Top 5 – Passeios pega-turistas no Ceará


Há vários tipos de viajantes, dentre eles, aqueles que viajam por conta própria, gostam de planejar cada passo e vão atrás de dicas e relatos de outros viajantes (meu caso), como também, existe o oposto: turistas que dependem exclusivamente de agentes de viagens (existem os bons é claro), e/ou se entregam aquela excursão, e/ou simplesmente compram um pacote e seja o que Deus quiser. Para este público, principalmente, escrevo este texto. 



Ontem me deparei com algumas críticas de leitores sobre Fortaleza em um grande site de viagens. Como existem informações distorcidas, ou até mesmo, omitidas, resolvi fazer um post esclarecendo alguns dos passeios turísticos mais famosos do Ceará.
Fortaleza, é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A cidade é linda e possui vários atrativos que cativam os brasileiros a cada ano que passa, seja por suas praias, infra-estrutura, clima e até gastronomia. Alguns pontos turísticos continuam os mesmos de 3, 5, 10 anos atrás, outros não. Como também, aquelas praias cearenses conhecidas mundialmente como Jericoacoara ou Canoa Quebrada, que eram quase intocadas e tinham sua magia há 20 anos, talvez agora, para aquelas pessoas que as procuram apenas pela fama, não as agradem tanto.

Dicas que evitam que você caia numa fria, não aproveite a viagem como deveria, e ainda sai falando da minha cidade querida. :) Depois não diga, que não avisei, hein? :)
1)    Praia de Meireles e Mucuripe (Av. Beira-mar) – Apesar do mar verdinho e calmo sendo um convite ao banho de mar, ESQUEÇA. Ora apropriada ora não, na dúvida, opte pela Praia do Futuro, a melhor praia urbana de Fortaleza. Também não circule a noite pelo calçadão, com câmeras amostras, e jóias e relógios. Calma!! Se ficar somente pela feirinha, ou no Jardim Japonês e até mesmo comendo camarão nas barraquinhas do Mucuripe, não há problema. O que pega é caminhar a pé de uma ponta a outra portando algo de valor, pois há trechos desertos e é uma mão na roda para os trombadinhas, infelizmente.

Praia de Meireles  na orla de Fortaleza

2)     Praia do Futuro – Conhecida nos quatros cantos do mundo por suas barracas de praia mega estruturadas (parque aquático, salão de beleza, música ao vivo, massagens, lojas e tudo mais) possuem algumas chatices: o mar é agitado, a praia é lotada, a maioria das palhoças está colada uma nas outras, chove de repentistas e ambulantes vendendo – roupas, castanhas, camarões, óculos, biquínis, ostras, queijo assado, coco – verde, cocadas, sanduiches natural (será que esqueci alguma coisa?) – enfim, para quem procura uma praia tranqüila e sossegada, desista e parta para outra. Apesar de que, existem barracas mais calmas e com menos muvuca, como: Atlantis e Terra do Sol. Prefira os dias da semana, vá com calma nos Sábados e evite os Domingos. Atenção – Gosto bastante da praia do futuro, seu diferencial é bacana e difícil de encontrar algo parecido por aí, mas ás vezes até eu canso. Então depende do propósito do viajante. Ah! Já ia me esquecendo, é um ótimo point para solteiros, rola uma paquera danada.

Praia do Futuro – Barraca Vira-Verão
3)     Praia de Cumbuco – Próxima a capital, distante somente 25 km de Fortaleza é sem dúvida ideal para quem curte passeios de Buggy. Já andei por várias dunas no Nordeste, mas o daqui é emocionante. Não vá somente pela praia. Os passeios que são vendidos na beira-mar oferecem apenas o transporte até a Vila de Cumbuco. Ao chegar tem duas opções: curtir a praia – que é definitivamente igual à praia do futuro – além de disputar espaço no mar com os kitesurfistas e cruzar com vários burros e jegues na praia; ou, a melhor delas por sinal, o passeio de buggy pelas dunas e lagoas da região. Tem com e sem emoção, skibunda e tudo mais.. Aí no final, você pode curtir uma barraca de praia, e quem sabe um passeio de jangada. Desta forma seu programa está completo, e se mesmo assim,  sair falando, é porque realmente esta não é a sua vibe.
4)     Canoa quebradaÉ a maior furada conhecer essa praia naqueles famosos passeios 3 em 1. A praia é linda, e não somente ali perto da vila, mas toda sua região, que merece um passeio de buggy até ponta grossa entre outros. Acontece que Day-tur 3 em 1, inclui Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. As grandes falésias avermelhadas, areias coloridas e o labirinto você verá em Morro Branco, e apenas chegará em Canoa somente para almoçar, ficando em alguma barraca de praia e no máximo tirando uma foto no símbolo que a cara da praia – a lua e a estrela. Algumas pessoas irão se conformar com este passeio, outros saírão falando: “Andei horrores, dia super cansativo para ver praticamente duas praias parecidas?” Por este motivo Canoa quebrada merece mais que um bate-volta, pois sua redondeza é incrível, pôr do sol, luau na praia, perambular pela noite da Broadway e conhecer as belezas de Ponta Grossa, são alguns motivos para esticar sua permanência.

Falésias do Morro Branco
5)   
      JericoacoaraUma das praias mais bonitas do ceará. Adoro Jeri, curto o clima, a vila gastronômica, o pôr-do-sol, e aquelas águas cristalinas e transparentes de suas lagoas. Pronto falei! Aquelas lindas fotos que circulam por aí são das lagoas… A praia (falo da areia e o mar) é feinha.. Areia escura… Não é bonita. Para chegar às lagoas, é necessário transporte adequado (4×4). Tenho que deixar claro, se não vai de carro próprio, fica refém dos bugueiros e os preços são absurdos. 
Lagoa do paraíso
Praia de Jericoacoara e a duna do pôr do sol ao fundo do lado esquerdo
      
      Outro passeio comum  é a caminhada até a pedra furada. Escuto coisas do tipo: “caminhei muito, debaixo do sol quente para ver uma pedra com um furo no meio?” Me dói ouvir comentários como este… Realmente se você for entre 11:00h e 15 horas, não tenho dúvida que esta será sua opinião.  A caminhada dura por volta de 1 hora (ida) partindo da praia, na maré baixa, ou alguns minutos, caso vá de buggy. Contudo este não é autorizado chegar até a pedra e pára um pouco antes… O ideal é conhecer no final da tarde. Indo de carro até onde for permitido, continuar o trajeto calmamente a pé, e apreciar tranquilamente, sem agonia, sem calor, este famoso cartão postal. Dica -> nos meses de julho e início de agosto o sol se põe dentro da pedra.  
      
        Vale a pena comentar sobre o  transporte. Se não vai de carro adequado, fica refém das jardineiras.  Da para ir de carro comum até lá, eu mesma já fui, até pela trilha entre as dunas, é só arrumar um guia, que ele dirige o seu carro até lá. Mas o carro só vai até aí, chegando lá não tem serventia nenhuma. Indo de ônibus ou deixando o carro em Jijoca, é obrigatório pegar um transfer até a vila de Jericoacoara. Esse trajeto é feito em jardineiras, nada confortáveis, que sacolejam muito e fazem com que o viajante já chegue cansado.  Atenção -> Esta é a opinião geral, eu particularmente não me  incomodo utilizar esse tipo de transporte, mas é interessante expor para os “desavisados”. Meu marido mesmo detestou Jeri a primeira vista, e falou mal por muitos anos, chegava até ser indelicado, quando conhecíamos algum casal viajante. Contudo fomos outras vezes de carro próprio e adequado, evitamos a jardineira, os passeios foram no nosso tempo e ele se apaixonou :) Dica -> 2 dias são poucos e cansativos para conhecer Jericoacoara, prefira roteiros a partir de 3 dias.

E você já vivenciou alguma furada no Ceará? Compartilhe conosco,  deixe sua opinião , divida  suas experiências com outros viajantes.

Siga o Outros Ares no Twitter@blogoutrosares
Siga Érika Marques no Twitter: @erikamarquesce
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/outrosares


Deixe seu Comentário
  • Anonymous

    oi Érika, estou conhecendo e curtindo seu blog.
    Claro que com informações fica muuuito mais fácil curtir uma viagem, mas imprevistos são inevitáveis. Adoro me informar bem, descobrir os segredinhos e dicas de quem conhece o local, mas acho imprescindível estar aberto para conhecer lugares novos, com tudo que eles têm a oferecer – algumas coisas vamos amar, outras não.
    Agora, dizer que a pedra furada é só uma pedra com um buraco no meio!!! Tem dó!!! Talvez ele não curta andar, não curta a natureza, sei lá, mas aí não era melhor ter ficado em um resort de perna pra cima? Fui para Jeri com meu marido e minha filha, na época com 3 anos, e nunca vou esquecer a nossa reação diante da pedra furada, ficamos encantados… aliás, encantos não faltaram em Jeri.
    bjs,
    Mi

  • fabricio

    Oi Raquel
    Legal seu blog. Sou consultor de viagens e adoro viajar.
    Só discordo com relação a praia de Jeri. Peguei dias lindos com mar verde transparente, muita gente fazendo kitesurf etc, as dunas, as pedras…adorei tudo !

  • Érika Marques

    Olá Fabrício,

    A Raquel é a leitora, e eu sou a admin do BLog :) :)
    Bem, o mar verde e transparente em Jeri, eu só vejo nas lagoas, mas em no mar não…. e Olha que já fui umas 8 vezes para Jeri, viu? Se viu assim, teve uma sorte danada :D

    Beijos

  • Érika Marques

    Mi, fico feliz que esteja gostando do blog. Este final de semana, conheci a praia de Icaraizinho de Amontada, muito linda, e lembra a Jeri de 20 anos atras..Em breve estará no blog.

    Beijos,

  • Pollyana Elias

    bom saber tudo isso ta me ajudando muito,sou de Brasília e eu e minha mãe estamos indo no dia 6 de Março para Fortaleza pela primeira vez,através de pacote com a cvc,teremos passeios para a praia do cumbuco,canoa quebrada ,Lagoinha e morro branco,ficaremos no hotel diogo,são 7 dias,é pouco mas quero aproveitar cada minuto,queria saber se março é um mês chuvoso e se a praia de meireles
    é muito perigosa?eu quero que dê tudo certo,é minhas ferias,quero aproveitar muito e sei que todo canto do Brasil tem o lado positivo e negativo,isso não podemos negar,meu sonho é conhecer Fortaleza
    adorei o seu blog

  • Érika Marques

    Pollyana, Estamos em pleno carnaval e tá a maior chuva :) Mas é assim, amanhece chovendo e antes do almoço abre aquele solzinho , que as vezes vira um solzão:)

    Meireles não é perigoso não.. Só o normal de qualquer cidade grande: não desfilar exibindo máquinas, celulares.. etc.

    Vc vai adorar Fortaleza… Fica de olho no blog, que teremos atualizações do post do Morro Branco :)

    Beijos

  • Pollyana Elias

    oi Érika,muito obrigada por me responder,valeu mesmo
    pode deixar,ficarei de olho no blog
    beijos

  • Anonymous

    oi Erika, eu e meu namorado vamos para fortaleza daqui 10 dias sem agencia de viagens, e vamos passar 4 dias, qual seria o melhor roteiro para não perdermos nada por la?

    Obrigada

    Priscila F.

  • Érika Marques

    Olá Priscila

    O roteiro utilizado pelo Dorval, publicado aqui, é bem interessante http://www.outrosares.net/2012/02/fortaleza-ce-dicas-e-roteiros-de-viagem.html

    O que ele não fez , mas é interessante fazer é conhecer durante o dia o Centro Dragão do Mar, e curtir a noite os barzinhos nos arredores.

    Se tiver mais alguma dúvida, pode entrar em contato novamente.

  • Anonymous

    Ola Erika!

    Parabens pela iniciativa de usar o blog para instruir os turistas na sua cidade.. Ja fiz minhas anotacoes e consegui tirar muitas duvidas so por aqui..

    1. Gostaria que vc me informasse se em julho terei muito problema com chuvas (vou no comecinho do mes) aapesar de saber que fortaleza eh das cidades do nosso pais que faz sol quase todos os dias do ano;

    2. Queria saber 4 praias de cidades proximas a fortaleza eu posso visitar se alugar um carro. podia ser 2 praias por dia porque dos dias que vou passar aih so pretendo alugar caro por 2 dias, entao quero aproveitar pra ir às praias mais distantes, ja que vc disse que pra visitar algumas ficamos nas maos dos bugueiros…

    Das que pesquisei com certeza vou visitar jericoacoara, morro branco, conoa quebrada e cumbuco. Queres me indicar mais alguma? Vou passar 10 dias..

    Desde ja agradeco a sua atencao e mais uma vez parabens pelo blog.

    bjs,

    raquel

  • Érika Marques

    Raquel, não se preocupe… Julho é puro sol em todo Ceará!

    De carro você poderia fazer bate/volta nas seguintes praias: cumbuco,lagoinha, porto das dunas (beach park), morro branco e praia das fontes.

    Caso decida pernoitar em Canoa quebrada, deixe para conhecer Morro Branco na ida!

    Dos 10 dias sugiro, ficar 3 dias em Jericoacoara, 2 em Canoa quebrada, e 5 dias em Fortaleza, e a partir daí conhecer praias próximas como cumbuco, porto das dunas e lagoinha.

    beijos

  • Anonymous

    Olá Érika! tudo bem?

    Então, estarei chegando em Fortaleza no dia 30 de maio e retornaremos dia 04 de junho, vou com meu esposo e com minha filhinha de 11 anos, que está contando os dias, gostaria de algumas dicas, bem detalhadas já que o tempo será curto, na sexta feira estaremos passando o dia no Beach, mas na quarta a tarde, na quinta e sábado estamos sem destino, o que nos indicaria? Algo inesquecível, estamos anciosos!!! Bjs e parabéns pelo Blog que Deus te abençoe. Leandra.

  • Érika Marques

    Olá Leandra,

    Você quer conhecer somente praias? aqui tem dois parques no meio da natureza, maravilhosos. Um é o Complexo Y park, bacana também para os adultos , pois tem o museu da cachaça. Veja este link do Blog Vou contigo : http://voucontigo.com.br/index.php/2011/08/y-park-ecoturismo-e-turismo-de-aventura-no-ceara/

    Há também o Engenhoca Park, próximo ao Beach park em Aquiraz.

    De praias, em Fortaleza vá para Praia do Futuro e caso possa conhecer mais alguma sugiro Lagoinha, no litoral oeste há 100 km da capital. Aluguem um carro e vá para lá, além de conhecer a praia, tem a lagoa das almécegas, pode alugar quadriciclo e seguir até flexeiras. Tenho certeza que a família toda irá gostar.

    Beijos

  • gabrielly ferreira

    Olá Erika, acabei de conhecer o seu blog e achei muito legal!

    Fui a Fortaleza/Jeri no início de fevereiro do ano passado e achei todas as suas dicas bem válidas. Na minha aventura erramos a época (Chove bastante nessa época por lá e chegamos a quase morrer afogados na volta com a jardineira, caiu uma tempestade hahaha) e com isso não aproveitamos o máximo que poderia ter sido aproveitado. Como dica Jeri é linda! mas com a chuva chegam os sapos e eu não sou muito amiga deles sabe. A gastronomia é um dos pontos fortes da vila e indico a picanha argentina e o espagueti com frutos do mar do restaurante Leonardo da Vinci, a pizza da pousada Araxá na rua da duna e uma lanchonete pequenininha na rua principal que fica do lado esquerdo indo pra praia (não me lembro do nome) Os preços nessa lanchonetes são bem amigos e a tapioca de doce de leite com coco é mara. Não indico ir nessa época também pq pode ficar nublado no fim da tarde e você não conseguir ver o tão famoso por do sol na duna. como transporte, tem uma empresa de onibus interestadual que oferece o transfer em onibus 5 estrelas até jijoca e a jardineira até jeri, com horários bem bons de saida das duas pontas. Na época a passagem de fortaleza até Jeri ficou 50 por cabeça, achei bem em conta pela pesquisa que fiz na época.

    Espero ter ajudado os futuros viajantes :)

  • Paula

    eu tbm adoro ver dicas sobre furadas.. é muito bom se prevenir..pq infelizmente pensam que turistas estão dando $$$$….
    Adorei as dicas e vou falar a verdade …já estava quase fechando o pacote das 3 praias num dia rsrsrsrrs
    ficarei 3 dias completos em Fortaleza..quais passeios imprescindiveis devemos fazer?
    pensei ( depois de muito estudo rsrsr)
    beach parque e praia do futuro
    morro branco
    canoa quebrada
    acertei? rsrsrsr

    vou primeiro pra jeri..depois pra fortaleza.. no caminho há alguma praia a qual seria interessante conhecer?

    estou acompanhando sempre seu blog e muito me ajuda viu!
    Parabéns!

  • Érika Marques

    Oiee Paula,

    No caminho para Jericoacora tem muitas praias interessantes como Lagoinha, Flecheiras,Mundaú, Icaraí de Amontada.. Todas lindas!!

    Se você tem apenas 3 dias em Fortaleza, é melhor escolher bem os seus passeios.. Sugestão:

    1) Praia do Futuro + passeios na orla ( praia de iracema,av.beira mar, e se rolar até um passeio de escuna no fim da tarde)

    2) Morro branco – Passe o dia todo por lá.. Se possível alugue um carro, aí você para nos engenhos de cana de açucar no caminho, come uma tapioca.. Em Morro branco , além do labirinto de falésias, sugiro o passeio de Buggy até a lagoa do Uruaú.

    3) Beach Park ou Cumbuco, depende do seu gosto!

    Se tiver tempo não deixe de conhecer o Mercado Central, Dragão do Mar e Ponte Metálica

    Qualquer dúvida estamos aqui :)

  • Paula

    oi Erika..olha não tinha pensado em cumbuco..rsrsr sempre pensei em canoa por conta da foto com o simbolo kkkkkk
    obrigada pela ajuda…. estava achando 9 dias muita coisa..agora acho pouco!!! rsrsrrs
    bjao
    Paula

  • Érika Marques

    Paula,

    Se você fizer muita questão de conhecer Canoa Quebrada, faça este passeio 3 em 1, você irá aproveitar Morro branco e tirar uma foto no símbolo em Canoa.. É cansativo,mas… dá para dizer que "passou" por lá :)

  • Paularbsilvas

    Oi Erika..olha eu aqui de novo..rsrrs a TAM mandou um email e foi alterado nosso horario de voo…sendo assim somos “obrigadas” rsrsr a ficar mais um dia em Fortaleza… ahhhhhhhhh rsrsrs olha eu querendo sua sugestao de novo.. acha viavel passar um dia em canoa? tipo ir cedo e voltar no outro dia a tardezinha?? Cumbuco é pra qual direçao???
    bj
    Obrigada

    dicasrosa.blogspot.com.br

    • outrosares

      Paula, vale a pena sim pernoitar em Canoa Quebrada, vocês irão gostar…Cumbuco é na direção oposta, no litoral oeste bem pertinho de fortaleza. Dá pra fazer um bate e volta… beijos

  • http://www.vidadeturista.com/ Thiago Cesar Busarello

    Excelente as dicas. Truques pega turistas existem em qualquer lugar. Por isso visitar blogs de turismo é tão bom. Encontrar as verdadeiras informações que precisamos saber ao visitar um lugar. Estão anotadas para quando for visitar o Ceará. Tomara que seja em breve. ;)

  • Roberto

    Olá Erika,

    Sou de Niterói- RJ e estarei viajando de férias em 20/01/2013 para Fortaleza e retorno em 31/01/2013. Pretendo dividir este periodo que estarei aí entre a costa do sol nascente e poente mas tenho algumas dúvidas pois minha esposa não abre mão de ficar 2 dias em jijoca( lagoa paraiso) , ou seja, devido a proximidade da vila de jeri, vc acha necessário ficar mais 2 dias em jeri ou 1 só? Só acrescentando estou cotando locação de carro para ficar todos os dias.

    Estava pensando assim e peço que me ajude a fazer alguma mudança

    20/01/2013- Chegada as 09:00, conhecer pontos turisticos( praia do futuro e outros,sugestões por favor), pernoitar e pegar estrada bem cedo.

    21/01/2013 – Hospedar Hotel Platô em Lagoinha, conhecendo Fleixeiras e Mundaú

    22/01/2013 – Passar o dia em Icaraí de Amontoada( pousada a definir)

    23 e 24/ 01/2013 – Ficar 2 dias em Jijoca numa pousada chamada anjo azul situada na Lagoa Paraiso.

    25 e 26 /01/2013 – Ficar 2 dias em Jeri deixando o carro em Jijoca estacionado( hotel/pousada ainda não definido, passe sugestão por favor)

    27 a 29/01/2013 – Partir rumo a Canoa quebrada hospedagem na Pousada Dolce Vita e ficar 3 dias tentando explorar ao máximo todas praias mais bonitas e próximas da redondeza, tipo Ponta Grossa, Redonda e outras(favor ajudar com um roteiro bom pra lá).

    30 e 31/01/2013 – Hospedagem na pousada Ocas do Indio em Morro Branco nestes 2 dias conhecendo tb nas imediações Beberibe, Aguas Belas, Praia das Fontes e Lagoa de Uraú.

    Obs: Meu vôo de volta está marcado para 23:48h do dia 31/01, devendo estar no aeroporto de Fortaleza por volta das 22:00h, como Morro Branco esta a 90 km de Fortaleza suponho que o trajeto seja rápido e voltando no final da tarde teria tempo de entregar o carro e ainda fazer derrepente alguma coisinha por lá.

    O que vc acha deste roteiro? Faria alguma alteração? Algo que acrescentaria? Conto com sua preciosa ajuda.

    Att.

    Roberto.

  • Wilian

    É isso aí! Bacana este post. Acho a praia de Jeri a mais bonita que já fui. Se vc souber enxergar a poesia nela com sua Duna, seu pôr -do – sol mágico e sua maré altamente variante. Mas é terrível ver agência de viagem vendendo Jeri pelas fotos da lagoa como se ela fosse o mar de Jeri!!

  • Diego

    Quanto em média 1 pessoa gasta para passar 7 dias em Fortaleza? com tudo que tiver direito?

  • Rosangela

    Oi, Erica. Muito legal seu blog. Vou em março para Fortaleza, 16 dias. A idéia é sobretudo descansar pois tive um ano ruim e cheio de problemas. Portanto, pé no freio, ficar em no maximo 2 lugares de papo pro ar, recarregando as energias. Já conheço a capita. e Canoa Quebrada. Ficarei 2 dias em Fortaleza só para rever a cidade e estava pensando em 7 a 8 dias em Jericoacoara. Teria uma outra dica de praia, de preferencia sem muita gente, onde pudesse passar o restante do tempo? Agradeceria muitissimo,

    • http://www.outrosares.com/ Érika Marques

      oiee Rosangela, gosto muito das praias de flexeiras e icaraizinho de amontada… acho que valeria a pena uns dias por lá… beijos

  • Pli

    Olá Érica gostaria de dicas suas para quais os passeios não posso deixar de fazer em Fortaleza pois só terei dois dias inteiros lá, estarei indo para Fortaleza no finalzinho de fevereiro nessa época chove? vou ficar três dias em jeri o que fazer?Obrigada e parabéns pelo blog

  • Alessandra

    Olá Érica, sou de Minas Gerais e estou adorando o seu blog pois não conhecia nada sobre o nordeste. Meu esposo e eu estamos querendo viajar no inicio de junho ou entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho, estamos indo para curtir a praia só que estamos com medo de pegar chuva ou frio por isso gostaria que você me desse umas dicas de quais estados e cidades conseguiremos curtir o sol, pois iremos ficar uns treis dias apenas, muito obrigada.

  • Luciana Ferraz

    Olá Erika,

    Muito bacana seu blog. Meu marido e eu vamos para Jeri em Julho. Na ida dormiremos uma noite em Fortaleza e na volta estamos pensando se seria melhor dormir em Canoa Quebrada. Qual sua opinião? É facil transporte até la e depois pra Fortaleza direto ao aeroporto?
    obrigada
    abs
    Luciana