Bar do Arante – Tradição em Florianópolis


Minha viagem só é completa, quando saboreio a culinária local, provo os pratos típicos. Li muito sobre a tal seqüência de camarões, famosa em vários restaurantes em Floripa, ora elogios, ora críticas. Alguns até relataram ser um prato pega-turista, mas eu não resisti.  Depois de passar a manhã na praia do Matadeiro, eu e Fernanda (uma médica paulistana super engraçada que conheci no Tucano Hostel) partimos ansiosamente para o Bar do Arantes.

Bar do Arante | Florianópolis – SC
Situado no extremo sul da ilha, à beira-mar na pacata praia de Pântano do Sul, o Bar do Arantes foi a minha melhor experiência gastronômica em Florianópolis. A tradição vem de longe, muito longe… Sua história deu início em 1958, quando seu Arante e Dona Osmerina abriram uma pequena venda para pescadores: “Bodega do Arante”. Na década de 60, eles se mudaram para o atual endereço e começaram a vender peixe frito com pirão.

Uma das curiosidades do local é a sua decoração intrigante: paredes e tetos forrados com bilhetes de clientes de várias partes do Brasil e do Mundo. Esta “mania” deu incício na década de 70 quando jovens, principalmente paulistas, vinham acampar durante as férias, deixando bilhetinhos para os colegas informando a sua localização. Desde então já foram computados mais 70 mil bilhetes, de sugestões de pratos á elogios do local, passando por pensamentos e declarações de amor, os conteúdos são diversos! O que não falta é criatividade. Até eu deixei um… rsrsrs

Mais de 70 mil bilhetes espalhados no Bar do Arante – Florianópolis


São vários salões distribuídos no térreo, no qual aos finais de semana além dos pratos a La carte oferecem também self-service. No mezanino, há um grande salão usado freqüentemente sob reservas. A vista é linda!

Bar do Arante – Florianópolis
Mezanino com vista para praia de Pântano do Sul – Bar do Arante
Para abrir o apetite e desejar boas-vindas, uma garrafinha de cachaça com copinhos de barros estão posicionados estrategicamente logo na entrada. Pode beber a vontade, ops… Com moderação é claro!

Cachacinha de boas vindas – Bar do Arante
Pedimos uma sequência de frutos do mar, que no cardápio indica para 2 pessoas, que ABSURDO!!!!! O prato é tão farto, tão farto, que 3 pessoas bem gulosas comeriam muito bem ou para 04 pessoas educadinhas e lights! :)! O bacana é que não vem tudo de uma vez, os pratos surgem aos pouquinhos e bem quentinho. Quando o garçom percebe que o cliente está satisfeito, traz as demais entradas. Dá só uma olhada:

Casquinha de siri, peixe frito, camarões a milanesa, isca de peixe, ostras gratinadas e ostras no bafo
E dá-lhe camarões : alho e óleo e no bafo | Bar do Arante
Entre uma caipirinha e conversas aleatórias com o garçom Tuca, tentávamos dá conta de tamanha comilança, mas foi impossível. O prato principal chegou por último, ficando praticamente intacto. Um pecado!

E para finalizar: filé de peixe ao molho de camarão, pirão, arroz , salada e batata frita. É mole ou quer mais?
Serviço
Valor da sequência de frutos do mar : R$ 135,00
Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 – Pântano do Sul  SC,
(0xx)48 3237-7022

Nota: A Inova, excelente locadora de carros em Santa Catarina foi nossa grande parceira nesta trip.


Se você tem alguma indicação de Sequência de camarões ou frutos do mar, compartilhe 
na caixa de comentários!!

Siga o Outros Ares no Twitter@blogoutrosares
Siga Érika Marques no Twitter: @erikamarquesce
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/outrosares
Deixe seu Comentário
  • Thiago

    Que fotos legais! Estive em Floripa por pouquíssimo tempo, deu dó perceber o quanto deixei pra uma próxima!

  • Érika Marques

    Oie Thiago, que bom te ver por aqui! Obrigada pela visita!
    E eu não vejo a hora de retornar… Floripa surpreende a cada esquina… Hoje descobri outro restaurante ( Vadinho) em Pantano do Sul, dica da Adriana Lacerda no Blog Escapismo Genuíno.

    Beijos

  • Anonymous

    Érika, adorei! Não tenho fotos tão boas quanto as suas…

    Fernanda

  • Érika Marques

    Oi Fê, se quiser as fotos estão a disposição!!!! Tá na hora da gente combinar outra viagenzinha…rsrsrs
    Beijocas,

  • Luciana Almeida

    Hummm deu água na boca! Vou anotar e com certeza estarei lá! Adorei seus posts de Floripa! Me ajudaram muito! Beijos