A cidade de São Cristovão localizada na região metropolitana, distante 25 km de Aracaju é a quarta cidade mais antiga do país e foi a primeira capital de Sergipe. Estes motivos foram suficientes para incluir esta pequena cidade no meu roteiro pela viagem pelo Nordeste.

Desta vez a família foi em peso: meus sogros, meu marido, cunhada, meu filho e sobrinhos. Um passeio cultural e histórico que agradou até as crianças. Uma manhã foi suficiente para conhecer a cidade.
Vista do mirante do Cristo

Cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 23 de janeiro de 1967, alcançou em 2010 um feito reservado apenas a outros 17 lugares no Brasil: a Praça de São Francisco foi eleita  em agosto de 2010 Patrimônio Mundial pela Unesco.A Praça São Francisco é a prova da fusão das influências das legislações e práticas urbanísticas espanholas e portuguesas na formação de núcleos urbanos coloniais. Estes foram os fatores que deram o título.
Praça de São Francisco : Museu de arte sacra ao fundo.
Nossa primeira parada foi no monumento do Cristo. Daqui se pode ter uma vista panorâmica da cidade. Confesso que não está tão conservado, mesmo assim vale a visita. O acesso se dá logo após a entrada da cidade.
Monumento do Cristo em São Cristovão

Em seguida nosso destino foi a praça de São Francisco que de acordo com relatório do Ministério da Cultura,é considerado um dos mais expressivos conjuntos arquitetônicos remanescentes das edificações relacionadas à Ordem Franciscana da Igreja Católica. A partir daqui é possível conhecer o Museu Histórico de Sergipe, o Museu de Arte Sacra no Convento de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora da Visitação ( que é o orfanato).
Raí , Davi e Júlia neste passeio histórico-cultural : praça de são francisco
O Museu de Arte Sacra abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do país. Mais de 500 peças do século 17 a 20. Há visitas guiadas de terça a domingo de 10 hs a 16 hs. Bastante interessante, prendeu a atenção até das crianças.

O Museu de Histórico de Sergipe composto por peças históricas que pertenceram às famílias nobres da região foi sede do antigo palácio do Governo no século 19. 

Outro programinha imperdível é saborear os biscoitos BRICELETE e os sorvetes artesanais produzidos pela congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição:Orfanato da Igreja da Nossa Senhora da visitação. Parada estratégica para o lanche da criançada.
Igreja Nossa Senhora da Visitação ( Orfanato)

Por fim, entre as construções que, também, merecem uma visita, estão as igrejas Nossa Senhora da Vitória (matriz) e Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; o Mosteiro de São Bento e o Convento da Ordem Terceira do Carmo. São importantes, também, os sobrados onde funcionava a antiga cadeia pública; o da Rua das Flores; o da Castro Alves e de Balcão Corrido, com forte influência mourisca, provavelmente do século XIX.

As praças, ruas e prédios estão passando por um processo de revitalização e restauração e depois do título de Patrimônio Mundial, São Cristovão está se inserindo no roteiro turístico de Sergipe. As agências de turismo oferecem passeio de um dia partindo de Aracaju.

Vale a leitura
Confira também os bens arquitetônicos brasileiros que compõe a Lista do Patrimônio Mundial da Unesco: http://portal.iphan.gov.br
Deixe seu Comentário
  • Chris Ferreira

    Oi Érika,
    eu aluguei o Mini Buggy na praia em frente ao hotel. Ficam vários por lá.
    Se puder, tenta fazer o passeio para ver o Peixe-Boi Lua.
    Uma ótima viagem para vocÊs.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  • Gleiber (@Andarilho_Mundo)

    Adorei a cidade, Erika! Post entrou para o "Blogosfera Brasil" lá nos Andarilhos do Mundo!