O Estado de
Santa Catarina
se tornou este ano o segundo destino turístico no Brasil mais procurado por estrangeiros, ficando atrás apenas da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Grande parte deste sucesso se deve a Florianópolis, ou melhor, a Ilha da Magia, como assim é carinhosamente chamada. E põe magia nisso… A ilha possui 42 praias: selvagens, urbanas, familiares ou românticas; natureza exuberante, lagoas, cachoeiras, dunas, mirantes, museus, gastronomia excelente, agitação noturna trilegal e o melhor: sabe como receber e acolher qualquer turista, seja de lá onde for.


Conhecer Floripa era um sonho antigo, mas encontrar vôos em conta é uma raridade, além do que, escutei muito o falatório: A ilha é o melhor destino de verão, é lá que é o point… Não existe lugar melhor! Em dezembro a TAM fez uma promoção imperdível e não contei pipoca: consegui o trecho Fortaleza-Florianópolis por 179,00 reais. Quem deseja ficar de olho nas promoções de passagens aéreas, faça como eu, assine o site Melhores Destinos, e viva na tentação de está sempre viajando! Conversa vai, conversa vem, tweet vai, tweet vem e no final conseguimos mobilizar 12 pessoas, dentre elas blogueiros e viajantes, que juntos conheceram Florianópolis de 15 a 18 de março.
Blogosfera viajante: Vida de Turista, Tip Trips, Outros Ares, Dicas e Roteiros de Viagens, Sair do Brasil, Diário de Mochileiro. Viajantes : Juliana Schwartz,  Débora, Douglas Nunes, Leonardo Xavier, Jeferson, Letícia, Gledson Raimundo.
E por onde começo ?

Quando decido visitar alguma cidade, caso seja no Brasil, consulto primeiramente o Guia Quatro Rodas, e em seguida parto em busca de dicas, relatos e roteiros nos blogs de turismo. No Viaje na Viagem, do mestre Ricardo Freire,  há várias informações, um verdadeiro guia, que foram essenciais para o sucesso desta viagem. Outro blog bacana é o Meus Roteiros de Viagens, Diego que mora em Floripa, sugere roteiros práticos e baratos, seja um tour pelo centro histórico ou os melhores mirantes da Ilha da Magia, dica boa é o que não falta. 
A época mais procurada é o verão, quando realmente acontece o boom de Floripa.  Desfiles de corpos sarados, baladas que se iniciam ás 10 horas da manhã e muita diversão são apenas um aperitivo das férias. Em contra partida o trânsito de se torna caótico, sendo necessário criar estratégias para não ficar presos nos engarrafamentos infernais.

Escolhemos a média temporada. Depois do carnaval até meados de abril, o sol ainda dá o ar da graça, surgem promoções de passagens aéreas e hospedagem, tornando a época deliciosamente acessível. Não se iluda pensando que não encontrará turista, verá e muitos, principalmente estrangeiros. As festas famosas nos lounges em Jurerê internacional encerram-se praticamente após o carnaval, contudo, agitação continua, se concentrando na Lagoa da Conceição ou em alguns points no centro.
Como se circular na ilha

Baseado na grande extensão da Ilha, estar de carro facilita muito a locomoção, penso eu, que seja algo essencial e imprescindível, tendo em vista que os táxis são escassos e bem caro, pois independente de onde você se hospede se deslocará bastante.

A melhor opção é alugar um carro. Dica – Sempre que decido alugar um carro em um destino, procuro locadoras locais, pois tento fugir das locadoras nacionalmente reconhecidas. Motivo – o preço!  Tente pesquisar, consulte amigos e recomendações, que sempre encontrará uma boa opção!

Em Florianópolis encontramos a Inova . Na verdade um dia navegando atrás de dicas, descobri o Blog de Rotas, site com roteiros super bacanas em Santa Catarina, oferecendo dicas imperdíveis de Floripa, com opções de comer e beber, como também agenda cultural de shows e eventos. O blog era administrado pela Inova.  Não deu outra, e fechamos uma grande parceria!!! A Inova , foi uma grande parceira nesta viagem, disponibilizou um carro novinho, com GPS para nossa trip!

Inova – Locadora de carro em Florianópolis
As diárias são bem acessíveis. A tarifa de um carro básico com quilômetros ilimitados fica em torno de R$ 65,00. Na capital tem uma loja no aeroporto e outra no centro, mas há também filiais em Criciúma, Itajaí e Joinville.  Retiramos o carro no aeroporto no qual o atendimento foi ágil e cortês. Nunca saí tão rápido de um aeroporto!  E olha que preenchi todas as solicitações triviais e necessárias em uma locação de carro. :)

Qual a melhor região para se hospedar?

Bem, isto depende da intenção de cada viajante e ou da época escolhida. No verão, o norte da ilha é o local mais descolado e estruturado.  Caso procure tranqüilidade, independente da época, o sul é o destino certo!  Praias selvagens com belezas incomparáveis estão ao seu dispor. Como viajamos na média temporada, optamos por ficar no meio da ilha, ou melhor, nos arredores da Lagoa da Conceição. Além de está próxima às praias Joaquina e Mole, em seu entorno há barzinhos, restaurantes, supermercados e lojinhas.

Ilha de Campeche – Florianópolis
Escolhemos ficar em albergues, para aproveitar o clima do local e interagir com os outros viajantes. Atmosfera assim, só encontra em hostels. Depois de uma vasta pesquisa, procurando um bem avaliado e que oferecesse quartos coletivos e privados, reservamos o Tucano Hostel, localizado na Lagoa.

Tucano Hostel – Florianópolis
Outra boa opção e central é os hotéis da Beira-Mar Norte, uns amigos estavam na mesma época lá e se hospedaram no Magestic Palace. O hotel é bem chique com vista privilegiada,  e serviço excelente. As diárias ficaram em torno de 225 reais.

Mapa de Florianópolis


Bateu a fome, aonde vou?

Florianópolis é uma tentação para os amantes de frutos do mar. Eu não vi a cor de carne durante minha estadia. Opções não faltaram para degustar o melhor peixe, ostras ou camarões. Os locais com cultura açoriana como Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa são o que há de melhor.

Quem procura ostras fresquinhas e deliciosas à pedida são os restaurantes de Ribeirão da Ilha. Sambaqui ao lado de Santo Antônio de Lisboa formam a Rota Gastronômica do Sol Poente. Conheci os restaurantes Pitangueiras e Restingas, ambos em Sambaqui. Quem preferir peixes assados com preços acessíveis vá para a costa da lagoa. Porém minha grande surpresa foi a sequência de frutos do mar do Bar do Arantes. Embora muitos falassem que é programa pega-turista, fiquei abismada, com os beiços babando… A comida era extremamente saborosa e dava para um batalhão. Para um lanchinho reforçado, apostamos na Sanduicheria da Ilha.
Nos próximos posts, irei detalhar cada programa, restaurante ou serviço citado. Tenham paciência, que aos pouquinhos destrincho tudo. Ah!! Não pensem que a dicas sobre o Nordeste acabaram ainda faltam postagens sobre Galinhos- RN, Icaraí de Amontada e Mundaú no Ceará, detalhes da surpreendente São Luís-MA e da minha amada Fortaleza-CE. Histórias, dicas e relatos não faltam!!!

Até!!!
Deixe seu Comentário
  • Luciana Almeida

    Muito bom o post! Além de ter lindas fotos! :)

  • Gleiber Rodrigues

    Adorei! Adorei! Adorei!

  • Diego

    O post ficou bem bacana, gostei!!

  • Alexandra

    Então foi bem de viagem, hein! Beijos grandes
    Alexandra do @cafeviagem

  • Karla

    Legal o post! Fotos lindas!

    Bjs,
    Karla
    http://www.cariocandoporai.blogspot.com

  • Coisas de mãe

    Wow, que super viagem!

    Eu adoro Floripa, acabo indo com uma certa frequencia pq tenho cunhado morando lá! Cada vez que vou conheço lugares, restaurantes e praias novas e gosto mais!

    Vou adorar a série!

  • Érika Marques

    Paty, que delícia de lugar… Preciso voltar mais vezes! Sorte a sua que mora bem mais perto que eu!

    Beijos

  • http://www.facebook.com/aninha.freitas.80 Aninha Freitas

    Amei Floripa e tudo ki vi por lá…. perfeito roteiro para férias … sozinho ou em familia…. porém não alugem carro com a EASY rent a car… deccepção foi pouco…. ficamos no meio da rua… ainda bem ki alugamos rápido em outra locaroda… mais foi pessimo ficar na rua com criança por conta do mau serviço desta empresa.