Engenhoca – Parque Eco Educativo no Ceará


 O Ceará tem um litoral extenso e magnífico. É praticamente conhecido somente por suas belas praias.  Hotéis-fazendas têm alguns, nenhum com grande destaque, comparados aos existentes na região Sul e Sudeste, mas ideais o suficiente para fugirmos um pouco da rotina. Agora, o que está surgindo a todo vapor e cada vez mais atrativos, são locais que unem ecoturismo, cultura, história, educação e muita diversão no mesmo ambiente.

A mais nova sensação é Engenhoca Parque, um parque eco educativo localizado no município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, situado na mesma região que o Beach Park, atração 5 estrelas do Ceará.

Vista da entrada do Engenhoca parque
O parque foi inaugurado em setembro de 2011, porém somente agora no início de janeiro podemos conferir a novidade. Antes havia escutado muito zunzunzum positivo.

O local é bem arborizado e possui grande extensão de área verde. A região é intrigante, pois num mesmo local é possível apreciar as dunas, o mangue e o sertão.  Há opções que agradam toda família, desde os pequeninhos até os maiores.

Tirolesa menor – Engenhoca Parque
Como escolher o seu passaporte

O Engenhoca Parque dispõe de várias atrações: museu, ruínas, trilhas, espaço infantil, pedalinho, caiaque, tirolesa, arvorismo, muro de escalada, viveiro de pássaros, fazendinha, bola d’água, aerojump, pula, aluguel de bicicletas, auoescolinha e chuveirão. É possível adquirir um ingresso básico e pagar à parte as atrações, ou, comprar o pacote completo, com direito a todos os brinquedos. Vai depender do interesse e disposição de cada um.

Arvorismo – Engenhoca Parque
Muro de escalada – Engenhoca Parque
Ruínas do Hospício Jesuítas
O ingresso básico, intitulado CONHECER, inclui: entrada no parque, acesso livre ao museu, a trilha, as ruínas, chuveirão, fazendinha, e os brinquedos sem monitores- espaço infantil e o parquinho de madeira debaixo das árvores. Este é indicado para os adultos e crianças pequenas, lembrando que menores de 1 metro não pagam.
Espaço infantil coberto
Além destes brinquedos, há também uma mini-tirolesinha e pula-pula.
O ingresso completo, chamado AVENTURA, inclui: além dos citados acima, acesso livre a todos os brinquedos permitidos para idade do comprador. Este é indicado para as crianças que gostam de aventura e usufrua todos, caso contrário, é melhor comprar o básico e pagar aos poucos a atração que ele se interessar. Pois tem criança de tudo que é jeito, o que a gente pensa que vai agradar, pra uns é um saco, vai entender!

Julinha na Bola Dágua                                            Eu e o Raí de caiaque – Engenhoca Parque

Raí e Davi na autopista – Engenhoca parque

Circulando pelo parque

Logo a pós da entrada, nos deparamos com uma pequena capela do lado direito e o Museu do Engenho Colonial, que por enquanto ainda não foi inaugurado. Depois de passar por túnel arborizado, encontramos a diversão.



Programe-se para passar o dia todo por lá. O tempo passa voando! Não se preocupe com lanches e almoços, há uma lanchonete próxima ao espaço infantil dispondo de caldinhos, tapiocas, sanduíches, bebidas. O Moenda Restô atua nos finais de semana com self-service, a comida é muito boa por sinal.


Dicas importantes

1)      Use roupas leves
2)     Levem toalhas, outra muda de roupa e biquínis. Apesar de não ter muitas opções para banho, apenas o chuveirão, se torna formidável para amenizar o calor da criançada. Vale ressaltar que não é permitido utilizar os brinquedos com trajes de banho ou com o corpo molhado.
3)     Abuse do protetor solar e bonés. O sol não brinca, mesmo com o tempo nublado.
4)     Prefira calçados do tipo tênis ou sandálias presas no tornozelo.

Se estiver cansada da maratona, tem uma redinha na sombra com uma vista relaxante…
5)    
Serviço

Engenhoca Parque Eco educativo
Endereço: Rua Raimundo Coelho  Aquiraz – CE
Telefone: 085- 3361-1010
Twitter: @engenhocaparque


Deixe seu Comentário
  • Dani

    Sou de Fortaleza, mas moro em Floripa a alguns anos. Nessas férias, pude fazer uns passeios bem legais com os filhos, mas ficou faltando o Engenhoca. Não sabia que era TÃO lindo! Vai ficar para uma próxima.

    Conhece o Complexo Y-park? Hoje essa é a minha dica no blog. http://bit.ly/yTndaT

    Beijo

  • Érika Marques

    Dani, eu também me surpreendi com o parque. Conheço também o complexo Y-park muito bom por sinal, mas para crianças menores o mais indicado em minha opinião é o Engenhoca, sem contar que não precisa de grandes deslocamentos dentro do parque como o Y- Park, todavia cada um tem o seu valor!!! :)

    Vou dá uma conferida na sua experiência lá. beijos

  • Karla

    Sensacional, Erika! Espero ter tempo para ir lá!

    Fica muito longe?

    Bjs,
    Karla