Foi o nosso primeiro destino da viagem de carro pelo Nordeste-férias 2011. Não seria a primeira vez ,mas Pipa sempre merece bis.  

Saímos por volta das 06:00 hs da manhã de Fortaleza pela ce-O40 seguida da BR-340 com destino a Natal . As estradas estavam em perfeitas condições. Resolvemos fazer uma paradinha básica ás 11:30 em Natal no Restaurante Sal e Brasa, logo após o almoço seguimos viagem à Praia da Pipa.
Localizada no litoral potiguar, Rio Grande do Norte, distante 55 km de natal (acesso pela RN-063/Beira mar) ou 83km pela BR-101, Pipa está situada no município de Tibau do Sul.
O principal acesso e mais rápido é pela BR-101, mas enfrentamos alguns transtornos devido a duplicação da BR próxima a cidade Goianinha, no qual é a porta de entrada a Pipa. O trecho que liga Goianinha ao município de Tibau estava péssimo: estradas esburacadas, falta de sinalização entre outros. Quanta indignação, como o acesso a um das praias mais belas do Brasil se encontrava naquela situação? Bem como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança, nos deparamos com a primeira praia de Pipa: a praia do Madeiro.
Praia do Madeiro -RN
As praias

O litoral de pipa oferece não uma só ,mas 7 praias:Madeiro,Curral Baia dos golfinhos,Pipa,do Amor,do moleque e das Minas. 
A primeira antes de chegar ao vilarejo de pipa e logo após sair do centro de Tibau é a Praia do madeiro.O acesso é um pouquinho difícil: através das pequenas trilhas ,e depois uma escada com 150 degraus de madeira que o Santuário Ecológico de pipa oferece ou deixando o automóvel em estacionamentos em cima das falésias e descendo-as pelos vários acessos com escadarias. O seu esforço será recompensado!
Vista do Mirante dos Golfinhos no Santuário Ecológico ( a praia fica embaixo)
O mar verde-esmeralda, águas quentes e calmas é um convite para passar o dia aqui. A praia é perfeita para caminhar e tomar um delicioso banho de mar.Há barracas de praia no estilo rústico ao longo do extenso litoral,aulas de kite-surf,aluguel de pranchas são alguns serviços que elas oferecem.
A Praia do Madeiro também abriga parte da Enseada dos Golfinhos, que começa na Praia do Curral, e costuma ser procurada para desova de tartarugas marinhas durante os meses de novembro a maio.
Os golfinhos sem dúvida é a atração imperdível daqui. Não sei se foi sorte,ou sempre é assim, mas a cada 5 minutos via um dando show. Eles nadam bem próximos a área de banho e não tem como não vê-los. Levei cada susto.. rsrsrs
Se preferir faça como eu: conhecemos a praia, pelo acesso do santuário ecológico. Passamos uma manhã e não utilizamos barraca de praia. Água,protetor solar e toalha foram suficientes, você não precisará de mais nada.
Logo após surge a Praia do Curral, junto com a praia do madeiro forma chamada enseada dos golfinhos. O acesso é viável apenas na maré baixa ,belas formações de falésias,faixa de areia plana são convite a uma bela caminhada, distante 15 minutos da praia central. Dica: não há infra-estrutura no trajeto, assim, não esqueça de levar água.
A praia central é muvucada e dominada por mesas de plásticos das barracas. É a principal da vila em frente ao trecho mais movimentado da Avenida baia dos Golfinhos. Na maré baixa aparecem as piscinas naturais, do lado esquerdo é o acesso à Praia do amor, acesso impossibilitado na maré alta e do lado direito pode se caminhar até a praia do Curral.

A mais diferente é a Praia do Amor, onde se chega caminhando pelo canto direito na maré baixa sobre os recifes, ou se preferir, vá de carro ou a pé ( depende de onde você esteja hospedado) pela Avenida dos golfinhos e entre a direita na rua Praia do Amor. Você estará em cima das falésias. A vista é linda. Observa-se o chapadão do lado direito e a praia do amor logo  abaixo. Para chegar a praia é preciso usar escadas improvisadas.
Vista do alto da falésia na Praia do Amor – Chapadão do lado direito
Praia do Amor
Por conta do formato de coração que dá o nome a praia e a pedra em forma de barril ( significa pipa em português lusitano), a do Amor é um verdadeiro clássico. É o point das ondas e dos surfistas e possui boa estrutura de barracas de praia, mas nem de longe é a muvuca da praia do centro. Não perca!
No Blog dicas e roteiros de viagem , da querida @Carolmayr você encontrará outras informações e fotos de babar, é so cliclar AQUI !
Deixe seu Comentário