Praia de Mundaú: Um mix de belezas naturais no litoral cearense

Vilarejo de pescadores com atrativos turísticos incríveis no litoral oeste do Ceará, assim é a praia de Mundaú distante 150 km de Fortaleza, considerada uma praia completa em termo de belezas naturais. Aqui é possível banhar-se em mar de águas calmas, tranqüilas, mornas e esverdeadas; mergulhar nas piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos; aventurar-se em dunas móveis; navegar pelo rio Mundaú apreciando o imenso manguezal, e contemplar um belíssimo pôr do sol.

Sempre me perguntei como os barcos/jangadas chegavam ao mar, estando  literalmente “estacionados” na areia e bem distante da água. Aqui matei a minha curiosidade, presenciando cenas rotineiras neste vilarejo de pescadores.

Força, ritmo e companheirismo no dia a dia dos pescadores. Praia de Mundaú-CE
Outra cena clássica – Praia de Mundaú| CE
Há 12 anos freqüento esta praia que não mudou muito de lá para cá. O vilarejo cresceu de maneira desorganizada e não mantêm o mesmo charme da praia vizinha, Flecheiras.  Uma ação de destaque foi a construção do Píer/Mirante na foz do Rio Mundaú. No espaço há alguns quiosques, banquinhos para admirar o encontro do rio com o mar e assistir o pôr do sol.

Píer de Mundaú -CE
MUndaú-CE
Daqui partem passeios de barco que percorrem o manguezal, sendo possível fazer pela manhã ou à tarde. Da última vez fizemos o passeio de barco das 16 horas, estava ansiosa para ver o pôr do sol, mas o tempo não ajudou muito, o céu estava nublado. Nem por isso deixou de ser bonito!
Dunas de Mundaú-CE
Rio Mundaú
O Rio Mundaú possui 165 km de extensão, tem origem no município de Uburetama, mas somente 20 km são navegáveis. Percorremos grande parte naquela tarde, passando por manguezais, viveiros de camarões.

Área de Mangue – Mundaú
Avistamos a praia dos três coqueiros, excelente para um mergulho, porém mais indicado no passeio da manhã, já que o ponto alto do passeio da tarde é brincar nas dunas e contemplar o pôr do sol, nossa próxima e última parada.

Praia dos 4 coqueiros – Mundaú-CE
O lance é subir a duna e admirar tamanha paisagem: o encontro do rio mundaú com o mar. No local sempre há jovens e crianças nativas brincando de skybunda. Não há serviço turístico, mas os mulekinhos não se incomodam de emprestar a tábua. São super prestativos!

Prática de SandBoard em MUndaú-Ce

Encontro do Rio com o mar – Mundaú-CE
Não há melhor local para presenciar a despedida do sol, embora não tivemos muita sorte neste dia, o tempo estava encoberto.

Foz do Rio Mundaú
Dunas móveis de Mundaú
Outra atração imperdível é o passeio de barco para piscinas naturais, realizado em épocas de lua cheia e lua nova. Detalhes neste post aqui.

Já nos hospedamos algumas vezes em Mundaú. As pousadas são simples e preços bem acessíveis. Gostamos do serviço da Pousada Sol Poente e Caboco Sonhadô. Hoje em dia prefiro me hospedar na praia de Flecheiras que possui melhor infra-estrutura.

Serviço
Como chegar: Acesso pela CE-085, entrar a direita no município de Trairi, ao chegar na bifurcação das praias, seguir pela esquerda margeando o mar.
Passeios de barco: Caboco Sonhadô
Telefone: 031 85 33519047
Preço:R$ 25,00 por pessoa
Siga o Blog Outros Ares no Twitter
Curta o Blog Outros Ares no Facebook
Assine nossa Newsletter: Dicas de viagem por email
Deixe seu Comentário
  • Boia Paulista

    Oi, Érika. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  • Juliana

    Essa é uma das praias mais bonitas do litoral cearense. Adoro!