Fim de tarde na Praia de Iracema | Fortaleza

A praia de Iracema era o principal destino para agitação noturna em Fortaleza entre o final da década de 80 e início da década de 90. Por pouco quase não conhecia este pólo cultural e boêmio. Considerada um dos cartões postais da cidade, foi do auge a decadência, entretanto, depois de tantos anos de abandono, a prefeitura de Fortaleza e o Estado do Ceará estão revitalizando e requalificando a Praia de Iracema. Sorte nossa e de vocês, turistas, viajantes que todos os dias desembarcam no Aeroporto Pinto Martins!




Hoje não vou entrar no mérito do projeto de revitalização que são 22 obras ao todo. Vou falar sobre um dos passeios que acho super bacana, tanto para quem mora aqui como para quem visita a cidade: curtir um final de tarde na praia de Iracema.
Estátua de Iracema

Parada obrigatória – O entorno da estátua recebeu nova iluminação e corrimões para facilitar a acessibilidade. Ao lado há uma pequena feirinha de artesanato, que se inicia no fim da tarde. Ao cair da noite, esta parte do calçadão da praia de Iracema vira ponto de encontro de crianças e adolescentes, abordos dos seus patins, patinetes e triciclos.



Curiosidade – Iracema é o título e personagem principal de um romance escrito pelo fortalezense José de Alencar. A estátua de Iracema é de autoria do artista plástico cearense Zenon Barreto. Esculpida em ferro no ano de 1960, ela foi apresentada à Prefeitura de Fortaleza em 1965, mas somente em 1996 foi inaugurada, na Praia de Iracema. É a segunda estátua de Iracema, sendo a primeira na praia do Mucuripe e a terceira na lagoa de Messejana.

Pontal de Iracema

O espigão da Avenida Rui Barbosa foi revitalizado e passa a se chamar, Pontal de Iracema. Localizado bem no início do calçadão da Av. beira-mar, ponto de partida para as caminhadas diárias.
Pontal de Iracema

Tomar uma água de coco, sentir a brisa, contemplar o mar esverdeado e assistir o sol se despedindo lentamente, não há programa melhor não?



Em frente há o badalado Boteco Praia, barzinho da moda, que eu adoro particularmente. Boa música, gente bonita, chopp com aquele clássico colarinho, e a famosa coxinha de carangueijo, imperdível! 


Suas mesas começam a serem ocupadas no final da tarde, se quiser garantir a sua noite aqui, chegue cedo e garanta uma boa mesa na varanda!!! :)


Deixe seu Comentário
  • Lara Gurgel

    Adorei as fotos!!! Fortaleza realmente é encantadora!!! Vale a pena conferir…

  • Blog da Obs

    Esqueceram de Comentar que na Praia de Iracema – temos a linda maravilhosa e exuberante Avenida Monsenhor Tabosa – Perto do Dragão do Mar e o SEBRAE – Central de Compras para o Turista e Cearense que vem a #fortaleza

  • Outros Ares

    Sem dúvida alguma o roteiro de compras pela Av. Monsenhor Tabosa e Mercado Central, são clássicos aqui em Fortaleza.

    Não se preocupe terão posts exclusivos aqui no blog :)

    Um abraço

    ÉRika Marques

  • Michel

    Belissimas fotos, mas alem de tudo uma saudade absurda da minha terrinha! Bom, nao sou de la, mas minha mae é e ja fui milhares de vezes! Ate ja morei uns meses em Fortal, entao me considero da terra! :D Se conseguirem arrumar os problemas que ainda existem, sera ainda mais bela!
    Abraco e paz, Michel

  • Edilson Neres.

    Belas fotos, ótimo conteúdo… Parabéns!

  • Karen Domingo

    to indo sozinha fazer um curso em fortaleza mês que vem e to adorando as dicas :)

  • Karen Domingo

    Maravilha as dicas da cidade estou indo mês que vem sozinha e estou adorando as dicas

  • Érika Marques

    Olá Karen,

    Fico feliz por está curtindo nosso blog. Fique de olho que tem muita novidade por aí.

    Beijos

  • eduardo ribeiro

    Estou viajando para Fortaleza em dezembro de 2013 vou passar o réveillon na praia de Iracema
    procuro conato para alugar barraca, fazer parte de grupo ou acomodação, contato com eduariso@yahoo.com.br