Pensou em viajar para o exterior? Então, deixe a ansiedade de lado e mãos a obra. A alegria que costuma anteceder as viagens turísticas internacionais ,na maioria das vezes acabam fazendo com que as pessoas se esqueçam de tomar providências internacionais necessárias para garantir sua segurança e tranqüilidade durante a viagem.
DOCUMENTAÇÃO/IDENTIFICAÇÃO
O passaporte é o requisito básico para o viajante sair do país, pois identifica sua nacionalidade e assegura reconhecimento legal em qualquer lugar do mundo.
Se você já tem seu passaporte, verifique a validade, pois alguns países como Cuba ou Reino Unido só concedem a entrada no país , se faltar mais de 6 meses para expirar o passaporte.
Caso este não seja o seu caso, requisite o seu passaporte preenchendo o formulário no Site da Polícia Federal  e pagar uma taxa de R$ 156,00 reais. Sua entrevista será agendada, e no dia leve todos os documentos exigidos. O passaporte fica pronto , em média, depois de 6 dias úteis e tem validade de 05 anos.

Vale lembrar que alguns países da América do Sul como Argentina, Chile, Paraguai e uruguai não exigem passaporte dos brasileiros, basta a´presentar RG atualizado com expedição inferior á 10 anos.


Documentação na viagem  

  1. Tirar cópias coloridas do passaporte (página com foto, página com visto e páginas com carimbos), passagens aéreas, passagens de trem, apólice do seguro de saúde, cartões de crédito, cartões VTM e carteira de motorista;
  2. Colocar todas essas cópias em um servidor online, como uma conta de email ou compartilhador de arquivos;
  3. Imprimir todos os comprovantes de reserva de veículo, hospedagem, passeios e excursões;
  4. Reunir em uma pasta todos os documentos mencionados acima e adicionar também os roteiros de viagem e os comprovantes de depósito nos cartões VTM;
  5. Garantia extra: faça uma cópia da página da foto do passaporte e imprima no tamanho de um cartão, plastifique e carregue-a na carteira

VISTO

Ou autorização de entrada no país é outro fator importante. Os vistos mais comuns concedidos pelo mundo são:

1) Transito : que permite que o passageiro transite em determinado país entre a origem e o destino
2) Turismo: quando o objetivo da viagem é o lazer
3) Negócios: para quem for trabalhar no exterior
4)Estudante: para quem for estudar fora.

Alemanha, Espanha e a maioria dos países europeus dispensam visto para turistas, fixando no periodo de no máximo 3 meses de permanencia no país. Porém Estados Unidos, Australia e canadá  é obrigatório ter visto. Acesse a lista completa de restrições no endereço: http://www.portalconsular.mre.gov/antes/tab_vistos.doc/view

Para conseguir o visto para os EUA, acesse o site: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR  , e faça o agendamento da entrevista mediante o pagamento de R$ 38,00 é possivel visualizar os locais e data das entrevistas : recife,Rio de Janeiro,Sao Paulo e Brasilia. A taxa para conseguir o visto é de $ 140 dolares.

Paises que precisam de visto: Austrália,Canadá,China,Estados Unidos, França,Japão
Dispensa de visto por 90 dias: africa do Sul, Alemanha, Chile,Espanha,Gra-betanha,Italia,Nova Zelandia, Portugal , Vaticano.

Caso o país que voce procure não estiver listado acima, por favor verificar lista competa no site da Policia Federal.

ATENÇÃO
Dicas importantes para não ser deportado e facilitar a aquisição do visto são: ter em mãos vouchers de hotel, dinheiro vivo( uma média de 60 euros por dia, no caso de países europeus), passagem de volta e cartão de crédito ineternacional. Tudo para  comprovar a capacidade financeira de manter no país de destino e a intenção de deixa-lo um dia.

SEGURO-SAÚDE

É necessário contratar um seguro-saude. Em alguns países da Europa que fazem o tratado de schegen ( Alemanha, Austria, Belgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, frança, grécia, Itália, Islãndia, Luxemburgo, Noruega, países baixos, Portugal e Suécia ) exigem uma apólice com cobertura mínima de 30 mim euros para permitir a entrada no país.


Se voce tem dúvidas de qual seguro saúde contratar, entre no site : http://www.seguroviagem.srv.br/index.html , e faça a  comparação entre as principais empresas.

PASSAGEM AÉREA E ACOMODAÇÃO

Se voce prefere organizar a sua viagem é melhor comprar a passagem aérea com um mínimo de antecedencia. se o lance for economizar, vale pesquisar valores nas companhias Low cost, que eliminam todos os custos possíveis para oferecer tarifas mais baixas. alguns sites conseguem rastrear bilhetes em conta como o Skyscanner ( http://www.skyscanner.com.br/) , e o Opodo ( http://www.opodo.com/ ) Se voce estiver na europa e quiser viajar  entre os paises pode buscar bilhetes nos endereços: Fly cheapo ( http://www.flycheapo.com/) e attitude Travel ( http://www.attitudetravel.com/ ).

Para as reservas de hotel, se privacidade e comodidade não estiverem entre susas prioridades, considere se hospedar em hostel e pensões bed&breakfast, procure no Hostelworld : http://www.hostelword.com/
Se optar por ficar em hóteis : http://www.expedia.com/


O QUE FAZER NA SEMANA DO EMBARQUE:

  1. Ligue para os cartões de crédito e diga que eles poderão ser usados no exterior durante o período de sua viagem;
  2. Ligue para a operadora celular e desbloqueie o roaming internacional;
  3. Autorizar o débito automático das contas que vencem durante o período de viagem;
  4. Alertar as pessoas mais próximas que você estará viajando durante determinado período e também os contatos profissionais (uma mensagem automática no email profissional também pode ser válido);
  5. Preparar as etiquetas de bagagem com todos os destinos a serem visitados

NÃO ESQUEÇA:

1) Informe-se sobre os costumes, as leis dos países que pretende visitar
2) Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje apra o exterior com o dinheiro contado.
3) Verifique a legislação do país quanto alugéis de carro, celualres e outrars necessidades. Se voce pretende dirigir no exterior, vá ao detran para solicitar sua carteira Internacional de habilitação.
4) Providencia o endereço do consulado brasileiro de cada país que pretende visitar
5) faça exames médicos e compre todos os remédio necessários. Lembre-se de levar a caixinah do remédio e a receita.
6) Faça uma procuração em nome de um familair que vai ficar no brasil, para o caso de voce ter algum problema durante a viagem.Leia também o post que fiz para o Blog Diário de Mochileiro sobre Documentos e informações importantes para viagem pela américa do sul.

Deixe seu Comentário
  • Pedro Roberto Gitirana de Araujo Guerra

    Olá Erika,

    Puxa, muito legal você também ter um blog sobre viagem e turismo.

    Vou inclui-lo na lista de blogs recomendados do meu, assim, espero que os viajantes também possam conhecer o seu trabalho.

    Um abraço,