Em junho viajei para um congresso em Maceió e passei cinco dias na capital alagoana. Dias de muita chuva, tempo nublado e pouquíssimos momentos ensolarados. No penúltimo dia, o sol apareceu depois do meio-dia e resolvemos conhecer uma das mais belas praias de Alagoas, segundo revistas, sites e guias especializados: a praia do Gunga.
![]() |
Praia do Gunga – Alagoas |
A Praia do Gunga está localizada no litoral sul, há 33 km de Maceió na cidade de Barra de São Miguel, muito conhecida por suas belezas naturais, sendo a preferida dos alagoanos, que possuem diversas casas de veraneio por lá. A rodovia está duplicada, e notei que ainda está em fase de conclusão, pois apesar do asfalto está em perfeitas condições, sentimos falta de placas informativas. Barra de São Miguel fica após o município de Marechal Deodoro, onde está a famosa praia do francês.
Como chegar
Dois acessos te levam a praia do Gunga:
1) Passeio de catamarã/barco com saídas da Barra de São Miguel, passando pela Lagoa do Roteiro, Ilha de caetés, parada em arrecifes e por último Gunga. Esta foi à forma da Anna Bárbara do Nós no Mundo, neste post ela conta com detalhes e lindas fotos esta aventura.
2) De carro passando pela fazenda de coqueiros. Pegar o acesso com sentido as praias de Coruripe e Praia de Jequiá. Logo após passar uma ponte sobre a Lagoa do Roteiro, á esquerda está o acesso a uma fazenda particular de cocos. Antes da entrada, há um restaurante com feirinha de artesanato, ao lado o mirante que rende aquelas famosas fotos dos coqueirais e o aquela mar azulado. Esta foi a nossa opção, tendo em vista que já era tarde, e não tínhamos muito tempo. Fomos direto ao ponto!
Mirante do Gunga
Se paga por pessoa R$ 1,00, para ter acesso ao mirante com vista panorâmica da Barra de São Miguel, Lagoa do Roteiro e Praia do Gunga. O verde da fazenda de coqueiros contrasta com o azul do mar, e formam uma paisagem encantadora.
![]() |
Mirante do Gunga – Encontro da Lagoa do roteiro com o mar |
Praia do Gunga
Depois do mirante, com os pés no chão, digo, literalmente na areia, o primeiro impacto não foi dos melhores. Após atravessar a fazenda de cocos e parar o carro em um grande estacionamento, nos deparamos com uma leve bagunça: Várias barraquinhas, quiosques de alimentação e artesanato, de maneira desorganizada! Confesso que pensei: Ué cadê a praia que tanto falam?
Caminhamos até chegar à praia, do lado esquerdo estava às margens da Lagoa do Roteiro e do direito uma paisagem infinita. Ao redor uma pequena infra-estrutura de barracas de praia. Nosso conceito estava melhorando e decidimos ficar em uma das últimas do lado direito, a barraca Tempero Nordestino.
![]() |
Praia do Gunga – Alagoas | Tempero Nordestino |
Li em alguns sites sobre a insatisfação dos turistas em relação ao serviço e infra-estrutura oferecidos na praia do Gunga. Embora não seja luxuosa, não tivemos queixa, e o atendimento foi satisfatório na barraca Tempero Nordestino. O garçom, que agora não lembro o nome – o mesmo trocou várias vezes, com forma de descontração – foi super atencioso! Não almoçamos, mas pedimos camarão crocante que estava uma delícia. Recomendamos!!!
![]() |
Praia do Gunga – Alagoas |
A maré estava alta e o mar um pouco agitado, para tomar um banho tranqüilo caminhamos um pouco para o lado direito e curtimos a tranqüilidade. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, e o mergulho fica mais sossegado.
![]() |
Praia do Gunga – Alagoas |
Quer explorar um pouco mais a região? Há passeios de buggys ou quadriciclos com destino ás falésias, o roteiro é a beira-mar, passando por algumas praias semi-desertas. A hora do quadriciclo custa em média R$ 70,00. No blog Arte da Marcinha, tem o relato sobre passeio de buggy. A Patrícia Papp, do blog Coisas de Mãe, alugou uma casa e explorou a região.
Então, a praia do Gunga tem suas controvérsias, uns amam, outros nem tanto. Tivemos sorte de pegar a praia tranqüila e usufruir de uma barraca honesta. O local é muito bonito, merece uma visita, principalmente por conta da vista panorâmica. O título da melhor de Alagoas, em minha opinião, por enquanto vai para praia do Patacho, talvez porque ainda não conheço o complexo das Dunas de Marapé, mas esta é motivo para uma próxima viagem!