Santiago e São Pedro do Atacama
Pelo segundo ano consecutivo, planejo e organizo uma viagem baseado no abençoado site Mochileiros.com. Optei por este roteiro, após retornar do 1º mochilão ( Argentina e Chile) em outubro de 2008. Viajar pela América do sul é interessante por diversos motivos: língua, baixo custo e paisagens de tirar o fôlego.

PERíODO DA VIAGEM: OUTUBRO DE 2009

Minha primeira ação foi entrar em contato com a galera que havia viajado comigo ( alías, foram todos do mochileiros e de várias partes do Brasil), a maioria não poderia ir por motivos pessoais, Cris e Douglas optaram por Venezuela e Colômbia , contudo a que topou na hora sem pestanejar foi Jussara ( Sampa). A “JU”, como é chamada pelos amigos mais íntimos ( tipo eu, rsrsr), conheci na última viagem, e viramos grandes amigas, não existe distância entre a gente!!!!
Mas uma vez coloquei um post por volta de março de 2009, e outra pessoas foram surgindo… algumas desistiram, outras apareceram em cima da hora…. Por volta de maio de 2009 encontrei o post do Leo Ramalho, aí a nossa trip ficou completa. Conseguimos formar uma turma legal: Ju, Leo, Vivi e Douglas ( Sampa), Letícia, Paulinha, Fabiane ,Débora, Beto ( Minas), Rodrigo e Rafael (Rio de Janeiro), Kátia  ,Jânio, Jô ( Brasília). Algumas dessas pessoas viajaram comigo durante todo o trajeto, outras, nos encontramos no meio do caminho…. Sem contar a participação especial dos amigos mochileiros MILENA E MARCÃO, que contribuíram bastante e tiraram bastante dúvidas… A Mi, tinha duvidas da nossa organização e suspeitava que poderia da confusão ( no bom sentido é claro)…. Mi, deu tudo certo, foi super divertido e ganhei amigos para vida inteira…..
Bem, tenho a mania de escrever muito, quem me conhece, sabe que falo pelos cotovelos.. rsrsrs… Assim tenham paciência!!!!

MALA X MOCHILA

Tenho uma mochila 60L da curtlo, e fiquei na maior dúvida, levo mochila ou malinha de rodinha, fiz uma pesquisa no site, e quase por unanimidade a melhor opção  é  a mochila, mas ninguém me falou que era impossível!!! Como minhas coisas não couberam na mochila, teria que levar bolsas auxiliares, optei por mala média. PÉSSIMA ESCOLHA!!!!

Dica:  Se você for fazer uma viagem  parecida com esse roteiro, onde engloba, desertos, neve, chuva, ônibus,barco,trem, 4×4. DESISTAM, DA MALA!!!! Ela não dura nem metade da viagem.. hahahahahahhahaha.

A minha mala começou a se desmontar, ( quebrar as rodinhas), quando eu estava no Atacama, por conta das ruas cheias de areia e pedras.. e finalizou no deserto.. de tanto jogar mala e tirar do carro.. quebraram-se as duas alças… Minha salvação até chegar em La Paz, foi o Leo e o Rodrigo, carregando abraçado minha mala.. hehehhehehhe ( Vocês são uns amores). Ao chegar em La Paz comprei uma mochila de 85l, coube tudo, porém ficou tão pesada, que precisei novamente de ajuda… E o meu anjo da guarda foi o Rodrigo!!!! Aqui abro um “parentese”, para falar do Rodrigo… Esse carioca genial, apareceu 10 dias antes do inicio da trip. Ia tirar férias, mas estava sem rumo.. Acessou o site e entrou em contato comigo… No início achei estranho ( Pow, Rô.. voce não sabia de nada, sem noção total.. kkkkkkk), quase que eu dava o roteiro errado. Contudo depois de algumas conversas no MSN, enviei o roteiro certo e ajudei em tempo recorde a organizar a viagem!!! Conclusão: O Rô, foi a melhor aquisição da viagem ( segundo a opinião da Ju, e a minha também é claro, rsrs): Companheiro, amigo, nunca nos deixava na mão, nos dava força nos momentos mais difícies. Sem você eu não conseguiria concluir esta viagem.. ( A começar a carregar minha mochila…kkkkkkk)Te adoro , lindo!!!!

Eu sofrendo…..rsrsrsr

Minha amiga esperta!!!!!


10.10.09 – SANTIAGO

Saí de fortaleza em um voô da TAM as 2:30, com conexão em Guarulhos. No trecho SP_SANTIAGO, encontrei Kátia e Jãnio no vôo, então já foi aquela festa ( e não havíamos combinado,pura coincidência). O avião era bastante confortável, poltronas espaçosas e vi o filme SE BEBER, NÃO CASE, Powwwwwwwwwwww o filme é bom para caramba, dei tanta risada, que vieram falar comigo, para saber o que estava acontecendo.. rsrsrs
Chegamos as 11:30, e pegamos um transfer em uma Van que nos cobrou 5000 pesos por pessoa.
Fiquei hospedada no Hostel Forestal, localizado no bairro boêmio Bellavista, próximo a estação de metro Baquedano. Ótima Localização!!!!! O hostel é super organizado, limpo com camas macias, locker nos quartos. Dois ambientes de convivência: térrreo, uma bilhar, som, mesinhas.. esse é próximo a cozinha e onde a galera se concentra. Na parte superior tem 03 computadores com acesso a internet, e uma sala ampla de TV com sofás e grandes almofadas..
Após o check-in, fui constatar se o Beto e o Rodrigo, estavam, contudo haviam saído para o passeio da vinícola Concha e Toro.  Assim fui para o Mercado Municipal , me encontrar com Kátia e Jânio, almoçamos no restaurante Don Augusto. Depois realizamos uma grande caminhada, e conhecemos a Plaza das armas, La moneda, Catedral e o Cerro de Santa Lucia ( Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo).
Voltei para o Hostel para aguardar a chegada da Ju e Jo, enquanto isso encontrei Beto e Rodrigo e conheci outros brasileiros, 02 meninas de Sampa e 3 de londrina…Nesse dia houve a classificação do Chile para Copa do Mundo. Geeeeeeeeeeeeeeente, a cidade estava toda enfeitada, pessoas na rua. As cores vermelhas ,azul branco predominavam. Fomos ver a comemoração nas ruas.. Muito bonito e divertido!!!! E o Grito: CHI CHI LÊ LE, VIVA EL CHILE!!! Depois que as meninas chegaram comemos, fomos para a balada. Antes comemos um cachorro quente com abacate. Tudo tem abacate no Chile e Peru.. rsrsrsr. Sem seguida , entramos no LA FERIA. Eu esperava mais do lugar. É pequeno mais aconchegante.. toca música eletrônica!!!




11.10.09 – SANTIAGO

O destino de hoje é Valle Nevado, consegui fechar um pacote no próprio hostel, pela Sky Total por 35.000. Nos pegaram por volta de 8:30, fomos a agencia para escolher os equipamentos. No pacote estava incluindo: equipamentos de Sky, roupa impermeável, transporte. Disseram que tudo estava incluindo. Pela manha, chegaram no hostel Leo, Letícia, Fabi,Debs e paulinha, e o nosso grupo ficou completo!!! Agora sim , iniciou a viagem.

O carro estaciona um pouquinho distante, e você tem que carregar o equipamente, que por sinal é muito pesado até lá… Me perdi do pessoal, e fiquei realmente perdida… Não sabia por onde começar.. se me jogava nas pistas, pegava teleférico… Não há uma pessoa que te oriente… E eu não sabia calçar o equipamento. Entrei em desespero… Depois de 40 minutos, encontrei o grupo  que estavam no “hotel”, em frente a uma pista ampla, mas não muito plano, que era usada geralmente por iniciantes..
Nunca havia eskiado antes, assim não utilizei as pistas. Fiquei somente nesse espaço para iniciantes. Senti muitas dificuldades, eu não conseguia ficar em pé, não sabia parar…. Na primeira tentativa me esborrachei na lata de lixo.. rsrsrs. Na segunda, saí gritando: SAIIIIII DA FRENTE….e passei por cima de um brasileiro. Quando me chamaram atenção, para eu tomar cuidado se eu não soubesse skiar, aquele espaço era prioridade para grupos que estavam com professores.
O passeio foi divertido, mas achei muito complicado e sem estrutura adequada para iniciantes. Algumas pessoas me falaram que é mais fácil aprender em bariloche.
Chegamos ao Hostel por volta de 18:00 horas, jantamos uma pizza na TelePizza, é uma rede de pizzaria delivery, de massa fina e você monta seus ingredientes na hora.. Gostosa , rápida e barata.. A noite juntou uma galera imensa e decidimos ir ao Pub Constitucion, localizado na Calle Constitucion, os rapazes de londrina foram na noite anteirior e elogiaram bastante, contudo ao chegarmos estava fechada… Era um domingo. Assim nos indicaram uma salsoteca no final da rua chamada: La mestra da Vida. Muito divertida.. Estava lotadaaaaaaaaaaaaaa…
Retornamos as 3:00 da manha, em cima da hora pra ir ao aeroporto.. próximo destino São Pedro do Atacama!!

A galera no hostel Florestal

Valle Nevado
12.10.09 SANTIAGO – SAO PEDRO DO ATACAMA

O Voo estava previsto para 5:50, não houve atrasos. Compramos a passagem em cima hora, ou seja uma semana antes, quando o Leo chegou em Santiago, por esse motivo, saiu no prejuízo de 200 dolares. Quando é somente um trecho usualmente sai mais caro. O transfer até o aeroporto de Santiago saiu por 2800 por pessoa, estavamso numa van com 8 . Contudo Leo e Rodrigo somente embarcariam as 8:00h
O Vôo foi tranqüilo e rápido, pegamos um transfer de calama para são Pedro do atacama por 9000 por pessoa e o trajeto foi de 1h30.
A reserva da Lê  estava para Hostel Inti Para, e a nossa no Hostel Cabur… Uuuuuuuuuuui… o que tem de nome tem de cabuloso!!!!! Detestamos, péssimo atendimento, má localização ( bem distante do burburinho), sujo, desarrumado e as camas não era confortáveis, e não tinha opção  de banheiro privativo  e ainda não estavam localizando nossa reserva… Enquando procuravam, decidimos dá um role e procurar outra coisa…. Fomos no Inti Para que para nossa sorte havia vaga.. pela internet não havia mais… Assim fechamos lá.. Ótimo, bao localização ( calle tocopilla), quartos limpos, camas confortáveis.. TV. O quarto para 4 saiu por 36.000 a diária, ou seja 9000 por pessoa. Voltamos para pegar nossas coisas no Cabur, e para nossa surpresa, a dona não gostou da nossa desistência e nos cobrou uma diária. Como estava cansada, não discuti e paguei… Deixamos um recado para Leo e Rô, falando da mudança de hostel…


O próximo passo foi comprar os passeios. Teríamos 03 dias para conhecer um pouco o atacama. Tendo em vista isso, tentei priorizar passeios diferentes do que eu poderia ver no Deserto de UYUNI, ( o próximo trajeto).
Após algumas cotações, optamos por fechar com o Hotel Corvatch, situado na calle tocopilla. Conseguimos descontos, e fechei os passeios para : Valle da luna e Marte, Ojos de Cerjas e lagunas, Lagunas altiplanicas.O valor total desse passeios foi 40000 pesos. Não fiz o El tatio, pois argumentam que eu iria ver no passeio do deserto, contudo me arrependo. Pois para quem faz esse passeio partindo de São Pedro, passa pelos Geisers no meio da manha, assim não o vê em execução, contudo quem vem no sentido contrário, no sentido são Pedro, acorda as 4 da manha e consegue vê o espetáculo.
Assim o passeio da Valle da Marte, ficou para este dia a partir das 16:00. . Observamoos o Pôr do sol, retornamos á SPA as 20 horas e jantamos no restaurante La Nossa Casa ( ambiente agradável, com menu do dia).


13.10.09 sAO PEDRO DO ATACAMA

Como passeio iniciava somente as 16 horas, conseguimos acordar um pouco mais tarde, dá uma volta na cidade( que não é tão grande, mas é bonitinha), na rua caracolles há concentração dos artesanatos, muitas opções. Almoçamos em um restaurante que esqueci o nome, mas fica na calle Tocopilla com calle Caracolles quase na esquina do lado direito. O ambiente é pequeno, mas serve umas massas maravilhosas!!!
O destino de Hoje é Lagunas e Ojos de Cerjas. A primeira parada foi em uma laguna onde a concentração de sal é altíssima, por esse motivo você não afunda, só bóia… contudo é hiper gelada.. e quase que eu não entro.. De repente quase todos os brasileiros se aventuraram e nos aquecemos depois dançamos o CREÙ em pleno Deserto… Que mico!!!!!
A seguir chegamos nos Ojos de cerjas, aqui tivemos a primeira oportunidade de fazer aquelas fotos divertida no deserto. Contudo , alguém teve a belíssima idéia de fazer o filme do MONSTRO: Formamos um fila indiana, corríamos e gritávamos…. socoorrro…… e no final o monstro aparecia perseguindo a gente. Acontece que eu era a segunda, e tropecei.. me esborrachei no chão desértico… Feri braços, pernas e barriga. A minha sorte é que o nosso guia tinha um Kit de primeiros socorros no qual eu fui bem tratada!!!
Observamos o por do sol ( um dos mais bonitos), e foi servido SNACKS ( pisco sour, café, chá, salgadinhos). A noite fomos a uma pizzaria chamada Milagro, situada na calle caracolles com calle Tocopilla. Ótima pizza e ambiente agradável.
lAGUNA – O teor de sal é tao grande, que não afundamos!
A noite durante a semana, encerra 1 da manhã. se desobedecer quem paga a muita é o cliente, assim soubemos de uma festa em propriedade particular que estava rolando próximo ao cemitério. MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAA, fogueira, e tocou de tudo.. Ou seja, é só perguntar para os chilenos se vai rolar festinha… que eles informam.. não paga nada para entrar..
O pôr- do- sol

Ojos de caburga
Snacks no final do passeio
Olha, o meu estado – 1ª queda durante a viagem
14.10.09 São Pedro do Atacama

O destino foi Lagunas altiplanicas, este durou o dia todo e tivemos direito a desayno e almoço. Tivemos a oportunidade de ver os flamingos, e várias lagunas belíssimas. Ao retornar para são Pedro, fomos fazer o pequeno “mercantil” para levarmos par ao deserto de uyuni. Compramos 5litros de água para cada um, papel higiênico, lenços umedecidos, biscoitos,salgados,cerea e chocolates. Fechamos o passeio com a Cordilera travel, saiu por 135 dolares. Este valor caro se deve  a hospedagem no hotel de sal, a diária nesse hotel para duas pessoas custa 60 dolares. Mas vale a pena. Tudo que foi prometido foi oferecido. Tivemos refeições maravilhosas, os locais para dormir confortáveis. Superou nossas expectativas.
A noite ao retornar do passeio, jantamos no hostel e comemoramos o aniversario do Leo e da Vivi a base de pisco e empanadas!! Realizamos um vídeo de agradecimento ao site mochileiros, em breve deve está no you tube.. hehehehehheh
Nascer do sol
Aqui nos despedimos das mineiras: Le, paulinha,Debs e Fabi o voo para Buenos aires era de madrugada…
Flamincos

Deixe seu Comentário
  • atilaximenes@gmail.com

    Belo Relato. E as fotos então!

  • Erika Marques

    Oiee atila, estou seguindo o seu exemplo… qualquer duvida para o seu próximo mochilão posso ajudar!

  • Anonymous

    Mochilão com viagem de avião, hehehehehe… não é bem mochilão…

    Mas, parabéns pela viagem e obrigado pelas informações!

    Adriano

  • Erika Marques

    Olá Adriano!
    Seja Bem vindo!

    Mochilar para mim é viajar de maneira independente, viver outras experiencias, decidir quando parar ou seguir em frente, vivenciar a cultura local e fazer novas e muitas amizades! Não significa ter que andar de onibus, a pe, comer e dormir mal!!!

    Fico feliz por ter ajudado voce com algumas dicas!

    Obrigada!

  • Jussara Soares

    Quero ver ir mochilar na Europa sem pegar avião…hahahaha

  • mylla

    Adoreei o teu roteiro e gostaria de saber se tu tem o orçamento, ou pelo meenos média de quanto gastou.. se puder mandar pelo meu email. agradeço!
    mylla_scout@hotmail.com

    abraços, mylla