Piranhas-AL: Patrimônio Histórico do Brasil

 Localizada no semi-árido nordestino às margens do Rio São Francisco, esta pequena cidade do estado do Alagoas é considerada Patrimônio Histórico Nacional. A cidade de Piranhas foi tombada no século 19 e hoje é muito conhecida por ter feito parte da história do cangaço, além de oferecer muitos atrativos históricos, políticos e naturais. Foi aqui, que lampião e seu bando foram degolados e suas cabeças expostas nas escadarias da prefeitura.

Como chegar
Piranhas está localizada a 12 km de Canindé de São Francisco no Sergipe, cidade que já relatei aqui no Outros Ares no qual é a base para fazer o passeio dos Canyons de Xingó, uma ponte separa os dois estados. Independente deste passeio, Piranhas já vale a visita!
Rota de navegação pelo Rio São Francisco do Imperador Dom Pedro II
Circulando pela cidade
Rica em arquitetura colonial, Piranhas possui um centro histórico bastante preservado. A antiga estação ferroviária é palco para o Museu do Sertão, que concentra peças da época do cangaço como objetos, armas e vestimentas. Bem próximo está o Café da Torre, e uma escultura imensa de uma Piranha, parada certeira para foto!
Museu do Sertão
Monumento da Piranha e ao fundo o Café na Torre
A escadaria, que foi cenário para a célebre foto das cabeças degoladas de lampião e seu bando, hoje dá espaço para Prefeitura de Piranhas.Vale ressaltar que Piranhas foi a primeira cidade a expor as cabeças dos cangaceiros e registrar este acontecimento em fotografia.
Prefeitura de Piranhas
Uma escadaria de 364 degraus dá acesso ao Mirante Secular, que foi construído no século XIX, como uma espécie de pequeno farol para orientar as embarcações a vapor que navegavam pelo Velho Chico.  Para quem não tem tanta disposição como eu, pode-se chegar de carro utilizando a estrada que dá acesso ao famoso restaurante Flor de Cactus. A vista é deslumbrante, visualiza-se todo o centro histórico.
Passeios
Além dos prazeres do centro histórico é possível curtir os atrativos naturais como: navegar pelo Rio São Francisco conhecendo os canyons de Xingó, tomar banho de cachoeiras como o Vale do Capiá. E fazer a GROTA DO ANGICO.
Grota de Angico:O passeio abordo de um catamarã, navega pelo rio São Francisco no seu trecho mais bonito. O passageiro segue até Angico, próximo a grota onde era o esconderijo de Lampião e seu bando. Angicos, fica a 650 metros das margens do Rio São Francisco no município de Poço Redondo-SE. O passeio é opcional e o acesso somente é possível de forma normal na tradicional fila indiana, pois na verdade é uma trilha. Nesse local aconteceu  o combate onde morreram degolados Lampião, Maria Bonita e parte do seu bando em 28 de Julho 1938. Entre as águas do Velho Chico e a caatinga, a emoção, natureza e fé, ódio e amores, crime e castigo. A saga do sertanejo envolta em magia, misticismo e mistério. Depois o barco segue até a pacata vila de Entremontes-AL, onde as rendeiras produzem o redendê, que é um tipo de bordado.
Duração do passeio: 4 horas
Valor do ingresso: R$ 50,00
Saídas: do porto de Piranhas ou do Xingó Parque Hotel.
Eu recomendo
Minha visita a Piranhas foi durante uma manhã, mas se pudesse teria pernoitado lá, ao invés de Canindé deSão Francisco. A cidade é estruturada, mais aconchegante, bem há mais preparada para receber o turista. Disseram-me que a noite, funciona vários barzinhos no centro histórico.
Para comer, recomendo Flor de Cactus, que além de proporcionar a mais bela vista panorâmica da cidade, oferece um cardápio regional saboroso e variado. A dona é uma simpatia! O café da manhã tem vista para o Rio São Francisco. Ao lado do restaurante está Pedra do Sino Hotel, uma excelente opção de hospedagem. No site há uma descrição melhor da estrutura e dos serviços ofertados.
# Esta foi a  4ª parada da minha viagem pelo Nordeste de carro. Acompanhe  todos os artigos já publicados.
Deixe seu Comentário
  • Mãe Mochileira,Filho Malinha

    Olá!! adorei seu recado la no blog…fiquei mt feliz com ele!Quer dizer que vc é minha quase vizinha?rss..deveria ter avisado quando esteve por aqui…rsss..Mas outras oportunidades virão!!Incluive estou pensando em dar uma passeada por ai,adoro sua terra!!E meu filhote ainda não conhece!
    Adorei teu blog,de verdade!!!Ja linkei la no meu e vou vim sempre por aqui agora!!!:-)
    beijos e uma otima semana!!!

  • Outros Ares

    Oiee ana que bom te ver por aqui!!!

    Venha mesmo a Fortaleza, iremos fazer ótimos passeios! :)

    Beijos

    Erika

  • Maceió das Crianças

    Oi, Érika. Obrigada pela visita ao meu blog. Já deixei dicas para você sobre Maragogi.
    Adorei o seu blog e foi muito bom ver meu estado na sua listinha. Gostei da dica de Piranhas.
    Vou acrescentar o "Outros Ares" na minha lista de blogs. Adoraria ver o "Maceió das Crianças" por aqui também.
    Beijos.
    http://maceiodascriancas.blogspot.com

  • Outros Ares

    Aline, suas dicas sobre maragogi foram maravilhosas. Estão todas anotadas ! Obrigada pela atenção.

    Volte sempre!

    Beijos,

    Érika

  • Maceió das Crianças

    Lindíssima Piranhas! Já estou programando minha visita por lá. Depois conto minha experiência.
    Bjs
    Alline/Maceió das Crianças

  • Anonymous

    Ótimas dicas! Muito obrigada!

  • Walter F Leite

    Valeu Érika. Acabamos de fazer também de carro um tour por praias e interior do nosso Nordeste. No ano passado fizemos CE, PI e MA e agora, fizemos PB, AL, SE – litoral e interior.Estamos fazendo matérias para postar no VaConferir.
    Olha, também ficamos encantados com a cidade de Piranhas e ela vai ficar melhor ainda nos próximos dias, é que a Prefeita adquiriu uma máquina (TREM) que acompanhei o descarrego no centro da cidade (ver foto)aqui: http://www.panoramio.com/photo/65971482
    Estamos acompanhando sua trajetória e obrigado pela visita.

  • Adson1204

    eu vou ai quinta feiraaaaaa dia 25 uhuuu