Arte, cultura, história, entretenimento são alguns ingredientes chaves que fazem do Centro Dragão do Mar um sucesso absoluto entre seus visitantes!  Sua área compreende 30 mil metros quadrados e conta com diversas atrações:  Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório, a Praça Verde, a Cafeteria Santa Clara, Ceart e vários barzinhos bacanas que abrem no início da noite como o Chopp do Bexiga e o Buono Amicis.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Entrada
Já visitei diversas vezes, porém algumas atrações interessantes passaram despercebidas, como por exemplo, a exposição permanente Vaqueiros, situada no subsolo do Memorial da Cultura Cearense. O local retrata de forma lúdica e didática o universo sertanejo, através de fotos e objetos ligados ao seu cotidiano.

Exposição Vaqueiros –  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 
Exposição Vaqueiros –  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 
Exposição Vaqueiros –  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 
Dica: Um cantinho interessante que respira cultura passou batido, pois sempre começo o passeio pelo final. Meu ponto de partida geralmente é a Cafeteria Santa Clara. Para não ficar perdido, sugiro que inicie pela entrada principal, localizada ás margens da av. Monsenhor Tabosa, ao lado da Biblioteca Municipal e pegue o exemplar gratuito do Guia de Arte e Cultura com toda a programação do mês e mapa das atrações do Dragão do Mar. O ideal é conhecer na parte da tarde, a partir das 15 horas quando a maioria das atrações já está aberta.

A primeira parada é o Memorial da Cultura Cearense que atualmente está com a exposição O imaginário do Rei: Visões do universo de Luiz Gonzaga, em comemoração ao centenário do Rei do Baião.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
A partir desta sala você terá acesso às seguintes exposições: Brinquedo – A arte do Movimento (Voltei à infância, lá na década de 80… Vários brinquedos de madeira, pano, que instigaram meu filho a fazer trocentas perguntas – Mãe você brincava com isso? E como era?) e Vaqueiros, que falei anteriormente.
Um pouco mais á frente tem o MAC – Museu de Arte Contemporânea, onde nunca vejo nada interessante, perdoem-me se sou leiga no assunto. Na última visita, vi salas amplas com alguns vídeos desconexos, ora em telões ora em TV, sem o acompanhamento de um guia ficou difícil a compreensão. Resumindo não curti.
Bateu a fome?  Você não irá se arrepender em fazer uma paradinha no Café Santa Clara, uma das melhores cafeterias de Fortaleza. É tanta comidinha gostosa, que ficará na dúvida por onde começar. O preço não é barato, mas ficará satisfeito!

Raí saboreando um Affogatto de Chocolate: Chocolate quente, sorvete de creme e chantily
Ainda no andar de cima há o anfiteatro e o Planetário, que dispõe de três sessões diárias com duração de 40 min, a partir das 18 horas, nos finais de semana há mais uma sessão ás 17 horas. No último domingo assistimos Explorando o Universo, que aborda os segredos do céu através de uma viagem pelo universo, sendo guiada por Galileu. Raí curtiu muito, mas a sessão O ABC do Sistema Solar, agrada mais as crianças.

Planetário – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Noite das Estrelas: Quando a lua está na fase quarto crescente, o planetário disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observará crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes. A participação é gratuita, basta chegar às 19 horas e entrar na fila.
No térreo há 2 salas de cinemas, 01 teatro, Ceart (lojinha com venda  de artesanato) e barzinhos.
Barzinhos –  Planetário – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Outras atividades
YOGA – Todas as sextas-feiras, às 16h, no bosque da Praça Verde. Acesso Livre.
TAI CHI CHUAN – Todas as terças e quintas, às 16:30, na Praça Verde. Acesso Livre.
Feira de Artesanato – De sexta a domingo, das 17h às 22h, próximo ao cinema.
A Escola Criativa no dragão do Mar: Uma ação do Dragão do Mar Educativo. Recebe alunos de escolas públicas de Fortaleza, atendendo jovens para assistirem a espetáculos no teatro. O projeto oferece lanche e transporte
Apresentações Musicais – Verificar a programação mensal.

Passarela que liga os Museus á Cafeteria e Planetário- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
No fim de semana a criançada ganha programação especial. Além de cinema, teatro e planetário o Centro Dragão do Mar oferece todos os sábados a tarde de 14h ás 17hs um grupo de escoteiro, que tem como meta o desenvolvimento do jovem a través da prática do trabalho em equipe.
Aos domingos das 16h às 19h, na Praça Verde acontece o projeto Brincando e Pintando. Uma série de brincadeiras lúdicas, didáticas e atividades orientadas por monitores. Sabe quando você escuta o galo cantar e não sabe onde? Era o que eu sabia sobre este projeto. No último domingo fui conferir com o meu filho e fiquei apaixonada. É incrível como não conhecemos nossa própria cidade.  As crianças se divertem bastante e detalhe: é totalmente gratuito!

Praça Verde ( Cama eástica, piscina de bolas, Pinturas, leituras, damas, argolas, trilha  e muito mais)- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Brincando e Pintando ( Jogo da Argola) – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Brincando e Pintando- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Brincando e Pintando ( Jogo da Trilha)- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
SERVIÇO
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Site: http://www.dragaodomar.org.br
Rua Dragão do mar, 81 Praia de Iracema Fortaleza-CE
Tel: 085 34888600 / 34888608
Horários
Museus – 14hs ás 21h De terça á domingo. Gratuito
Planetário – 18h, 19h, 20h De terça á sexta e 17h, 18h,19h, 20h Sexta, Sábado e Domingo. R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 Meia entrada
Cafeteria Santa Clara- 15h ás 21h.

Siga o Blog Outros Ares no Twitter

Curta o Blog Outros Ares no Facebook

Assine nossa Newsletter: Dicas de viagem por email



Deixe seu Comentário
  • Cintia Andrade

    Oi! Muito boas suas indicações…olha, me falaram que as atividades da trilha do coco são ótimas!Minha prima mora perto e sempre leva a filha. É todo domingo na entrada da trilha ao lado do Iguatemi.Mas ela disse que tem que chegar cedo. fica a dica!!!
    beijos e parabéns!!

  • Érika Marques

    Oiee Cinthia, obrigada pela visita e dicas!! :)

    Uma vez fui no parque do cocó no domingo e adorei, cheguei um pouquinho tarde, por volta das 10 da manhã, mas mesmo assim conseguimos aproveitar um pouco. Pretendo retornar logo logo, para trazer as dicas fresquinhas para o blog!!! Tem atividades tanto para crianças quanto para os adultos!

    Abraços,

    Érika

  • Bóia Paulista

    Oi, Érika. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos,
    Natalie – Boia Paulista

  • Érika Marques

    Uauuu adorei!! Sempre é uma honra está nesta seleção! Beijocas!!

  • Paula

    olha.. que legal!!! Parabéns Erica!!!