Florianópolis – Praias do Litoral Norte


 Não tínhamos muito tempo em Florianópolis e queríamos conhecer de tudo um pouco, assim reservamos um dia para um tour nas praias do litoral norte. Saímos de carro da Lagoa da Conceição pelo acesso do litoral leste, passando rapidamente pelas praias Joaquina e Mole. As duas são praias movimentadas, mar agitado e reduto de surfistas. A princípio não vi graça, talvez por ser do Ceará, e está rodeada de praias totalmente diversas, não sei…

As principais praias do litoral norte são: Ingleses, Santinho, Brava, Lagoinha, Ponta das Canas, Canavieiras, Jurerê, Jurerê Internacional, Daniela, Forte, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.
A idéia inicial era fazer um passeio de barco pelas praias do litoral norte e algumas ilhas, partindo de Canavieiras. Recebemos recomendações da embarcação Piratas do Caribe ou Barco do Pirata, devido a sua grande animação e qualidade do atendimento. Entretanto perdemos o horário! Sugestões de empresas: Scuna SulEscuna Martin.
Se o passeio furou, a vontade de desbravar o litoral não. Nossa primeira parada foi a Praia Brava. Situada em área bem urbanizada, com vários condomínios. O mar agitado, com ondas fortes e altas também é point dos surfistas.  No verão é uma das mais badaladas, mas quando fui estava tranqüila e boa para descanso.

Praia Brava – Florianópolis | SC
Em seguida, procuramos ansiosamente a praia de Lagoinha, pois as staffs do Tucano Hostel recomendaram bastante. A praia é pequena, com apenas 800 metros de extensão, cercada por dois morros, possuindo um mar calmo e tranqüilo. Local bem familiar, ideal para as crianças. A água é mais quentinha que as demais, mas lembre-se: mar no sul do Brasil, nem de longe se assemelha as temperaturas do Nordeste.  Não vi muita infra-estrutura, as pessoas trazem seu kit praia: guarda-sol, cadeiras, térmica. Pronto, é só curtir!

Vista panorâmica da praia da Lagoinha do Norte – Florianópolis
Lagoinha do Norte – Florianópolis|SC
Nossa próxima parada: a famosa Jurerê… Gente o que é aquilo!!! Totalmente diferente dos outros bairros. Avenidas, lojas, bares e restaurantes despojados e luxuosos. A praia é normal, não há grandes atrativos, porém o que surpreende são as megas estruturas das barracas de praia, verdadeiros Beach Clubs. Os lounges mais concorridos são: Parador 12, Taikô e Café de La Musique. Para dos badaleiros de plantão,vale a pena conhecer  e se hospedar na área no verão. Mas quem não curte muita agitação, é interessante ir na média temporada. 


Três horas da tarde, a fome bateu e partimos para Sambaqui na rota gastronômica do sol poente.

Sambaqui – Florianópolis | SC
Confesso que o meu primeiro contato com as praias de Floripa não foi tão positivo. Achei tudo muito igual, independente da praia: entre morros e matas estava o mar. Mas o que esperar de uma ilha? Aos poucos, percebi suas peculiaridades e me rendi aos seus encantos.

Nota: A Inova , excelente locadora de carros em Santa Catarina foi nossa grande parceira nesta trip.

Deixe seu Comentário
  • Mãe Mochileira,Filho Malinha

    Oiii!! td bom?? ah,peeense que minha vontade de conhecer Floripa aumenta cada dia mais!!! :D
    Que delicia de lugar é esse?? babei nas fotos aqui!! To aqui de olho nas promos das cias aereas,hahaha!!
    bjs,e otima semana!!quando vens a Natal para a gente marcar um encontrinho?? :)