Use o SUS no exterior

Os viajantes brasileiros contribuintes do INSS ( Instituto Nacional de Seguridade Social) podem receber assistência médica em 8 países. Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde garantem o serviço médico-hospitalar extensivo à família do segurado. O Atendimento é feito no sistema público de saúde. Brasileiros residentes em um desses países também podem utilizar esses serviços.

Antes de viajar, você precisa tirar o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária. O documento pode ser solicitado nas representações estaduais do Departamento Nacional de Auditoria do SUS ( Serviço Único de Saúde). Para requerer o documento, você precisa apresentar passaporte e os três últimos comprovantes de contribuição ao INSS, ou carteira de trabalho, ou contra-cheques. Para seus dependentes, leve certidão de casamento e de nascimento dos filhos.O INSS garante que o certificado fica pronto em três dias úteis e não há cobrança de taxa para sua emissão.

Se durante sua viagem a algum desses países você precisar de atendimento, procure médicos e hospitais de rede pública de saúde, tendo em mãos o certificado emitido no brasil.
Deixe seu Comentário
  • LEONOR

    Pessoal, quem já tiver utilizado esse SUS internacional, por favor, diga como foi. Pesquisei na internet e não consegui saber se é bom ou se é igual ao daqui (caótico!).

  • Anonymous

    em que localidade consigo requerer? só nas capitais?