Bem, minha experiência com o blog iniciou através de uma pesquisa na internet sobre Fortaleza, que seria o destino da primeira viagem que faria com minha namorada. Encontrei no site Mochileiros um post da Érika e, a partir daí iniciamos nossos contatos. As dicas dadas por ela foram todas SENSACIONAIS, mais do que aprovadas.
Iniciou pela sugestão que ela deu por locarmos um carro ao invés de fazermos os passeios por agências. Foi ótimo!! Por pesquisas dela mesmo, cheguei ao Sr. Messias, da Loccenter Locadora. Muito atencioso, cordial, com preços atrativos, boa negociação e o carro ótimo!!
Em Fortaleza ficamos hospedados no Hotel Diogo. Localizado na Av. Abolição, esquina com Av. Barão de Studart, bem próximo da Av. Beira Mar, acomodações ótimas e café da manhã bem farto.
Em Fortaleza, foram sensacionais as caminhadas pela Beira Mar, à visita à feirinha de artesanato na própria av. Beira Mar, na praia de Meireles, a ida às compras tanto no Mercado Central como na feira de artesanato da antiga cadeia pública, atualmente Emcetur.
Em um site de compras coletivas, descobri um passeio de veleiro maravilhoso, para quem escolhe o horário das 16 horas, pode curtir durante a viagem um por do sol como este da foto. A dica é procurar nos sites de compra coletiva, ou na própria av. Beira Mar a Associação dos Veleiros de Fortaleza.
Leia mais: O que fazer em Fortaleza
Para comer, foram várias dicas seguidas… tanto o restaurante Coco Bambu, na Av. Beira Mar, quanto o restaurante Docentes e Decentes com o recomendadíssimo Feijão Verde Tradicional…
Leia mais – > Restaurantes em Fortaleza
Além dele, tem a dica do cais do porto, que fica na praia de Mucuripe, bem no final da Av. Beira Mar. Lá você pode escolher direto nas peixarias o que quer comer e, logo após, ir ao quiosque que fica localizado junto às bancas e pedir que preparem o cardápio para você. O preço é bem atrativo.
Fora de Fortaleza, praias maravilhosas de se conhecer são Cumbuco e Morro Branco.
Em Cumbuco é indispensável fazer o passeio pelas praias e Lagoa do Cauípe onde se encontra o cardápio vivo…
O passeio pode ser feito de buggy ou, se tiver carro próprio, pode contratar um guia. Os valores variam entre R$ 260,00 para o buggy e R$ 90,00 se optar somente pelo o guia.
Em Morro Branco, impossível não se encantar com as belezas das falésias. Inicia-se com o caminho pelo labirinto…
Após, é altamente recomendável alugar um buggy e passear por 3 praias e 1 lagoa: Morro Branco, praia das fontes, praia do Diogo e a Lagoa do Uruaú, apreciando várias paisagens as paisagens, como a gruta da mãe d água e bicas de água doce.
Saindo de Fortaleza, outro destino que é imperdoável deixar de conhecer é Jericoacoara. O caminho entre Fortaleza e Jericoacoara pode ser feito por veículos 4×4 ou ir de ônibus/jardineira pela empresa que faz a linha regular, a Fretcar (o que utilizamos). Em Jericoacoara ficamos hospedados na pousada Surfing Jeri. Ambiente acolhedor, pessoal simpático e prestativo e um café da manhã ótimo.
Já em Jeri, o primeiro compromisso é subir a duna do pôr do sol para apreciar a incomparável paisagem do sol caindo sobre o mar à nossa frente…
Locais para comer são vários, existem pizzarias, peixarias em que você escolhe o peixe e o mesmo são preparadas na hora. No último dia de passeio por Jeri descobrimos o restaurante na beira da praia do Hotel Mosquito Blue. De noite as mesas são iluminadas por luz de vela. A comida é excelente e os preços na média dos demais locais valem à pena! Para as sobremesas, não podemos esquecer da Engenhoca Doce, onde podemos provar de deliciosos sorvetes artesanais.
Um ponto turístico que requer uma certa dose de boa vontade para madrugar é visitar a Padaria Santo Antônio. Abre sempre às 2 hs da madrugada. Isso mesmo, DUAS HORAS DA MADRUGADA. Serve café de garrafa térmica em copos, pães recheados e nos deixa com gostinho de quero mais ao deixarmos Jeri.
Dos passeios, impossível deixar de alugar um buggy para conhecer as lagoas do coração, paraíso e azul. Águas perfeitas, límpidas e ainda mais contando com as barracas à beira da água onde é possível desfrutar de petiscos, refeições e bebidas diversas.
Uma sugestão de quem contratar para os passeios é a Jumentur. Equipe cordial e profissional com motoristas profissionais.
No passeio da Tatajuba / Lagoa da Torta, é possível visitar o Mangue Seco, além de ver ao vivo e a cores o famoso cavalo marinho (que não colocarei foto para não estragar a surpresa de vê-lo ao vivo). Outro personagem que pode ser visto neste passeio é o caranguejo…
Para encerrar nossa jornada cearense, fomos visitar a Pedra Furada. Por mais que este passeio possa ser facilitado indo uma parte do caminho de buggy ou charrete, incentivo a todos para que façam todo o caminho a pé. Parte-se próximo à pousada do serrote, subimos o morro e vamos seguindo as diversas trilhas que existem até chegar até a indescritível paisagem que a natureza nos oferece… No trajeto pode-se encontrar pedras que parecem ter sido pintadas manualmente…
E, no retorno, podemos ser recepcionados por um bando de pássaros…
Enfim, o Ceará foi nosso primeiro destino de viagem e deixará sempre saudades em nosso coração e nossos olhos e mentes terão eternamente imagens como estas na memória…
Siga o Outros Ares no Twitter: @blogoutrosares
Siga Érika Marques no Twitter: @erikamarquesce
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/outrosares