Logo no início do blog, escrevi uma pequena nota sobre a praia de Morro Branco, dando algumas orientações básicas, quanto á localização, hospedagem e falei por alto da maior atração desta praia: Parque Nacional das Falésias.

Labirinto de Falésias – Morro Branco | CE
Desde pequena, freqüento este pedacinho do Ceará, e não me canso de suas belezas! Uma vez ou outra estou por lá, pois um casal de amigos tem uma casa maravilhosa na marina de morro branco, inclusive está disponível para aluguel por temporada, em breve faço uma postagem por aqui!

Sabe aqueles artesanatos com areias coloridas? Aqui é point! Antes da entrada da trilha, ao lado do mirante tem uma feirinha de artesanato com diversos boxes com produtos regionais: rendas, bolsas, roupas, souvenir, e claro, artigos decorativos com areias coloridas.



Labirinto de Falésias

Logo após o centro de artesanato há um mirante com vista para toda orla do Morro branco. Em seguida á uma curta caminhada está a entrada do Parque nacional das Falésias. Não é necessário guias. Porém se você é daqueles que curte ouvir uma boa história, logo na entrada tem vários.

No início do lado direito, há um quadro com o mapa da regiã0, mostrando os melhores pontos para foto. Uma pena que não esteja tão preservado!


Logo nas primeiras passadas, nota-se a imensidão do parque. As areias avermelhadas, as imensas crateras, se contrastam com o azul do mar. A sensação é de está em pleno deserto, mas com brisa fresca constante.

Labirinto de Falésias – Morro Branco | CE

A vegetação rasteira e a formação de cactos completam o cenário. No meio do caminho há uma placa indicando a descida entre as falésias. Se tiver sorte como nós, há um salvador da pátria, vendendo picolés!!!! Santo alívio!

Labirinto de Falésias – Morro Branco | CE

Nesta parte do passeio é possível perceber a variação e cores: da mais escura a mais clara. O tempo e o vento alteram constantemente suas formações.

Labirinto de Falésias – Morro Branco | CE

O final da trilha termina na praia! Vários bugueiros esperam diariamente os turistas para oferecer o passeio: 3 praias e 1 lagoa – Morro branco, das Fontes, Diogo e a lagoa do Uruaú. Este passeio é bacana, a última vez que fiz foi em janeiro passado, e tem duração de 2 horas. Logo, logo tá por aqui também!

Como chegar

A melhora forma é alugando um carro, o que dá mais mobilidade e liberdade. Porém se não curtir a idéia, é possível comprar um transfer de ida e volta, no quiosque da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. Lá é vendido passeios para várias praias do Ceará. O transporte utilizado são vans ou micro-ônibus e custa em torno de 30 a 50 reais por pessoa.


Distante 80 km de Fortaleza, no litoral leste, o acesso é pela CE – 040, por via totalmente duplicada e recentemente inaugurada. 

Dicas práticas

1) Use roupas leves, óculos de sol e bonés
2) Abuse do protetor solar
3) Leve muita água
4) E não se esqueça da máquina fotográfica


Deixe seu Comentário
  • Karla

    Lindo demais, Érika!
    Olha, acabo de voltar de Gostoso. Gostoso é pouco para aquele lugar! Lindo demais!
    Em breve vou postar lá no blog!
    Beijos,
    Karla
    http://www.cariocandoporai.blogspot.com

  • Érika Marques

    Oiee Karlinha,

    E ai ficou naquela pousada mesmo??? Tô curiosa para saber como foi sua viagem, posta logo então :)

    Beijos

  • Chile para crianças

    Demais!!!
    Já estive aí há muitos anos, preciso voltar!
    Lembra muito o deserto do Atacama só que com este mar lindo ao fundo.

    Lindas fotos como sempre.
    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  • Karla

    Oi, Érika! Ficamos na mesma pousada sim, e adorei!
    Já já começo a postar! rsrs

    Beijos!!
    Karla
    http://www.cariocandoporai.blogspot.com

  • Lo La Doces

    Erika, estamos indo agora dia 18/08, Minha filha tem 6 anos, e quero fazer o maior número de praias turisticas em pouco tempo. Para isso alugamos um carro. Queria saber se é fácil circular entre uma praia e outra(nascente e poente) de carro pelas estradas e entradas, ou precisamos de um guia?

  • Érika Marques

    Oiee… As estradas estão ótimas.. O litoral leste (nascente) está duplicado até Beberibe ( praias de Morro branco e Praia das fontes). Acesso bem rápido.. Você não terá dificuldades com o deslocamento e não precisa de guias. Se tiver mais alguma dúvida, pode falar que te ajudo com o roteiro!

    Abraços,

  • Sione

    Estando em Beberibe , precisa pegar outra condução para chegar as falesias??