Carnaval no litoral cearense: praia, mela-mela e shows

Quem decide vir para Fortaleza na época do Carnaval e pretende conhecer as praias do litoral cearense, infelizmente se torna praticamente inviável. A grande maioria dos cearenses se desloca para as famosas praias de Aracati (Canoa quebrada e Majorlândia), Beberibe (Morro branco), como também, Taíba, Paracuru, Lagoinha e Flexeiras. O trânsito fica caótico. Assim a dica é ficar na capital, pois inclusive muitas agências de turismo não realizam passeios nesta época, e ir por conta própria complica também, pois o fluxo de carros aumenta, conseqüentemente, ocorrem engarrafamentos e acidentes: perca de tempo! Não se preocupe, a cada ano a prefeitura investe no carnaval de rua com blocos, maracatus e shows com grandes artistas no aterro da praia de Iracema.

Carnaval no litoral

Independente da praia, o esquema é praticamente o mesmo: durante o dia praia, final de tarde mela-mela (sair fantasiado e jogar um no outro, espumas e maisenas), e a noite shows com bandas de forró e axé na praça. As únicas exceções são Aracati- durante o dia os foliões se dividem entre as praias de Majorlândia (shows na praia) e Canoa quebrada e a noite é a base de trios elétricos – e Jericoacoara, os passeios permanecem, só aumenta o fluxo de turistas e o festival de carros 4 x 4.

Pedra Rachada – Carnaval Paracuru 2012
Antes de conhecer os carnavais mais famosos do Brasil: Olinda e Salvador (falta apenas o Rio de Janeiro, quem sabe ano que vem¿), já rodamos praticamente quase todos os points carnavalescos do litoral cearense e como em todo o lugar, tem seus altos e baixos. Já teve a época que o Carnaval de Aracati era o que bombava, se assemelhava ao de Salvador (de longe, mas parecia J). Já o da praia do presídio era da elite um ano, e no outro, depois que todos descobriram, ficou muvucado. Beberibe sempre arrasa na sua programação musical, é uma mistura de forró e axé danada.
Hoje casada e com uma família linda, priorizo oferecer bem estar ao meu filho, tentando passar ao lado da família ou com casais de amigos com filhos, assim a brincadeira é sadia e fica guardada para sempre na lembrança do pequeno. Nada melhor do que brincar o carnaval ao lado dos primos não é¿
Carnaval em Paracuru 2012 – Raí com os primos
Carnaval 2012 em Paracuru

Há 20 anos freqüento a praia do Paracuru. A primeira vez foi com os meus pais, mas depois virou figurinha carimbada, pois a família do meu marido tem casa na região, então vez por outra estamos por aqui.

Paracuru está a 80 km de Fortaleza, não é um dos destinos turísticos mais procurados, mas possui belezas tão quanto suas vizinhas famosas. Situada do litoral oeste ao lado de Lagoinha, possui mar calmo com várias piscinas naturais, característica desta região.

Currais em Paracuru – Quando a maré seca, os peixes ficam presos nos currais, facilitando a pesca.
Paracuru – Restos de um navio naufragado
Para nós o carnaval é momento de juntar a família, pois muitos moram em outras cidades ou estados. Assim este ano nos reunimos em Paracuru (to escrevendo este post, enquanto todos dormem).

A melhor praia da região é a Pedra Rachada, situada do lado direito das praias do centro. O ponto de apoio é a barraca Quebramar.

Pedra Rachada em Paracuru – formação de algas
Barra Quebramar – Paracuru
No período da folia, carros de todas as tribos e seus paredões de som tomam contam da praia. É um mix de ritmos, que ás vezes dá uma agonia!

Carnaval 2012 em Paracuru – Os 4 x 4 disputam espaço na areia
Dica: Evite chegar muito tarde à praia. Chegando cedo – entre 8 ou 9 horas da manhã – acha uma mesinha com sombra, ainda não está muito tumultuado e  evita o congestionamento. O lance é, chegar e sair cedo.
Trânsito ao meio dia
No fim da tarde é hora de ir à Praça da Igreja (matriz) e levar a criançada para curtir as machinhas de carnaval debaixo de muita espuma e maisena. O ambiente é familiar, pelo menos no finalzinho da tarde e começo da noite, pois as sete já estávamosmos retornando.

A caminho do mela-mela
Desfile dos blocos tradicionais : famílias e grupos de amigos
Família unida na folia
Carnaval da criançada – Paracuru 2012
A noite tocam algumas bandas na praça ou acontece o famoso luau na praia, que nada mais é do que vários paredões de som na praia de pedra rachada. Não fomos nenhum dia, com crianças, o esquema é acordar e dormir cedo J

Deixe seu Comentário