Escolha a melhor rota para chegar a Gramado-Canela

Viajamos para as Serras Gaúchas no feriado 15 de novembro para aproveitar e conhecer o Natal Luz. O preço super acessível , proporcionou a ida da minha família ( eu,André,Raí e minha mãe) e mais um casal de amigos ( Vânia e Magno) com os filhos Isadora e Enzo e a dona Edna.Compramos pela Tamviagens na promoção   Não tem preço mastercard, compra 01 e viaje 2, onde 3 noites e 4 dias saíram por 1500 o casal com hospedagem e passagem aérea.
Desembarcamos no aeroporto Internacional de Porto alegre as 12:30hs da tarde, havíamos feito uma reserva de carro  com a Localpha. É aconselhável fazer a reserva antes, pois conseguimos melhores preços, tendo em vista um feriado não queria  correr o risco de não ter carro disponível.
Carro alugado, mapas em mãos, todos acomodados, Qual a melhor  rota para chegar até Gramado?
A principal via de acesso da Serra Gaúcha é a BR-116, estrada que corta o Rio Grande do Sul.. As dificuldades do intenso tráfego e o perigo constante oferecido pelo seu sinuoso traçado, são devidamente compensados por um visual deslumbrante de vales, matas, rios e cascatas, portanto, relaxe, alivie a pressão no acelerador e curta este passeio ímpar que a BR-116 proporciona.

A BR-116 é o ponto de partida de Porto Alegre a Caxias do Sul, principal cidade da Serra Gaúcha, e compondo com Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi, importante pólo metal-mecânico, moveleiro e vinícola. A meio caminho de Porto Alegre a Caxias do Sul, encontra-se a cidade de Nova Petrópolis, portão de entrada da Região das Hortênsias. Com seus prédios de estilo bávaro, esta cidade de forte influência da cultura alemã, destaca-se pela qualidade de seus couros e malhas. Deixando Nova Petrópolis e cortando uma série de pequenas comunidades (onde os costumes dos imigrantes são mais explícitos ainda), a RS-235 leva aos encantos de Gramado, que juntamente com a cidade de Canela, forma o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e um dos mais importantes do Brasil. Com atrativos consagrados – Festival de Cinema, Chocofest, Natal Luz, Sonho de Natal, Festival de Publicidade e outros eventos importantes; estas duas cidades oferecem através de seus parques temáticos e naturais, opções de lazer para todos os segmentos turísticos. Amparadas em uma competente estrutura hoteleira e gastronômica, aliada a uma farta oferta de comércio de artesanato, malhas, couros, vinhos, chocolates e móveis, as ruas destas cidades transformam-se em shopping centers ao céu aberto, com turistas indo e vindo a espera da neve que acompanha o frio intenso do inverno gaúcho. Fonte: Sossego do Major

Gramado - RS fica a 115 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O trajeto leva aproximadamente 2 horas. O visitante tem três opções de caminhos:
Via Taquara – Porto Alegre/Gravataí/Taquara. O turista através da Free-Way (BR-101), no município de Gravataí (Distrito Industrial), pega a RS-020, que liga Porto Alegre a Taquara. a partir de Taquara deve-se pegar a RS-115 que passa pelas cidades de Igrejinha, pólo coureiro-calçadista, e Três Coroas, sede do principal templo Budista do América Latina e de um importante parque esportivo onde ocorrem importantes provas das competições de canoagem e rafting. A RS-115 é uma estrada modelo, com uma condição de tráfego excelente, que apresenta um trecho curto de serra entre Três Coroas e Gramado, onde deve-se diminuir a velocidade e aumentar o cuidado. Muitas agencias de turismo realizam esse trajeto, contudo não tem fácil sinalização do aeroporto até gramado.
Via Novo Hamburgo – Porto Alegre/Novo Hamburgo/Campo
Bom/Taquara/Gramado –
É a principal rota e a mais utilizada para o turista que faz o trajeto Porto Alegre/Gramado. Trafegando o tempo todo em pistas duplicadas o turista faz uma viagem segura e rápida de Porto Alegre a Novo Hamburgo. O cuidado deve ser redobrado em função de ser uma estrada de tráfego intenso com motoristas abusando da velocidade. Em Novo Hamburgo quando acaba a pista dupla da BR-116, toma-se a RS-239, que está sendo finalizada sua duplicação, para chegar-se a Taquara, de onde parte-se para Gramado (RS-115) ou São Francisco de Paula (RS-020). Atentar para os pardais ( lombadas eletrônicas) que existem na RS-239, próximos a Faculdade FEVALE e no trecho urbano de Sapiranga.

 

Via Nova Petrópolis. A BR-116 corta a Serra Gaúcha em sua maior e principal extensão. Passando por cidades pequenas, mas simpáticas, o motorista vai avançando a cada Km, um pouco da história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. Duplicada no trecho Porto Alegre/Novo Hamburgo, ela é bastante sinuosa  e movimentada a partir de Novo Hamburgo até a cidade de São Marcos. Apesar da falta de acostamento e das curvas perigosas, esta rodovia apresenta boas condições de tráfego entre Novo Hamburgo e Caxias do Sul, aonde o movimento não chega a ser intenso. É uma importante opção de acesso à Região das Hortênsias, via Nova Petrópolis.. Deve-se ter muito cuidado neste trecho, pois a partir de Caxias do Sul a BR-116 apresenta um tráfego muito intenso de caminhões em ambos os sentidos.As belas paisagens da rota até Nova Petrópolis – RS compensam o tráfego intenso da via. A partir de Nova Petrópolis – RS, porta de entrada da Região das Hortênsias pela RS-235, são apenas 35km até Gramado – RS.
Para chegar até gramado utilizei a rota via Nova Petrópolis, é bem mais bonita, há belas paisagens e se tiver tempo e disposição pára pra conhecer esta cidade alemã.Aumenta em 20 minutos em relação aos outros trajetos.
O retorno para Porto Alegre foi realizado via taquara/Novo Hamburgo, é duplicada e rápida, mas possui várias lombadas eletrônicas, paga-se 02 pedágios e o visual é bem comercial, não há tantas belezas naturais.
Caso você não prefira ir de carro , tem outras opções:
De ônibus : A passagem custa em média 28,00 reais pela Citral :  compre sua passagem antes
Transfer: Várias agências de turismo efetuam este serviço que normalmente custa 80,00 por pessoa se for reserva, ou então 50,00 reais se for encaixe ( não efetuar reserva, e na hora conferir se há vaga)

Deixe seu Comentário