Praia, boa mesa, e cenário deslumbrante… Não há melhor descrição para Sambaqui. Descobrir este cantinho em Florianópolis foi um verdadeiro achado. Agradeço imensamente ao Gustavo Belli, do Blog Viajar e Pensar, por indicar este programa e toda a atenção dispensada durante o planejamento desta viagem.


Localizada na região oeste de Florianópolis, distante 17 km do centro, Sambaqui, juntamente com o bairro vizinho de Santo Antônio de Lisboa é o reduto da comunidade açoriana da ilha.
Por apresentar uma vista panorâmica da Baia do Norte e Continente de tirar o fôlego, aos poucos foram instalados bares e restaurantes, onde a grande maioria tem como especialidade frutos do mar.


Um programa bacana seria passar um final de tarde em Santo Antônio de Lisboa, apreciando um lindo pôr do sol onde é possível avistar um dos grandes cartões-postais de Floripa: Ponte Hercílio Luz e logo após, seguir para Sambaqui e saborear as delícias do mar. Por causa do tempo, só curti a segunda opção, contudo, muito bem aproveitada. Conhecemos dois restaurantes que além de ofertar uma boa culinária, desfruta uma vista privilegiada: RestaurantePintangueiras  e Restinga Recanto bar & restaurante .

Pitangueiras

Depois do tour pelas praias do litoral norte, partimos azilados de fome para Sambaqui. O céu estava nublado, mas nem por isso roubou a beleza do lugar. Pitangueiras Restaurante está localizado no final, na ponta da praia de Sambaqui. Possui uma área interna envidraçada e mesas dispostas num deck de madeira, que em dia de sol deve ser disputadíssimo. O forte é peixes e frutos do mar, as porções para dois dão para três.

Deck do Restaurante Pitangueiras – Florianópolis

Restinga Restaurante | Bar do Dandão

Nosso último dia em Florianópolis, aliado a comemoração do meu aniversário, merecia um almoço diferenciado. Retornamos ao pólo gastronômico e conhecemos o Restaurante Restinga. Paixão a primeira vista!

Aniversário comemorado ao lado de amigos da blogosfera viajante
Situado também na ponta da praia de Sambaqui e ao lado do Pitangueiras, tem uma decoração única: cultural,folclórica e divertida.  Como está localizado numa região açoriana, o Restinga homenageou o Boi- Mamão, percebida em cada detalhe do estabelecimento.


Nota: O boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina, Brasil, sendo encenado principalmente na região litorânea. Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernuncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois, os corvos, podendo faltar algumas delas. ( Wikipédia) 
Restaurante Restinga – Florianópolis
Outro forte da casa é a vista panorâmica de matar qualquer um, bem melhor e mais apaixonante que o Pitangueiras.


Vamos parar de conversa fiada, que imagem não é tudo e não mata a fome, não é?  A comida é deliciosa e o atendimento excelente. Como estávamos em um grupo grande, pedimos algumas entradas e pratos diversos, assim cada um provava um pouquinho de cada J.

Iniciamos com Coquille de camarão, bolinho de bacalhau e ostras no bafo e gratinada.  Tudo muito gostoso, a não ser o bolinho que achei meio sem graça e muita massa.

Pratos: Congrio a Bella meuniure, Tainha, Salmão, Caldeirada de Sururu, e até carne. Incrível, mas alguns colegas não gostavam de peixes e frutos do mar.. fazer o que?
Congrio a Belle Meneure – Detalhe, o pirão vem recheado de camarão :) 
Praia de Sambaqui

Como chegar: Seguir pela Beira-mar norte em direção do Norte da Ilha, pela SC 401, Depois da Saída para o Cacupé, pegar a placa em direção a Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, passar por Santo Antônio de Lisboa e seguir para a Praia de Sambaqui.
Localização: A praia de Sambaqui fica na continuação da estrada da Praia de Santo Antônio de Lisboa.
No retorno, um solzinho  para alegrar o dia!
Sambaqui – Florianópolis
Serviço
Restaurante Pitangueiras
Rua Rodovia Rafel da Rocha Pires, 2861 Sambaqui – Florianópolis –SC
Funcionamento de quarta a segunda-feira das 11:30 às 24 horas.
Telefone: 048 3335 0598

Restinga Recanto e Bar Restaurante
Rua Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2759 Sambaqui – Florianópolis –SC
Funcionamento de terça-feira a domingo das 11:00 às 24 horas.
Telefone: 048 32352093

Nota: A Inova , excelente locadora de carros em Santa Catarina foi nossa grande parceira nesta trip.
Deixe seu Comentário
  • CLAUDINEI SALVIO

    V á conhecer também, o restaurante terramar na costa da lagoa um local sem igual, você chegarà de barco, ou por trilha, saindo do canto dos araças ou pelo Ratones.

    • http://www.outrosares.com/ Érika Marques

      Valeu Claudinei, dá próxima vez que estiver na ilha irei conferir. Bjão!