mesma coisa pela agência, e o deles, estava completo e perfeito.. Respirei fundo… e aguardei chegar em águas calientes para resolver isto!!

Depois de 30 minutos de viagem, a suspensão do carro quebra e retornamos para trocar de veículo. Inicia tudo novamente. Paramos em um cidadizinha antes de Pisac , onde havia uma feira, que de acordo com o guia era mais em conta… Depois alguns miradores, não paramos na feira de Pisac, no qual eu fiquei chateada e acho que várias pessoas, pois ele fez a pergunta tão rápida: Querem parar na feira ou ir direto para as ruínas??? Todos optaram para as ruínas, mas pensei que na volta voltaríamos a feira. Pois era domingo, e eu sabia que era um ótimo dia.. Porém não voltamos..


Almoçamos em Urubamba no Restaurante Casa Grande, tipo Buffet com direito a sobremesa. Seguimos para Ollantaytambo, que na minha opinião foi o melhor lugar.. o mais bonito. As ruínas, aquela escadaria imensa.. tudo perfeito. O guia explicou passo a passo e havia um livro com fotos explicativas…

Aqui se encerrava o passeio do Valle sagrado para gente as 17hs, pois íamos para Águas calientes. O resto do grupo da van seguiu para Quinchero e depois cusco. O trem para Águas Calientes partia ás 18:50, aproveitamos para tomar um café e perambular pela feira de artesanato ( mais compras).

O trem saiu pontualmente, um luxo!!! Ao chegar em Aguas calientes o guia Jorge nos esperava, mas não sabia nada do ticket do  trem de volta..!! Mas deu os tickets de machuppichu.. Menos mal..e nos guiou até o hotel.

O hotel era um terror, e não era o Adelas.. Fizemos uma confusão.. Os quartos eram mofados.. ambiente meio sujo.. tentamos ligar para agencia e nada… Queríamos mudar de hotel.. Os meninos foram  até o adelas, tentar falar com o dono.. mas ele disse que não tinha nada a ver… Ao chegar no Adelas, outro terror.


Dica: Não acreditem nas fotos que mostram na agencia, de um hotel bem bonitinho e com piscina.. ele fica na beira da linha do trem… escuro.. e parece uma casa de hóspede.. Os meninos voltaram e deram essa notícia… A gerente do hotel em que estávamos ficou com pena e nos transferiu para outra filial. Essa era um pouco melhor… Já ia dá meia noite e estávamos mortos…. Aceitamos… :x

26.10.09 – Machu Picchu

 O Jorge ( o guia), nos orientou pegar o primeiro ônibus para machu pichu, para sermos os primeiros a chegar no sítio arqueológico , e assim conseguir  o ingresso a Wyana Pichu ( pois são limitados). O primeiro ônibus saía as 5:30 da manhã, e teriamos que chegar beeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais cedo na parada, pois uma fila enorme se formava.

Acordamos às 3;30 da manhã, estava chovendo  e a preguiça batendo.. resolvemos adiar mais um pouco, aí às 4:30 descemos em direção  a parada de ônibus. Deixamos nossas coisas no hostel e levamos apenas uma pequena mochila com água ,biscoitos e chocolates…

Impressionante: 30 pessoas  já estavam na fila, sentamos e aguardamos até 5;30 quando apareceram vários ônibus… Enquanto isso, tiramos um cochilo.. comemos algo ( era o nosso café da manha).

Chegamos no sítio, que abria as seis da manha, registramos nossa entrada e pegamos o ingresso para Wyana Picchu. A entrada  para wyana Picchu é permitida até as 11 da manhã. Como o nosso guia chegaria apenas as 7:30, fomos dá uma volta… Não deu para ver muita coisa, pois estava chovendo e tava tudo nublado.. Fiquei desesperada… eu não via nada.. Nos abrigamos em uma cabana, e iniciamos a DANÇA DO SOL…hhahahahhaha.. a rezar.. fazer figa… desenhar o sol no chão…. e NADA!!!!!

Jorge chegou no horário previsto e seguimos com ele durante todo o trajeto. Explicou cada parte do sítio. A caminhada foi interessante. A vantagem de chegar cedo, é o movimento que é pequeno e facilita as paradas para as fotos. Esse tour terminou por volta das 10:30 na entrada para Wyana Picchu, quem quisesse poderia se aventurar, ou entao ficar andando por machu Picchu e depois pegar o ônibus de volta..

MACHU PICCHU
Para variar, quem se arriscou foi Leo,Jô ,Rodrigo e Ju… Agora, eu, fiquei admirando o local,tirando algumas fotos e comecei a retornar para águas calientes.. realmente eu não teria estrutura para subir aquilo…. Talvez se fosse o começo da minha viagem, com certeza eu conseguiria.. mas já no final.. e cheia de hematomas e cicatrizes dos lugares anteriores.. ehhehehhe.. Não tive Gás!!!

Ao chegar em águas calientes, fui atrás do nosso ticket do trem… aqui sim, começou uma jornada! No restaurante previsto paraa pegá-los, não havia chegado. Fiquei uma hora esperando e nada.. Liguei para agencia e eles já sabiam do problema e disseram que ia resolver… que voltasse as 15:00hs..

Sai para almoçar, e retornei ao hostel… Por volta de 14:00 os meninos chegaram,.. Ligamos mais algumas vezes para agência O STRESS foi aumentando…. resumindo, depois de mil stress , raivas e tal.. pegamos o tickets, e todo mundo ficou separado, vagões diferentes ( para provar que eles não haviam comprado antes).
O horario era as  18 horas… A orientação era., desçam em Ollantaytambo que haverá um transfer da JULY´s, esperando por vocês.


Eu e a Jô, viemos em um vagão, Leo noutro e Rodrigo e Jussara noutro.. Ao chegar em Ollantatambo, o ferromoço ( pessoa que trabalha no trem, como a aeromoça) não deixou ninguém do nosso vagão descer.. Entrei em desespero porque vi pela janela, o Rodrigo e a Jussara… Eu fiquei gritando: Ali estão meus amigos.. preciso descer..
Mas ele foi firme em dizer que não, os transfer´s eram na próxima parada, e que todos que haviam descido iriam subir de novo.. Me acalmei um pouquinho.. e quando o trem estava partindo…. Eu vi o Leo, pela janela.. Entrei em desespero de novo… e O Leo gritando: desce, desce, é aqui… Não havia mais jeito…..


Conclusão: O final foi na próxima parada, todos desceram e estavam milhões de transfer´s.. fomos atras do nosso, eu e Jô, e encontramos a JuLY´s, explicamos que os outros 3 brasileiros ficaram em Ollantaytambo e que o Leo estavam com os nossos ticket.. Quase que o cara não deixava a gente embarcar… Mas deu tudo certo… Chegamos em Cusco as 22:00 e quase 23:00 chegam meus outros 3 amigos.. vieram em um transporte alternativo, putos da vida.. pq é claro em Ollantaytambo não havia ninguém esperando por eles!!!!


No outro dia pegamos um vôo pela Taca ao 12:00hs com destino a Lima, custou R$ 100 reais
Deixe seu Comentário
  • Léo Ramalho

    Muito bom Erikita!!!…. Dou risada toda vez que lembro da sua cara de desespero dentro do trem!!… A cena ta na minha memoria como um filme!! Muito boa essa trip!! Saudades!

    Bjs

    Léo

  • Livia

    Oi Érika em que lugar de la paz comprasse esse jogo de poquer? rsrsr
    obrigada!!!

    • http://www.outrosares.com/ Érika Marques

      Hiiii Faz tanto tempo Lívia.. mas foi no centro!