Patacho-Al: Praia cinco estrelas no Nordeste

A Praia do Patacho, situada no litoral Norte de Alagoas no município de Porto das Pedras, é considerada uma praia cinco estrelas, segundo o Guia Quatro Rodas, instrumento que prezo bastante.
Praia do Patacho – Alagoas
Não é por menos, sossego e tranqüilidade transbordam em uma das regiões mais preservada e bonita da Costa dos Corais, porque não dizer também da “rota ecológica”.
O cenário é emoldurado por vastos coqueirais, que por causa dos ventos fortes e constantes os inclinaram, quase “beijando” o mar.. O mar… Esverdeado, de águas mornas e cristalinas um verdadeiro convite ao relaxamento. Sinceramente? Um paraíso, que ainda por enquanto, está preservado e quase intocado!

Praia do Patacho – Alagoas
Quando descobri seus atributos, fiquei fascinada, e coloquei o destino na minha wish list. Acontece que a “tonta” aqui, queria abraçar o mundo, realizando um roteiro full Day (que não recomendo). Perdemos tempo em deslocamento, e dedicamos apenas uma horinha neste paraíso. Praticamente, “passamos” por Patacho.

Melhor época
O melhor horário para conhecer a Praia do Patacho é na maré baixa. Quando a maré seca, uma larga faixa de areia aparece e se torna ideal para caminhadas. É possível caminhar “horrores” mar adentro, com águas na canela. J Pra deleite de adultos e crianças, várias piscinas naturais surgem , proporcionando diversão garantida.

Praia do Patacho – Alagoas
Atenção -> Não há serviço nem infra-estrutura mínima como: restaurantes, quiosques, banheiros, barracas. A praia é praticamente deserta, isto, por um lado é bom, pois a mantém preservada, por outro, dificulta a permanência, a não ser que você traga tudo: guarda sol, água, lanchinho…

Raí e Isadora, no mar calmo e tranquilo da Praia do Patacho
Como chegar

Se estiver em Maragogi (nós), siga pela Al 101, sentido Maceió, após Japaratinga atravesse em uma balsa (carro também) e chegará em Porto das Pedras, siga pela Al-435 e antes de chegar em São Miguel dos Milagres, você verá uma placa do lado esquerda: PRAIA DO PATACHO
Caso venha de São Miguel dos Milagres vira-se a direita (nesta mesma placa), logo após passar por uma estátua do Padre Cícero.
Ambos os caminhos te levarão a uma estradinha que permeia os coqueirais. Siga sem medo, e desembarque em uma orla deserta e paradisíaca.

Deixe seu Comentário
  • Chile para crianças

    Olha, já estou morrendo de vontade de ir para esses seus lados, mas com tanto lugar lindo neste blog, não sei por onde começar….

    Me dá uma pista pls!

    Mais uma praia lindíssima, parabéns!

    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  • Érika Marques

    Amiga, eu sou suspeita para falar.. Sou loucamente apaixonada pelo Nordeste.. Cada praia tem uma particularidade, beleza.. enfim tudo de bom. E é porque não conheço ainda Fernando de Noronha e boa parte das praias da Bahia ( tem cada uma linda…)

    Beijos,

  • Temporada Plus

    Prezada Érica,
    Muito legal o seu post. O local é realmente fantástico e fiquei muito feliz em saber que, mesmos após 15 anos quase nada mudou, o que é raro, já que o “progresso” nem sempre é tão bem vindo. Como você bem colocou, o local não oferece infra estrutura para o turista, e nosso site, http://temporadaplus.com tem opções em Maceió de imóveis de aluguel por Temporada que poderão viabilizar esta visita ao paraíso.
    Continue, por favor, a nos mostrar estes lugares maravilhosos que estimulam nossa vontade de viajar, de respirar novos ares ou retornar a locais já visitados como a Praia do Patacho/Porto das Pedras.
    Um grande abraço,
    Henrique Neves/Temporada Plus

  • Érika Marques

    Henrique, obrigada pela visita! E sempre que eu puder, estarei escrevendo sobre o Nordeste.Os próximos posts serão sobre Galinhos e São Miguel do Gostoso, no litoral potiguar.!

    Abraços

  • Karla

    Oi, Érika! Sou uma carioca apaixonada por viagens e que agora está morando em Natal. Meu marido tem família em Maceió e vira e mexe pintamos por lá. Fiquei com vontade de conhecer essa praia mas como tenho um bebê de 1 ano, acho que a falta de estrutura dificultaria nossa vida por lá, o que acha?
    Assim como você, sou apaixonada pelo nosso Nordeste.
    Quero muito saber mais sobre Galinhos e São Miguel do Gostoso, para aproveitar minha estadia por aqui e ir visitar. Vou aguardar!

    Beijos,
    Karla
    http://www.cariocandoporai.blogspot.com

  • Érika Marques

    Oi Karlla,

    Obrigada pela visita! Eu também já acompanho o seu blog, e me amarro nas suas dicas sobre o Rio Grande do Norte. Você vai adorar São Miguel do Gostoso e Galinhos. Gostoso é uma praia bem kids friendly, esta semana sai o 1 post! :)

    Quanto a praia do patacho, o melhor seria se hospedar em São Miguel dos Milagres que fica ao lado e tem pousadas maravilhosas , é a chamada Rota Ecológica. Atenção: Algumas não aceitam crianças. No primeiro post sobre Maragogi, tem dicas de hospedagem: http://respirandooutrosares.blogspot.com/2011/11/explorando-melhor-maragogi-e-os.html

    Beijos,

  • Paula

    Por pura falta de informação… fui a Al e não conheci esse lugar lindo! Vou ter que voltar! rsrssrs
    bjo
    dicas valiosas!
    dicasrosa.blogspot.com.br

  • Flavia

    Estou pensando em ir, mas tenho 3 crianças. Fiquei com a impressão que, assim como São Miguel dos Milagres, os lugares não são tão receptivos às crianças.
    O que você achou?

  • Érika Marques

    Olá Flávia,

    A praia do patacho como falei anteriormente não tem infra-estrutura, ou você leva tudo ou se hospeda nos arredores. Apesar de São miguel dos Milagres ter fama de hospedagens românticas para casais, há algumas opções bacanas para quem viaja com crianças.

    Dá uma olhada neste post http://www.outrosares.net/2011/11/explorando-melhor-maragogi-e-os.html

    e leia também o blog da Patricia Papp http://coisasdemae.wordpress.com/2010/04/22/as-melhores-viagens-com-as-criancas/

    Espero ter ajudado! ;)

    Beijos

  • Karen

    Oi Erica amei esse blog e principalmente essa parte super quero conhecer essa praia vou passar reveion 2013 em maceio e certeza q vou tirar um tempinho para conhecer