Aracaju: cultura, lazer e história em Sergipe

 Sempre desejei conhecer Sergipe, não por sua capital, mas pelos famosos cânions de xingó em Canindé de São Francisco, belezas naturais repletas de histórias que fizeram parte da formação do Brasil. Contudo eu sempre ia adiando por ser distante.  No início deste ano, minha cunhada Gabriela, foi transferida para esta capital do menor estado brasileiro. Assim o destino para as férias de julho, já estavam programadas: viagem pelo Nordeste

Ficamos apenas 04 dias em Aracaju, porém não foram suficientes! A partir de Aracaju realizamos passeios recomendados em Sergipe, sobrando pouco tempo para curtir a cidade. Mesmo assim o pouco que conhecemos nos convenceu que Aracaju também é um dos fascínios do Nordeste.
O nome Aracaju vem do tupi e significa “cajueiro dos papagaios”, uma composição dos nomes ará (papagaio) e acayú (fruto do cajueiro). Planejada e organizada mantém o clima de cidade interiorana, com gente alegre e hospitaleira. Com uma bela infra-estrutura, possui largas avenidas e ruas que formam um tabuleiro de xadrez.

Orla de Aracaju – Uma das mais bonitas do Nordeste

Sua orla é uma das atrações da região, mar calmo e temperatura média de 25°C durante o ano inteiro. Tem como diferencial não possuir obstáculos (pedras e corais) e o mar têm pouca profundidade, o que significa diversão garantida para criançada.
Orla de Atalaia ( Imagem Google)
Fiquei impressionada com a infra-estrutura da praia de Atalaia. Considerada como um dos mais belos cartões-postais da cidade, a Orla de atalaia tem 06 km de extensão e é dotada de completa infra-estrutura para gastronomia, entretenimento e cultura. Uma ciclovia por toda extensão, proporciona passeios maravilhosos em família no final de tarde. No local também é possível praticar esportes, uma vez que existem quadras poliesportivas, pistas de skate e Cooper, campos de futebol, kartódromo, mesas de jogos e lagos artificial para prática de Wind surf. É o maior ponto de badalação da cidade, na região encontram-se restaurantes, bares, hotéis, além do Oceanário de Aracaju e do Centro de Cultura e Arte.
Davi, Júlia e Raí na Orla de Aracaju ( próxima a entrada do Oceanário)
Oceanário

Um dos passeios imperdíveis para quem está viajando com crianças! Possui 16 aquários e dois tanques que reúnem vários tipos de peixes de água doce e salgada, tubarões, arraias e tartarugas.
Tanque dos tubarões : aguardando a hora de tocá-los
O melhor horário para visitar é as 16:30. Neste momento os animais são alimentados, sendo possível tocá-los. O tanque com os tubarões é o mais procurado.

Serviço: Av. Santos Dumont. Horário: 09h ás 21h

Passarela do carangueijo

Outra atração que você não pode deixar de visitar e provar! JA passarela do carangueijo é uma seqüência de bares na orla de Atalaia cuja especialidade é o caranguejo, além dos outros frutos do mar. A melhor referência é o bar Amanda, tem uma culinária maravilhosa, deliciosos petiscos e ainda possui um parquinho infantil, perfeito para quem está viajando com crianças.

Para quem gosta de forró pé de serra a dica é o Restaurante e Casa de Forró Cariri, infelizmente não pude ir, mas recebi várias recomendações, considerada uma das melhores casas de forró de Aracaju.


Compras

Dois locais excelentes para comprar artesanato da região:

Centro de Arte e cultura de Sergipe: várias lojinhas com o artesanato típico do estado, localizado na orla de atalaia.

Mercado Municipal Antônio Franco: praticamente são três mercados, um ao lado do outro. Mercado governador albano franco, oferta frutas regionais e vários tipos de castanhas de caju, uma delícia!!! Os outros dois vendem peças de artesanatos, cerâmicas, redes, rendas e objetos de palha. Típicos da região do Nordeste. Confira o artesanato típico do estado, as esculturas de Beto Pezão, que retrata a figura do nordestino com pés de tamanho exagerado.

Outros passeios a partir de Aracaju

Com apenas 4 dias em Sergipe, não foi possível conhecer detalhadamente Aracaju, não conheci outras praias, o centro histórico e restaurantes renomados, mas fiz vários passeios a partir da capital, confiram:

Passeio de barco pelos cânions do Rio São Francisco, o famoso complexo xingó da cidade de Canindé de São Francisco.

São Cristovão A praça de São Francisco foi eleita patrimônio da Unesco.

Hotel Fazenda Boa luzComplexo com parque aquático, mini-zoológico, parque dos dinossauros, mundo dos insetos, pesque-pague, charrete, cavalos.

Piranhas – Cidade alagoana tombada do século 19, que conta a história do rei do cangaço.

Passeio de escuna para Mangue Seco na Bahia– Cercado de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo situado entre a Bahia e Sergipe ficou famoso por servir de cenário para a novela Tieta.

Caso você tenha mais alguma dica sobre passeios em Aracaju, colabore deixando seus comentários!

Este post faz parte da série Viagem pelo Nordeste de carro, realizada em julho de 2011.
Deixe seu Comentário
  • Anonymous

    Legal o post, sou de aracaju e fico feliz q tenha gostado…volte mais vezes pra curtir mais a cidade q hj ja tem atrativos pra tds as idades.
    Dica!!! melhor lugar pra curtir a praia aki, eh em frente a aabb tem varios bares inlusive c infra pra crianças.

    Fernanda

  • Outros Ares

    Fernanda,

    A dica já está anotada! E obrigada pela visita..

    Um abraço,

    Érika

  • Anonymous

    eu confirmo tudo o que ele falou porque eu moro aqui e não desejo sai jamais da minha cidade linda…..um abraço e Sergipe agradece o comentário…..

  • filomena romeiro

    Outra dica boa é o Museu da Gente Sergipana. Lindo, moderno, interativo.

  • Anonymous

    Sou baiana e adotei Sergipe como minha morada. Sugiro o bar do Paraty, na praia do Refúgio em Aracaju, excelente estrutura e atendimento para toda a família, além do aluguel de equipamentos para aproveitar a praia.
    Aproveitem a capital de melhor qualidade de vida.

  • Kadydja Albuquerque

    Olá Érika, adorei seu post! Obrigada por divulgar o http://www.agenteviaja.com no twitter. Estamos sempre tentando promover o turismo em nosso estado. ;-) Beijos

  • Sara A.

    Érika, tb sou de Fortaleza, e lhe sigo há tempos, seu post foi sensacional…em novembro estou indo pra lá e se vc puder, gostaria de indicação de hotéis bem localizados e relativamente mais baratos, farei um concurso! brigada…visite meu blog (eh sobre restaurantes em Fortaleza) http://www.bomdemesagarfoeboca.blogspot.com

  • roby1984it

    ottimi consigli!
    Ciao dall'italia :D

  • Isang

    Outras atraoes interessantes em Aracaju são o Parque da Cidade, que tem mini zoologico e teleférico e a Praia do Saco que também tem Dunas.

  • sonia pedrosa

    Adoro!!!!