Em junho viajei para um congresso em Maceió e passei cinco dias na capital alagoana. Dias de muita chuva, tempo nublado e pouquíssimos momentos ensolarados.  No penúltimo dia, o sol apareceu depois do meio-dia e resolvemos conhecer uma das mais belas praias de Alagoas, segundo revistas, sites e guias especializados: a praia do Gunga.

Praia do Gunga – Alagoas
A Praia do Gunga está localizada no litoral sul, há 33 km de Maceió na cidade de Barra de São Miguel, muito conhecida por suas belezas naturais, sendo a preferida dos alagoanos, que possuem diversas casas de veraneio por lá.  A rodovia está duplicada, e notei que ainda está em fase de conclusão, pois apesar do asfalto está em perfeitas condições, sentimos falta de placas informativas. Barra de São Miguel fica após o município de Marechal Deodoro, onde está a famosa praia do francês.

Como chegar

Dois acessos te levam a praia do Gunga:

1)      Passeio de catamarã/barco com saídas da Barra de São Miguel, passando pela Lagoa do Roteiro, Ilha de caetés, parada em arrecifes e por último Gunga. Esta foi à forma da Anna Bárbara do Nós no Mundo, neste post ela conta com detalhes e lindas fotos esta aventura.
2)     De carro passando pela fazenda de coqueiros. Pegar o acesso com sentido as praias de Coruripe e Praia de Jequiá. Logo após passar uma ponte sobre a Lagoa do Roteiro, á esquerda está o acesso a uma fazenda particular de cocos.  Antes da entrada, há um restaurante com feirinha de artesanato, ao lado o mirante que rende aquelas famosas fotos dos coqueirais e o aquela mar azulado. Esta foi a nossa opção, tendo em vista que já era tarde, e não tínhamos muito tempo. Fomos direto ao ponto!
Mirante do Gunga

Se paga por pessoa R$ 1,00, para ter acesso ao mirante com vista panorâmica da Barra de São Miguel, Lagoa do Roteiro e Praia do Gunga.  O verde da fazenda de coqueiros contrasta com o azul do mar, e formam uma paisagem encantadora.

Mirante do Gunga – Encontro da Lagoa do roteiro com o mar
Praia do Gunga

Depois do mirante, com os pés no chão, digo, literalmente na areia, o primeiro impacto não foi dos melhores. Após atravessar a fazenda de cocos e parar o carro em um grande estacionamento, nos deparamos com uma leve bagunça: Várias barraquinhas, quiosques de alimentação e artesanato, de maneira desorganizada! Confesso que pensei: Ué cadê a praia que tanto falam?

Caminhamos até chegar à praia, do lado esquerdo estava às margens da Lagoa do Roteiro e do direito uma paisagem infinita. Ao redor uma pequena infra-estrutura de barracas de praia.  Nosso conceito estava melhorando e decidimos ficar em uma das últimas do lado direito, a barraca Tempero Nordestino.

Praia do Gunga – Alagoas | Tempero Nordestino
Li em alguns sites sobre a insatisfação dos turistas em relação ao serviço e infra-estrutura oferecidos na praia do Gunga. Embora não seja luxuosa, não tivemos queixa, e o atendimento foi satisfatório na barraca Tempero Nordestino. O garçom, que agora não lembro o nome – o mesmo trocou várias vezes, com forma de descontração – foi super atencioso! Não almoçamos, mas pedimos camarão crocante que estava uma delícia. Recomendamos!!!

Praia do Gunga – Alagoas
A maré estava alta e o mar um pouco agitado, para tomar um banho tranqüilo caminhamos um pouco para o lado direito e curtimos a tranqüilidade. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, e o mergulho fica mais sossegado.

Praia do Gunga – Alagoas
Quer explorar um pouco mais a região? Há passeios de buggys ou quadriciclos com destino ás falésias, o roteiro é a beira-mar, passando por algumas praias semi-desertas. A hora do quadriciclo custa em média R$ 70,00. No blog Arte da Marcinha, tem o relato sobre passeio de buggy. A Patrícia Papp, do blog Coisas de Mãe, alugou uma casa e explorou a região.

Então, a praia do Gunga tem suas controvérsias, uns amam, outros nem tanto. Tivemos sorte de pegar a praia tranqüila e usufruir de uma barraca honesta. O local é muito bonito, merece uma visita, principalmente por conta da vista panorâmica. O título da melhor de Alagoas, em minha opinião, por enquanto vai para praia do Patacho, talvez porque ainda não conheço o complexo das Dunas de Marapé, mas esta é motivo para uma próxima viagem!

Deixe seu Comentário
  • Coisas de mãe

    Eu também gostei bastante! Estava bem cheia, mas fui caminhando e encontrei um lugar bem bacana. Recomendo. Fiz o passeio até os arrecifes e gostei.

  • Érika Marques

    Paty, eu amei a sua viagem!!! Inclusive estava aqui para "linkar" no post e na pressa não saiu, mas já inclui!!! A viagem pelo litoral sul de alagoas foi show!!!

    beijos

  • Claudia Liechavicius

    Ah, Erika!!!

    Esse Nordeste é cheio de lugares deliciosos. Bela prainha!!!

    Beijos

    Claudia

  • Os caminhantes

    Oi Erika!!
    Você nos tentando a uma praia, depois do frio que passamos!!
    Sabe que de tanto ler os seus posts, fomos fazer um bate e volta neste sábado, só para sentir um pouco do calor e do sol.
    Agora precisamos subir um pouco, para ver de perto estas maravilhas!
    Beijos!
    Marcia

  • Paula

    Fomos esse ano também fomos pra Maceió… gostei muito da praia do Gunga…
    Quando fomos estava cheia mesmo, mas mesmo assim gostamos do lugar, da paisagem… Infelizmente o atendimento não posso opinar…. tivemos os dois.. rsrrsrs

  • Anonymous

    Eu gostaria de ir para a praia do gunga

  • Érika Marques

    Hum… Conta conosco!!!! SE vierem para região podemos combinar alguma aventura!

    Beijos,

    Érika

  • www.bluetie.com.br

    Praia do Gunga, lugar belíssimo, ótimo para relaxar e curtir com a família.Parabéns pelas dicas do blog.

  • Alline – Roteiro Baby Maceió

    Eu super recomendo o Gunga! Adoro!
    Casais, com criança, sozinho… é bom de todo jeito. Rsrsr
    Beijos
    Alline