Praia semi-deserta, de águas mornas e calmas situada em São Miguel Gostoso, distante há 100 km de Natal. É considerada a mais bonita da região e, diga-se de passagem, a melhor para quem está com crianças.


Em conversa com outros viajantes que estavam há dias em Gostoso, constatei que a praia de Tourinhos era a melhor para quem estava com crianças.  Motivos: praia tranqüila e sossegada, mar calmo e piscininha maravilhosa que se forma na maré baixa, sem contar as delícias gastronômicas do restaurante A Tartuga.


Melhor momento

O horário ideal para conhecer e aproveitar bem tourinhos é visitar na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais sendo conveniente uma caminhada nos arredores.

Mar de tourinhos

Na maré baixa, perfeita para caminhadas | Tourinhos
Suas particularidades

A praia de Tourinhos possui belezas únicas, dentre elas, estão as suas formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2500 anos.

Dunas Petrificadas de 2.500 anos | Tourinhos

Vista de 180° do conjunto geológico das dunas petrificadas | Tourinhos

Formações rochosas | Tourinhos
Outra coisa interessante é o famoso “suspiro da baleia”, que nada mais é, que um jato d água que jorra através de fenda de uma das pedras. Esta obra da natureza só é vista, quando a maré está enchendo. Quase que eu perdia, mas consegui registrar alguns lances.

Etapas do Suspiro da Baleia – Tourinhos
O famoso suspiro da Baleia | Tourinhos
O seu pôr do sol também é uma atração, mas cheguei no finalzinho…

Ponto de apoio – A Tartuga

O único restaurante da praia é a Tartuga, que não aceita cartões e os preços são bem elevados. Também quer o que? Deve ser considerado todo aquele deserto e dificuldade de acesso… De qualquer forma, preferimos almoçar em Gostoso por ter mais opções, porém tapeamos o estômago com os deliciosos bolinhos de bacalhau e caipirinhas. O filhote foi de batata-frita e água de coco.

Restaurante A Tartuga | Tourinhos
Raí brincando na sombra – providencial :)

Como chegar

A forma mais divertida é alugando um quadriciclo e ir pela praia. Em julho era moda alugar pela diária, que sai por volta de R$150,00. Porém quando retornei no final do ano, constatei que as fiscalizações estavam bem severas na praia. Então não dá para ir muito longe. Outra forma é contratando um passeio de buggy.

Como estávamos de carro, fomos por conta própria. Perfeito. O acesso é por uma estrada de piçarra por uns 8 km, depois é só virar a direita na placa indicando o restaurante A Tartuga.
Pronto.. Chegou neste pedacinho belo e deserto do Rio Grande do Norte!


Deixe seu Comentário
  • Claudia Liechavicius

    Erika.
    Tourinhos é uma praia lindíssima.
    Passei um dia lá quando fui à São Miguel do Gostoso e adoreeeiiiii!!!!!
    Beijos
    Claudia