O litoral leste cearense é marcado por falésias de diversas nuances cores e tons.
 A começar pelo forte alaranjado das da praia de Morro Branco.  Caminhando no labirinto de falésias, constatamos a variação das tonalidades: vermelho, laranja, amarelo, marfim, branco e até rosado.  No final do passeio, há uma palhoça que vende água de coco, refrigerantes, água e sequilhos deliciosos. Ao lado diversos bugueiros oferecem passeios pelas praias. O mais famoso, é o que visita quatro locais: três praias (Morro branco, Praia das Fontes, Praia do Diogo) e uma lagoa (Uruaú). O preço varia bastante, de R$ 80 (baixa temporada) a R$ 140,00 (alta temporada)- Buggy para quatro pessoas.   Este ano, fui duas vezes: uma em fevereiro com um casal de amigos e outra no finalzinho de março com minhas tias. No início do ano paguei R$ 120,00 e depois consegui por R$ 80,00. Dica: pechinche, converse e nunca aceite a primeira oferta.

Tonalidades diversas nas falésias – Morro Branco-CE
Litoral leste do Ceará – Morro branco, Praia das Fonte e Praia do Diogo

Se você tem um dia inteiro em Morro branco, inclua este passeio. A primeira parada é na praia das fontes. Tem esse nome devido diversas fontes de água doce na beira da praia.  Uma delas é a Gruta da Mãe D água, originada de uma abertura na falésia. Também chamada de Gruta da Açucena, devido a gravações de cenas românticas da novela Tropicaliente.  Antes de chegarmos à gruta, passamos bem pertinho do parque eólico.

Gruta da Mãe D Água – Praia das Fontes-CE
Gruta da Mãe D Água – Praia das Fontes
Bicas de Água doce – Praia das Fontes – CE
Parque Eólico – Praia das Fontes-CE
Em seguida veio á praia do Diogo, um pacato vilarejo de pescadores, encerrando o passeio a beira mar e continuando sob as dunas. O cenário é bonito e paradisíaco, no horizonte avistamos um oásis: a lagoa do Uruaú.

Lagoa do Uruaú – CE
Lagoa de água doce, calma e morninha. Uma pequena palhoça vende bebidas e poucos petiscos como queijo assado e churrasquinho. O banho é uma delícia, dá vontade de ficar por horas, mas o tempo é curto, no máximo 30 minutos e o bugueiro já te chama para realidade!

Lagoa do Uruaú – Ceará
Eu e a querida Tia Célia, viajante das boas! :)
No retorno se bater a fome, peça para ele te deixar na orla de Morro Branco, próximo as barracas de praia e prove os dotes culinários do Restaurante do Sandro.

Serviço
Associação dos Bugueiros
Valor: R$ 80,00 a R$ 140,00
Buggy para  até 04 pessoas
Duração: 2h30min
Morro Branco – Ceará ( Acesso pelo CE – 040 Beberibe)

Siga o Outros Ares no Twitter@blogoutrosares
Siga Érika Marques no Twitter: @erikamarquesce
Curta nossa Fan Page no Facebook: www.facebook.com/outrosares

Deixe seu Comentário
  • Mauricio Oliveira

Conheci tudo issooooooooooooooo!
    O post ficou lindo Érika, parabens!
    Eu super recomendo esse passeio tb.
    Bjs

• Érika Marques

Obrigada Maurício!! Seria legal se todos que fossem a Morro Branco tivessem a oportunidade de fazer este passeio!

• Leo Nascimento

Minha estadia será de 03 dias em fortaleza. Alem das praias da capital gostaria de um passeio, (claro com direito a banho) nas praias de morro branco, das fontes, essas regiões. Estarei com esposa e criança. O que você sugere?

• http://www.outrosares.com/ Érika Marques

Leo, Como você terá 4 dias em Fortaleza, poderá alternar passeios dentro da capital com as praias próximas…Além da praia do futuro, que apesar de possui um mar agitado, se for na maré baixa é melhor para crianças, como também há uma mega infraestrutura, é só escolher a melhor agrada sua família: Tem este post aqui: http://outrosares.com/2012/01/ferias-em-fortaleza-barracas-de-praia-oferecem-lazer-e-diversao-para-os-pequenos.html

O Complexo Beach Park, não é apenas o Aqua park, conta também com uma excelente barraca de praia, vale a pena passar o dia por lá, por mais que não entre no parque. Não se assuste com os preços, lá é tudo o olho da cara :)

No passeio para o Morro Branco, é melhor ir de carro alugado, pois poderá ir parando… No caminho tem o Centro das tapioqueiras, o Engenho tradição…

Abraços,

• Leo Nascimento

Corrigindo minha estadia será de 4 dias sab a ter.

• Patricia

Hoje estou aqui para agradecer , este site é tudo de bom mesmo.

Sou do RJ e estive em Fortaleza com marido e 2 filhos no período de 14/03/13 a 21/03/13 achei este site por acaso e desde então é meu grande companheiro, antes da viagem defini meu roteiro baseada no que li aqui e os erros que cometi foram somente por falta de tempo, mas consciente. Estou falando exclusivamente do passeio as 3 praias,eu realmente não gostei de fazer Morro Branco com Canoa Quebrada, foi frustrante.
    Consegui ir ao Beach Park no dia 15/03 presente de aniversário para o meu filho, no dia 16/03 fomos para Jericoacoara foram 3 dias mágicos já que não tenho como definir Jeri de tão maravilhoso o astral daquele vilarejo. 19/03 fomos ao Dragão do Mar, Mercado Central,Beira Mar da praia de Iracema, Meireles onde ficamos hospedados, fui na sorveteria 50 sabores e restaurantes também indicados aqui no site, 20/03 fiz o passeio as 3 praias tudo foi maravilhoso em Morro Branco o guia de lá foi o Leonardo muito engraçado, o passeio de buggy conforme o indicado também aqui foi ótimo, mas quando fui para Canoa Quebrada, foi só para almoçar não vi vantagem, deveria ter feito somente Morro Branco iria nas rendeiras e sairia mais feliz..No dia 21/03 viemos embora para a minha cidade maravilhosa com um gostinho de quero mais da sua cidade maravilhosa e como faltou praias à visitar e o Y-park fica aqui a promessa de voltarmos em 2014 ok?

Muito obrigado por tudo e continuo visitando e sonhando diariamente com outros ares…

beijos fica com Deus.

• Bruna

Oi Erika, vou a Fortaleza no periodo de maio comemorar aniversário de casamento, mas não faço a ideia no que fazer, pois pensei em ir ao Beach park mas achei caro demais. Então a segunda opção foi ir a Morro branco e conhecer um pouco do que vc retratou acima. Mas onde acho os bugs, em fortaleza? Não queremos alugar carro,pois meu marido vai descansar e não quer dirigir. temos so 3 dias, pensei no primeiro dia, aproveitar a ferinha, os atrativos perto de Iracema e Meireles onde ficaremos hospedados, mas no segundo dia realmente gostaria de ir a outra praia, como Morro branco.

• odecio buggy pink floyd

o passeio de buggy em Morro Branco, é um dos mais longos pela praia, do ceará.
    e mais rico em beleza natural. somos a estrela do turismo; mas quem brilha são vocês!