Em outubro participei do 1º Diário On The Road, projeto idealizado pelo Diário de Mochileiro. Nesta viagem além de curtir o Rio de Janeiro, conhecemos também duas cidades da região dos lagos: Arraial do Cabo e Búzios.

Arraial do Cabo pertencia ao município de Cabo Frio até 1985, quando conseguiu sua emancipação. De lá para cá a cidade cresceu significativamente, fortalecendo a região, e se destacando como grande destino turístico.

E o quê que Arraial tem?

Um mix de praias lindíssimas, mar tão azul de águas límpidas e transparentes, que ofuscam os olhos quando constatamos a variação dos três tons de azul. Perfeito! Aqui no Nordeste não tem isso, tem outras belezas, outro mar, mas não assim. Paixão a primeira vista.

E não para por aí, ainda tem dunas, lagoas, vegetação de restingas, composta de cactos muitos cactos e mata rasteira e zona de mata atlântica preservada.  Além de ser considerada entre os três melhores locais para prática de mergulho no país, ao lado de Abrolhos e Fernando de Noronha.

Como Chegar

Distante somente há 140 km do Rio de Janeiro, está situada entre Cabo Frio e Búzios.
- Carro:
Há duas opções de rotas – depois de passar a ponte Rio – Niterói siga por:
1)     BR 101 até Rio Bonito, daqui seguir para São Pedro da Aldeia (RJ- 124), conhecida como Via Lagos.Chegando ao trevo de São Cristovão, siga pela RJ-140.
2)      Ou pela rodovia Amaral Peixoto RJ – 106

O melhor acesso é pela Via lagos, paga-se pedágios, porém as pistas são sinalizadas e estão em boas condições. Descobrimos este feito, somente no nosso retorno.

Como não sabíamos o caminho, fomos guiados pelo GPS, que nos levou para Rodovia Amaral Peixoto. Terrível. O trânsito é pesado, há muitos radares e falta acostamento. Imaginem dirigir à noite? Foi o nosso caso, bem complicado e tenso.

- Ônibus
Apesar de não termos utilizado este meio de transporte, achei por bem informar. As informações foram retiradas do Guia do viajante: http://guiadoviajante.com/249/arraial-do-cabo-rj/
Na rodoviária Novo Rio a Viação 1001 faz o transporte do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo. Ônibus comum: São cerca de sete partidas por dia, das 7 às 23h59. Ônibus c/ ar condicionado: diariamente, às 6h30 e às 9h30.
De Cabo Frio até Arraial tem ônibus praticamente o dia todo, e saem de 20 em 20 minutos, por ser uma cidade maior é mais fácil você chegar por Cabo Frio e de lá pegar o ônibus para Arraial por 2,85 reais. Há saídas diárias de São Paulo para Cabo Frio e vice versa.
Ônibus de Arraial a Búzios circula a cada três horas.
Telefone da rodoviária: 22 – 2622 – 1488
Onde ficar
Nós ficamos no hostel Marina dos Anjos, hospedagem econômica e confortável, localizado na praia dos anjos. Para saber maiores detalhes, confira a resenha que escrevi sobre o albergue.

O que fazer | Atrações e passeios
As principais praias são: Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, As Prainhas da Atalaia, Praia da Ilha do Farol Praia grande, Praia do Monte Alto, entre outras. Existem várias formas de conhecê-las: algumas de carro, outras a pé, e outras somente de barco.

Praia dos Anjos – Aqui encontramos a marina dos pescadores, o porto do forno, o largo histórico e instituto e museu da Marina.

Praia do Forno – Situada na enseada do forno, o acesso se dá através de uma trilha de fácil acesso que inicia ao lado do píer da praia dos anjos (porto do forno), ou a bordo de um passeio de barco. Possui barracas de praia de estrutura razoável. O visual é incrível, o mar não é tão gelado o quanto diziam. As fotos falam por si.

Praia da Ilha do Farol – O acesso se dá através de barcos autorizados. Praia paradisíaca, uma das mais bonitas. Entretanto não pudemos conhecer, pois o tempo virou no dia em que realizávamos o passeio, não sendo possível ir até a ilha.

Praia Grande – Uma extensa faixa de areia firme propicia longas caminhadas. A orla foi revitalizada e oferecendo calçadões, vários quiosques e barzinhos. É um ótimo local para fim de tarde.
Orla da praia grande

Pontal do Atalaia – Gosta de pôr do sol? Aqui é o lugar perfeito, um dos passeios imperdíveis de Arraial do cabo. Na maré baixa, duas enseadas se transformam em prainhas, tendo acesso por escada íngreme a partir do Morro do Atalaia.

Passeio de Barco

Um dos passeios mais tradicionais de Arraial do Cabo. A bordo de uma escuna, com água, refrigerantes e caipirinhas servidos a vontade, é possível conhecer os pontos mais bonitos como praia do forno, bar flutuante, e a tão aguardada Ilha do farol com parada na Gruta Azul e nas prainhas do pontal do atalaia.

Uma das paradas para banho  : bar flutuante
Este passeio depende do tempo, a marinha controla as saídas. O dia estava nublado quando fizemos, e quase não rolava o passeio. Após 15 min. do embarque, a marinha enviou um comunicado, proibindo a ida a Ilha do Farol, pois o tempo havia mudado. O problema não era a chuva, que por sinal, até o sol deu o ar da graça, mas o vento. O vento era nosso inimigo, não permitindo nossa ida a tão desejada Ilha do farol.

Utilizamos e recomendamos o serviço da Arraial Tur com guias bilíngües e atenciosos. Saídas do porto do Forno, sendo necessário pagamento da taxa de R$ 3,00 na entrada do píer. O passeio custa em média R$ 30,00 por pessoa.

Mergulho

Excelente destino para esta prática. As águas são transparentes e com fauna marinha bastante rica.  Não fizemos, mas penso em retornar logo, logo e fazer o meu batismo. O site Trilhas e Aventuras cita os principais points de mergulho em Arraial do Cabo.

Onde comer

Não visitamos restaurantes sofisticados e estrelados, confesso que nem sei se tem por lá. Se alguém souber, deixa a dica na caixa de comentários, please!! Entretanto não tenho o que reclamar dos estabelecimentos checados, são eles:

Trem do cabo – localizado no centro, serve comida regional, bem caseira no estilo self-service. Rua D. Pedro II, 8 – Praia dos anjos

Meu xodó – Próximo a praia grande, oferecem a seqüência. Se paga R$ 25,00 por pessoa e é servido na mesa carne, frango, peixe, frutos do mar. Comida boa, e ótima relação custo benefício. Quem preferir, há também a opção a La carte, com vários pratos de frutos do mar.
Endereço:Rua Epitácio Pessoa, 26 Praia Grande – Tel: (22) 2622-5948 -

Point do Açaí –  Vai um Açaí geladinho, acompanhado de várias guloseimas? Aqui é o local .Av. Getúlio Vargas, 1117-1167

Pizzaria Mama Mia – Lugar bem simples, porém era a única aberta à meia noite de domingo, horário que chegamos à cidade. Pizza baratinha de massa fofinha e bem recheada. Particularmente prefiro mais sequinha.

Bem, meus queridos é isso aí, não imaginava ter praias tão belas no Brasil, além do Nordeste. Viajando e aprendendo !!

Deixe seu Comentário
  • Douglas Silva Cosmopolita

Pois é Érika… Arraial do Cabo, na minha opinião, tem as praias mais lindas do Brasil. Considero como se fosse o caribe brasileiro… estava indo agora dia 08 e ficaria até dia 11 mas, infelizmente, não vou poder ir… ainda, parece que vai estar chovendo o que me desanimou um pouco. Já estive lá por 3 vezes, no entanto, nunca fiquei na cidade… sempre ficava em Cabo Frio, mas agora vou pra ficar lá. Agradeço pelas dicas do blog… Bjos

• mejogueinomundo

Shooow, conheci Arraial em um dia mas fiquei hospedada em Cabo Frio! Preciso voltar pra explorar mais aquelas águas geladíssimas,rs e gostei da dica do hostel!

Beijos

• Outros Ares

Realmente a chuva atrapalha qualquer destino que seja praia!!

Arraial é mais tranquilo que Cabo Frio, tenho certeza que você irá aproveitar bem o destino se hospedando lá!

Sua dica de assistir o pôr do sol na ponta do atalaia, foi show! Uma pena que no dia em que fui, o céu estava um pouco nublado, mesmo assim fiquei encantada com a paisagem!!