O Litoral sul é considerado a região mais colonial de Florianópolis, a começar por Ribeirão da Ilha, com traços e raízes açorianas que infelizmente não conheci. Em compensação, tive a oportunidade de percorrer praias de natureza indescritíveis e beleza ímpar: Ilha do Campeche, praia da Armação, Matadeiro e Pântano do Sul. A melhor forma de conhecê-las é alugando um carro.

Mapa das praias de Florianópolis
Na sexta-feira eu e mais dois amigos, Fernanda e Daniel, deixamos o Tucano Hostel por volta das 10 horas da manhã e seguimos em direção a praia da Armação, distante 22 km da Lagoa da Conceição.  A praia é um dos principais núcleos de pesca da capital, o vilarejo é formado principalmente por famílias de pescadores.

Vista da praia da armação ( depois da ponte) a partir da trilha para praia do Matadeiro ( antes da ponte)
Nossa intenção não era a praia da armação exatamente, e sim a praia vizinha, Matadeiro, cujo acesso é apenas a pé, após atravessar um pequeno riacho. Passamos o restinho da manhã por aqui. A praia possui uma singela infra-estrutura: 02 barracas de praias, que disponibilizam algumas cadeiras e guarda-sóis e ducha de água doce. Tomamos água de coco, algumas cervejas e refrigerantes. Deixamos para almoçar na próxima praia Pântano do Sul.

Travessia do riacho na maré baixa para praia do matadeiro. No retorno a maré estava um pouco abaixo da cintura | Florianópolis
Nota: A praia da armação tem esse nome, pois no passado (século XX) havia várias armadilhas para a pesca de baleias, em seguida na praia ao lado ocorria à matança, daí o titulo praia do Matadeiro. Atualmente as baleias franca são fortemente preservadas e o turismo de observação é fonte de renda para Santa Catarina.

Praia do Matadeiro | Florianópolis-SC
Barraca de praia que ficamos na praia do matadeiro
Praia do Matadeiro – Apesar do mar relativamente calmo, haviam boas ondas…
A praia de Pântano do sul está localizada no extremo sul da ilha, distante 30 km do centro de Floripa.  Nosso objetivo era conhecer o famoso Bar do Arantes, onde provamos a tradicional seqüência de camarões e frutos do mar – detalhes no próximo post.

Pântano do Sul | Florianópolis -SC
Ilha de Campeche

Uma das mais belas atrações de Florianópolis, a ilha da magia está situada a leste da praia do Campeche. O acesso é feito de barco a partir da barra da lagoa, Campeche ou Armação. A praia da armação é o ponto mais próximo da ilha, proporcionando assim menor distância, barateando o trajeto. Nem precisa dizer que esta foi a nossa opção!

Praia da Armação – Florianópolis
Estacionamos o carro em frente a associação, na qual é a porta de entrada para os passeios de barco
Armação | Matadeiro – A ponte divide as duas praias e acesso ao píer
Os barcos partem na medida em que, formam-se pequenos grupos. Pagamos R$ 40,00, referente a ida|volta por pessoa. O percurso durou aproximadamente 40 minutos.

Praia da Armação – Pier da saída dos barcos para Ilha de Campeche – Guichê com vendas dos tickets

Ao desembarcar, o barqueiro combina o horário da volta. Normalmente ficam-se de 4 a 5 horas na ilha. Tempo suficiente para realizar os passeios: mergulhos ou caminhadas ecológicas guiadas em meio à mata atlântica, onde é possível avistar animais em extinção e inscrições rupestres. São 21 sítios arqueológicos, 9 estações líticas, e 1 sambaqui. Maiores informações, clique aqui.

Ilha de Campeche | Florianópolis-SC
ILha do Campeche- Florianópolis
Eu e Vanessa – A gente pensa que esse sol não queima, olha o resultado aí… marquinha feiosa :)
Planejamos fazer todas as atividades, porém o cansaço devido à noite anterior, e por ser o 1º dia que estávamos todos reunidos, queria apenas bater um papo, trocar experiências, em meio aquela grande beleza natural. Assim, escolhemos um restaurante, e aproveitamos a praia.

Turminha reunida na Ilha de Campeche – Faltou disposição para o trekking…rsrsrs
No retorno assistimos um belo pôr do sol, com vista para praia da armação 
Dica - Para quem curte trilhas, há uma praia muito linda chamada Lagoinha do leste, onde o acesso se restringe a trilhas, pela praia do matadeiro (trilha longa) ou por pântano do sul ( curta).  Quer conferir um relato? Passa lá no Mochila da Juli, tem essa e outros trekkings por Floripa.
Nota: A Inova, excelente locadora de carros em Santa Catarina foi nossa grande parceira nesta trip.

Siga o Outros Ares no Twitter@blogoutrosares
Siga Érika Marques no Twitter: @erikamarquesce
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/outrosares
Deixe seu Comentário
  • Luis

    Muito boas as dicas da parte sul da ilha. A praia do Matadeiro é realmente bem bonita e muito tranquila. Dá vontade de ficar a vida inteira naquelas barracas.

  • Érika Marques

    Olá Luis,

    Eu gostaria de ter explorado mais o litoral sul da Ilha, me apaixonei!!! Preciso voltar o quanto antes! :)