Um paraíso chamado Fortim

Localizada à margem do maior rio periódico do mundo, o Jaguaribe, Fortim é um dos melhores roteiros para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. O rio Jaguaribe possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, que dão um toque especial à natureza local.
É na Barra do Fortim que estão localizadas casas de veraneio cinematográficas – belíssimas mansões, com piers, decks, piscinas e até elevadores de lancha.A região, que vive praticamente da pesca e um pouco do turismo, também é conhecida pela culinária local, especializada em camarão, peixes, sururu e outras delícias do mar.

Com apenas 13,3 mil habitantes,situado no litoral leste cearence há 116 km de Fortaleza, sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 11.928, de 27 de Março de 1992. Fortim possui como atrativos naturais a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra, situada na barra do Rio Jaguaribe, que reserva espaço para um ancoradouro de jangadas. Última praia antes da cidade de Aracati. Na verdade Fortim é uma cidade à beira do rio Jaguaribe e não tem praia. A praia chama-se Pontal do Maceió, e fica uns 7 quilômetros à frente. À direita do Pontal de Maceió fica o Canto da Barra.

A paisagem é dividida entre as brancas falésias e as embarcações do porto pesqueiro. A Praia da Barraduna, com as ilhas fluviais Grande e da Caldeira, é outra beleza natural da região.


Pontal de Maceió
 Pontal de Maceió, uma autêntica vila de pescadores, manteve o seu charme longe do desenvolvimento imobiliário e turistico. Sua linda praia vive ao ritmo das idas e vindas das jangadas trazendo peixes e lagostas do alto mar. Na maré baixa, em direção à foz do rio Jaguaribe, passeie na praia e descubra as cavernas naturais. Por outro lado, na direção de Parajuru, passando a vila, um lindo caminho levará você para a pequena Praia das Agulhas.Pontal de Maceió tem uma pequena infra-estrutura turística que conta com algums bares na bonita praça central, um  Hotel Vila Selvagem ( roteiro de charme)

 à beira-mar e barracas de praia que servem deliciosos pratos de peixe, frutos do mar e comidas típicas.

Pontal de Maceio

Canto da Barra Um paraíso ainda desconhecido por muitos cearenses e pela maioria dos turistas que visitam o Ceará. O Canto da Barra fica a uns 1.500 metros da desembocadura do Rio Jaguaribe, na região do Fortim.

Passeio pelo Rio Jaguaribe

Para chegar, após passar Fortim continue uns5 kme a sua direita vai sair uma estrada asfaltada. Pegue essa estrada e continue até o fim, onde há um observatório turístico, composto por três barracas com telhado de palha de carnaúba meio destruído.
A vista é fantástica. Retrocedendo uns20 metrostêm uma rua sem asfalto que desce até o rio. Desça. Ao chegar á beira do rio estacione seu carro -se tiver lugar- à sombra, embaixo do “estacionamento” ali construído. Você estáem pleno Cantoda Barra.


DICAS:

Conheça o parque ecológico do Fortim: o local possui piscinas de água doce e salgadas, toboáguas, passeios de barco pelas ilhas do rio Jaguaribe e restaurantes.
» Confira a Pedra do Chapéu, que entra rio adentro, formando um banco de areia que proporciona um banho de água doce.
» Visite, na praia do Fortim, um porto pesqueiro com áreas para banho à margem do rio. O local está localizado num platô de falésias brancas.
» Se puder, alugue um jet ski ou um lancha antes de ir ao Fortim, pois o rio Jaguaribe proporciona uma das melhores diversões aquáticas da região.
» Caso não tenha acesso a esses equipamentos, no local há vários barcos pesqueiros (antigos lagosteiros) disponíveis para aluguel.
» Antes do passeio, prove a isca de peixe e a ostra na pousada e restaurante Kina Fresca, acompanhada da cerveja sempre gelada.
» No passeio pode-se avistar a Pedra do Chapéu, a Barra do Fortim com suas mansões, a foz do rio, o canal do amor, conhecer um autêntico mangue e, com sorte, avistar carangueijos na margem do rio. Mergulhe nas águas límpidas do rio que nesse ponto são salgadas devido à proximidade do mar.
» Faça um passeio pelas ilhas fluviais Grande e Caldeira.
» Saboreie um delicioso almoço no restaurante O Raimundinho (88 – 9964.1090), na Ilha do Pinto, logo depois do vilarejo do Fortim. O restaurante fica na beira do rio e há acesso tanto de carro como de barco. A dica é a galinha caipira e a peixada.
» Toda a região – tanto o rio como o mar, é propícia para a pesca.

Deixe seu Comentário
  • Anonymous

    Paraíso?! AIHEIUAEHIUHEIUHEIAUH

    Sinceramente amigo, você não poderia estar mais enganado…

    Vão para Jericoacoara, Canoa Quebrada, até Icapuí é melhor do que aquele fim de mundo chamado Fortim que é onde o "Seu Joca" manda e desmanda na vida de todos.

    Uma merda de lugar, graças às empresas de frutos do mar.

    • RC

      Você não sabe oque fala.. Se você acha isso nunca chegue nem perto de Fortim.

  • Erika Marques

    Nem só de Jericoacoara,Morro Branco e Canoa Quebrada vive o ceará… Cada um tem sua opinião! Vivemos na democracia… Agora dizer que Fortim não é bonito? :)

    Encontro do Rio Jaguaribe com o mar, em passeio de barco… Curtir a pontal de maceio…

  • Ailane Ferreira

    Gostaria de dizer que algumas destas informações estão dezatualizadas. Fortim foi emancipado de Aracati ha 17 anos. Pontal de Maceió não é uma cidade, é distrito de Fortim e hoje ha sim local pra se hospedar…Resumindo…Fortim é sim um paraíso…E quem quiser saber mais da cidade é só acessar: http://www.foertim.ce.gov.br

  • Erika Marques

    Ailane,

    As informações foram atualizadas agora. Obrigada pela dica! E o site da cidade é http://www.fortim.ce.gov.br

  • Pedro Hicherd

    Verdadeiro paraíso, pena que não são todos os que valorizam. Falta o que… exploração, dinheiro, centenas de pousadas soltando esgoto no rio… Haa fala sério, pra ser um grande destino turístico não é só ter gringo investindo, acredito que melhor do que isso, são as belezas naturais intocadas e bem preservadas, mas claro, com um pouco de divulgação, planejamento turístico e investimento do governo municipal. Fala sério, entrar num blog onde já tem informações compiladas, e ainda falar este tipo de besteira, só pode ser mesmo um otário. Amigo bloggeiro, por favor, não aceite este tipo de comentário, aceite coisas interessantes e inteligêntes.

    Abraço!

  • Erika Marques

    Pedro,
    O parabenizo por suas grandes palavras! Concordo plenamente com voce em relação "as fabricações de grandes destinos turísticos", os brasileiros podem investir, basta apenas apreciar o que possuímos!
    Agradeço seus comentários, me fizeram refletir! Terei outro olhar para os futuros comentários!

    Um Abraço!

  • Anonymous

    esse trouxa não deve conhecer fortim, pois ele deve gostar de gringo nas praias aonde ele citou.tomara que uma besta desta nunca entre em fortim senão vai poluir o ar. estive neste ultimo mes de maio e sem comentários só mesmo quem ve com os olhos pode dar sua opinião.
    lindo de morrer e no futuro se der certo irei morar neste pequeno paraiso.
    marcelo oliveira-capital-sp

  • Anonymous

    Fortim é simplesmente Liiiiiiiiinndoooooo!!!!!!!
    Quem diz que não, é pq não conhece!