A primeira vez que ouvi falar nestes dois paraísos foi no final de 2002. Ricardo Freire recomendou em uma revista de viagem e turismo praias preservadas, quase intocadas que transbordavam sossego e tranqüilidade. Fixei aquelas imagens e gravei aqueles nomes…
Tempos atrás vi Gostoso e Galinhos no Jornal Hoje e novamente Ricardo Freire em 2005, deu várias dicas no Viaje na Viagem, durante sua expedição pelo Nordeste. Pronto! Coloquei de vez esses destinos no meu caminho. Bastava apenas surgir à oportunidade. E apareceu!!! Em julho de 2011, no retorno da nossa viagem pelo Nordeste de carro, pernoitamos em São Miguel do Gostoso, este dia foi apenas um aperitivo, que deixou muita saudade! Desejava retornar o mais rápido possível, e consegui! No final de 2011 viajamos novamente de carro e em família (Eu, maridex e filhote), partindo de Fortaleza-Ce, permanecendo por uma semana na região

Galinhos – Rio Grande do Norte

Pôr do Sol em Galinhos – Vista da Pousada Peixe-Galo
São Miguel do Gostoso e Galinhos são praias situadas no litoral norte potiguar (Rio Grande do Norte). Gostoso como é carinhosamente chamada por todos, tem belezas e encantos únicos. A praia tem ar de vila de pescadores, contudo, seu vilarejo é charmoso, pois possui várias pousadas bacanas e restaurantes descolados, que lembram a minha Jericoacoara ou a praia da Pipa, mas nem de longe tem a agitação de ambas. Gostoso é tranqüila, sossegada, não há baladas. Aqui a gente acorda e dorme cedo, pratica esportes – Kitesurf e Windsurf, futebol e vôlei de praia, caminhadas – relaxa nas piscinas naturais e ainda come bem! Hospedamos-nos na Pousada dos Ponteiros, na praia do Maceió.

Praia do Maceió – Palhoças da Pousada dos Ponteiros
A praia mais bonita da região é Tourinhos, que possui um impressionante conjunto de dunas petrificadas há mais de 2500 anos. Na maré baixa, formam-se maravilhosas piscinas naturais.

Praia de Tourinhos – Gostoso|RN
Final de tarde, marcamos presença na praia do Cardeiro. O local é excelente para prática de futebol e vôlei de praia, como também frescobol. Juntos turistas e pessoas locais se divertem. Além do que o cenário é incrível, dá para admirar o baile dos kitesurfs ao longo da praia de Santo Cristo que fica ao lado. Tanto para almoçar quanto para petiscar, tem dois ótimos lugares: Bar do Tico e o Sheik´s.

Praia de Santo Cristo – Gostoso| RN
Outra descoberta foi às piscinas naturais da praia de Peroba, localizada no município de Touros. Transparência e preservação são seus sinônimos.
Piscinas naturais da Praia de Peroba | Tourps-RN
Conhecemos um casal mineiro, que gostou tanto de Gostoso que resolveram comprar uma casa de veraneio. Assim há dois anos viajam quilômetros para curtir o mar que Minas não têm… Gostoso é assim, cativante, envolvente… Ruim é voltar para realidade!

Ao passo que Galinhos é uma península isolada do mundo, cercada por uma natureza exuberante, diversificada e ainda bem preservada, como: manguezais, lagoas doces, imensas dunas, salinas. Aqui é ainda mais rústico, não tem restaurantes descolados, o acesso é feito por barcos.  A tranqüilidade reina em absoluto. A gente se desliga da realidade.

Dunas de Galinhos – RN
Salinas de Galinhos – RN
Lagoa do Capim  em Galinhos-RN
E aí estão gostando? Este post é apenas um aperitivo, ao longo das próximas semanas, o que não vai faltar é dicas de passeios, hospedagens e aventuras vividas em Galinhos e Gostoso. 

A Natália Gastão , do Blog Ziga da Zuca também conferiu este paraíso e ainda teve aulas de Wind Surf. Vale a pena conferir!

Deixe seu Comentário
  • Chile para crianças

    Não tô falando? Como vou decidir para onde ir assim?

    Cada lugar mais lindo que o outro!
    Dicas preciosas e lndas fotos! Já estou ansiosa pelo resto.

    Bjs
    Cinthia

  • Karla

    Oi, Érika! Que lugares maravilhosos! Estou com muita vontade de conhecer, afinal, morar em Natal e sair daqui sem ir seria um pecado.
    Mas queria saber como é para crianças. Meu filho tem 1 aninho. Como foi a pousada? Seu filhote tem quantos anos?
    Me conta!!! rs
    Quero muito ir!!
    Beijos
    Karla

    http://www.cariocandoporai.blogspot.com

  • Érika Marques

    Realmente dá pra ficar bem indecisa, no Nordeste tem cada cantinho lindo… Na dúvida, sugiro pegar a primeira promoção para região e só depois escolher a praia :)

    Se vai para Recife, tem Carneiros-PE e Maragogi -AL, caso opte pela Paraíba, tem a praia de Coqueirinho e Tambaba perfeita pra crianças também…

    Se for para Natal, além da própria capital que é super cativante e acolhedora, tem várias praias qu atende todos os gostos… Pipa, camurumpim, tibau do sul, gostoso, galinhos…

    E olha que não tô citando nada do Ceará, sem Sergipe, quiçá as belezas da imenda Bahia…

    E ai vai para onde, linda?

    Beijos

  • Érika Marques

    Olá Karla,

    Olha não volte do Rio Grande do Norte sem marcar presença nesses paraísos, ok?

    Meu filho tem 6 anos, e nesta idade já é bem mais fácil a hospedagem e alimentação, não precisa de tantos cuidados né?

    Em Gostoso acho que não possui aquelas pousadas kids friendly ( com copa baby, monitores e tal e tal) é mais rústico, porém tem pousadas maravilhosas, como a que fiquei a dos Ponteiros.

    Os chalés tem dois ambientes, lindos de frente para o mar, com rede na varanda. Há um pequeno restaurante, onde é possível pedir pra esquentar um leite, uma água ou bater uma vitamina , se seu filho precisar.

    Quantas as praias, a melhor para levar pela manhã, na maré baixa é Tourinhos, e ainda tem um restaurante A Tartuga, como ponto de apoio.

    Dá para vc ir sem medo para Gostoso… Agora Galinhos exige um pouco mais de planejamento… Primeiro precisa pegar uma balsa , porém é segura e rápida. as pousadas são bem mais simples que gostoso.. Nos passeios de buggy ou de barco, é aconselhável levar lanchinhos e água, pois não tem infra estrutura nas paradas…

    Ficamos na Pousada Peixe galo, que fica ao lado do restaurante da D.Irene o melhor da região… :)

    A princípio são essas dicas… Os detalhes virão nos próximos posts….

    beijão

  • Karla

    Obrigada, Érika! Vou guardar estas informações e assim que tivermos uma folguinha, partiremos pra lá!

    Cinthia, venha para Natal! Você não vai se arrepender!! rs

    Beijos,
    Karla

  • Raphaela

    Rio Grande do Norte é lindo!

    Conheço Natal, mas agora quero conhecer Galinhos e São Miguel do Gostoso! Fiquei empolgada com essas praias maravilhosas.

    Dica para quem viaja com a família: nada melhor que alugar por temporada. Aproveitamos melhor os momentos juntos.

    Recomendo: http://www.aluguetemporada.com.br

  • Camila Alvarez

    Olá Erika, bacana seu blog viu! Achei ao procurar destinos menos conhecidos no Nordeste.
    Adorei Galinhos, é a minha cara! Vou pesquisar para ficar lá ou em Gostoso, apenas eu e meu marido, se tudo der certo. O que voce nos sugere? Ficar em Gostoso ou Galinhos? Como somos de SP nao teremos carro disponível.

  • Érika Marques

    Oiee Camilla,

    Esta resposta é bem particular… Quando estávamos em Galinhos conhecemos um casal de São Paulo que iam ficar uma semana.. Ficaram 3 dias em Gostoso e 7 dias em Galinhos… Mas eu particularmente, acho muitos dias… lá é muito tranquilo e pouquíssimos opções de restaurantes.. 03 ou 4 dias são mais que suficientes. Dá para fazer os passeios e ainda descansar!

    Vcs irão ficar quantos dias? Poderiam fazer que como esse casal:

    - Passar alguns dias em Gostoso, contratar um passeio para Galinhos e ficar mais alguns dias por lá.. Vocês pegariam um transfer para Natal a partir de Galinhos.

    Abraços,