Galinhos-RN: Como chegar| Rotas e estradas

De um lado o mar, do outro o rio, assim é a península de Galinhos, distante 170 km ao norte de Natal e 30km de Macau, inserida no Pólo Turístico Costa Branca.

O acesso é restrito a carros 4 por 4  pela praia na maré baixa ou através da travessia de barco  a partir do estacionamento do município de Pratagil.Bem, estas foram as  poucas informações que encontrei em alguns sites. Então achei importante, fazer um post bem explicadinho e esclarecedor, tentando minimizar as dúvidas que tanto me rodearam.

Paisagens durante a travessia de barco
Partindo de Natal

De carro – Acesso pela BR-406, pegar a estrada sentido Macau, passando por Ceará Mirim, João Câmara, Jandaíra. A estrada está em perfeitas condições e bem sinalizada. Depois de Jandaíra, percorra mais 16,8 km e, depois do ponto de ônibus, entre no primeiro acesso à direita. Siga as placas sentido Pratagil (25 km). Deixe o carro no estacionamento da prefeitura  e pegue um barco para fazer a travessia a Galinhos (funciona todos os dias, das 5h às 23h). Antes de chegar no estacionamento é melhor agendar com o barqueiro, informe-se com a pousada que irá ficar.

Exibir mapa ampliado   Rota de Natal até Galinhos

Translado com agências de receptivo –  Existem várias disponíveis em Natal. Indicarei o serviço da Pousada Peixe-Galo, na qual foi a nossa hospedagem em Galinhos.

Contato:Rose Rocha  
Telefone:84-3206-8841/3206-8840
Email:rose@pousadapeixegalo.com.br 


De ônibus – Da rodoviária de Natal, a empresa Expresso Cabral é a única que opera linha regular até Galinhos. Saídas somente aos domingos às 6h. Duração da viagem é 2h45. O ônibus para em Pratagil e depois é preciso pegar um barco para fazer a travessia até Galinhos. 


Partindo de São Miguel do Gostoso

Passeio de Bugue – Quem viaja a Gostoso e dispõe de três diárias no mínimo, geralmente realiza o passeio até Galinhos, um dos mais procurados. São 90 km pela praia com duração de 9 horas.  É bem cansativo, mas compensa para quem não tem muito tempo na região e faz questão de conhecê-la. Particularmente, não curto programa deste tipo, pois não dá para “sentir” o lugar!! O valor do passeio de buggy para 4 pessoas custa R$ 350,00. O horário varia dependendo da tábua de maré.

De carro – De São Miguel do Gostoso a Galinhos, o caminho é feito pelo interior, através da RN-023 e BR-406. São 140 km.


Partindo de Fortaleza – A rota que utilizamos


De carro - Pegue a CE-040 (Rota do Sol Nascente) e siga em direção a Mossoró-RN pela BR-304. Não será necessário seguir até Natal, é possível ir por dentro (interior) diminuindo 200km. Após passar da entrada principal da cidade de Assu-RN, por volta do km 119, conte 10km, passe o posto BR, a ponte e dobre a esquerda seguindo com destino a cidade de Ipanguaçu. ( este é o 3º acesso a cidade de ASSU). Dirija até a BR-406, durante o trajeto passará pela estrada da Petrobrás – várias propriedades com “cavalinhos” retirando petróleo – região muito rica. Ao chegar na BR 406, dobre a esquerda e siga até Galinhos. De Fortaleza á Galinhos por este caminho são 415 km e 6 horas de viagem.


Exibir mapa ampliado       Rota Fortaleza|CE – Galinhos|RN
Travessia de barco
 O estacionamento de Pratagil é amplo, gratuito, porém não é coberto. Ao chegar, um fiscal da prefeitura devidamente identificado, lhe abordará para registrar os dados do veículo e o período da estadia.

Estacionamento em Pratagil
Utilizamos o barco “Feliz com Deus I”, do barqueiro Márcio. O contato foi feito através da pousada Peixe-Galo. Mesmo que você fique em outra, poderá entrar em contato com o Márcio que ele virá te buscar. Telefone: 084 91946889. Valor da travessia do barco – R$ 30,00.

Píer do estacionamento de Pratagil
Barco semelhante ao que utilizamos
Dica: Pode-se negociar com o barqueiro, fechando  ida e volta, como também o passeio de barco por Galinhos, passando por dunas,lagoas e salinas. Desta forma dá para rolar um baita descontão!



Deixe seu Comentário
  • ludmy

    post mais prático e bem feito, impossível! Adoro as suas dicas de praia, como chegar…obrigada!

  • Danyborsetti

    Nossa, de São Miguel do Gostoso até Galinhos são 140km? a estrada é boa?

    • http://www.outrosares.com/ Érika Marques

      Olá Dany,

      Olha… a RN 023 a que me referi é bem próxima a São Miguel do gostoso… Quando estiver voltando de Gostoso quase em frente a entrada de Touros na BR 101, tem o acesso a direita da RN – 023, pode entrar sem medo e seguir.. Passará por 3 vilarejos até chegar em João Câmara. Este trecho não é dos melhores, a estrada é estreita e possui alguns buracos. Então quando chegar em João Câmara, dobre a direita na Br 406 e siga rumo a Galinhos.. A estrada está em perfeitas condições!