Final de semana em Brasília – Dicas de Viagem

 Érika Marques

No inicio de novembro fiz uma visita rápida à Brasilia. Motivo: Casamento da  minha amiga Karen. Cheguei na sexta e retornei a Fortaleza no Domingo.Viajei com a Jussara e ficamos hospedada na casa da minha amigona Katiana, que por sinal  nos levou para um passeio rápido mas eficiente em Brasília. Eu já conhecia , mas a Ju nunca esteve por lá. Vou citar o nosso roteiro básico do fim de semana.


1º dia – Sexta – Feira :
 Chegada no aeroporto as 8:00hs da manhã. Tomamos Café da manhã na Padaria Pão Dourado, localizada no Sudoeste. Bem recomendada. Tapiocas deliciosas. Sugestão: carne de sol com queijo coalho. Em seguida fomos conhecer um pouco de Brasilia.
Vista da Torre de Tv
Torre de Televisão: Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura em aço. Aos 25 m funciona o Museu Nacional de Gemas; aos 75 m, o mirante de onde se tem uma ampla vista de Brasília. À sua frente encontra-se a escultura “Era espacial” de Alexandre Wakenwit. Diariamente funciona a tradicional Feira dos Artesanatos, das 9 às 19h.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Aparecida -Projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas. Na entrada, os quatro evangelistas: à direita, São João, a esquerda, São Mateus, São Lucas e São Marcos em bronze, medindo 3 m de altura, de Alfredo Cheschiatti. A entrada faz-se por uma área em declive de paredes negras tidas como zona de meditação. O interior é banhado por luz natural filtado pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti e lá vê-se a “Anunciação a Maria”, de Athos Bulcão, a “Via-Sacra”, de Di Cavalcanti, “Os Anjos”, de Alfredo Cheschiatti, a primeira réplica de “Pietá”, de Michelângelo, feita de mármore e resina doada por Paulo Xavier, abaixo do Altar, réplica do Santo Sudário.
- Esplanada dos Ministérios -Localizada no Eixo Monumental Leste, é um conjunto formado por 17 edifícios distribuídos harmoniosamente e com regularidade arquitetônica
- Congresso Nacional -Projetado por Oscar Niemayer é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Possui sistema de som que abrange todo o conjunto e possibilita o acompanhamento dos debates realizados nos plenários. Seu acesso é pela rampa do Congresso. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa e o Prodasen
- Palácio da JusticaSede do Ministério da Justiça destaca-se por sua fachada de lajes curvas entre arcos com cascatas artificiais.
-Palácio do Itamaraty - Projeto de Oscar Niemeyer é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente, sobre a água, está o “Meteoro” de mármore que representa os cinco continentes, obra de Bruno Giorgi. Possui jardins internos e salas com obras de arte.
- Palácio do Planalto – Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.
- Palácio da Alvorada – Localizado às margens do Lago Paranoá, é a residência oficial do Presidente da República. Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemayer inaugurado em 30/6/1958. Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente do Palácio existem duas esculturas: “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

Mangai
Almoço no mangai – Buffet variado de comida típica nordestina, com filiais em Natal e João Pessoa. Recomendadíssimo!




Esses pontos turísticos foram visitados em apenas 1 dia. Sugiro ver o pôr do sol na Torre de Tv, é bem interessante.

 

Um brinde aos Noivos: Karen e Luis Petrônio
2º dia: Sábado
O programa seria ir a Pirenópolis, visitar as cachoeiras e conhecer a famosa cidade em estilo colonial há 150 km de Brasilia, mas o tempo não ajudou. Esta época em Brasilia é muito chuvosa e atrapalhou nossos planos. Ficando em Brasilia, o jeito foi procurar fazer algo animado.


Peixe na rede
- Almoço no Peixe na rede ( Especialidade Tilápia)
Peixe ao molho de camarao, purê de banana e arroz com Brocólis



- Bar do calaf ( samba de mesa com inicio no final da tarde ) -O Bar do Calaf, está situado no Edifício Empire States, Setor Bancário Sul, Asa Sul, Brasília. No início, em 1990, era um bar, considerado o oásis do Setor Bancário Sul (SBS). Aos poucos, o espaço foi-se ampliando até tornar-se um restaurante de tradição. O sucesso do empreendimento é resultado do trabalho de Venceslau Calaf.
- Pois eh! ( Balada) ambiente com várias sinucas e espaço para dançar

3º dia : Domingo
Como acordamos tarde, fomos direto almoçar, mas sugiro ir conhecer o Parque da cidade, ambiente bem brasiliense e ótimo para fazer aquelas caminhadas. Ou então visitar o Zoológico de Brasilia,, há uma grande variedade de animais, é bem interessante.
- Almoço em uma churrascaria na Vila Planalto
Ponte Jk
- Visita a Ponte JK
Pontão
- Passeio no Pontão ( lago Paranoá )  e lanche no restaurante Mormai.

Brownie com sorvete Na Mormai

Acaí

- Retorno à Fortaleza as 21hs

Bem gente, essa foi uma passagem rápida. Brasília tem muito a oferecer.


Deixe seu Comentário
  • Silmara Colombo

    Há quem discorde, mas eu adorei Brasília.

  • Outros Ares

    Silmara, Eu gosto bastante.. É incrível como consigo me divertir e sempre conhecer alguma atração nova em Brasília…

    Bjs

    Érika Marques

  • Katiana Azevedo

    Amiga! Só agora que vi seu post daqui! Da próxima vez iremos a pirinópolis. Garanto!! hahaha. Beijos.

  • jrcaimi

    show! aproveitar essas dicas.

    Abs

    Jr Caimi

  • Anonymous

    Adoro BSB! Cidade limpa, moderna, com varias opçoes de laser! Ainda vou morar lá, rsrs