Nossa primeira viagem longa de carro aconteceu em julho do ano passado, uma Road Trip” pelo litoral nordestino, do Ceará a Sergipe durante 15 dias. Foi amor a primeira a vista! Descobri uma nova maneira de viajar, na qual me identifiquei bastante. 

Viajar de carro requer planejamento, tempo, disposição e paciência, e nem por isso precisa ser chata. O lance é organização, programação e doses de bom senso! Em julho deste ano, fizemos uma mini-road trip, do Ceará ao Rio Grande do Norte, viajamos durante seis dias pelo litoral potiguar: Praia da Pipa, Natal e São Miguel do Gostoso.

Mirante da praia de cacimbinhas – Praia da Pipa-RN

A idéia era deixar Fortaleza ás 04 horas da manhã e fazer um pit-stop em Natal por volta das 10:00 hs com a intenção de um pequeno city tour e almoço, antes de seguir para Pipa. Como nem tudo sai conforme o planejado aconteceu alguns imprevistos como, ficar presos na própria casa. O socorro (a vizinha) apareceu com o sol raiando, fomos salvos e seguimos viagem.

Como chegar: Acesso pela Rodovia CE- 040, saída para as praias do litoral leste e após Fortim, pegar a esquerda na BR-304.
Café da manhã: Como era cedinho nada estava aberto durante a primeira parte do percurso. Caso contrário, teríamos tomado café no Centro das Tapioqueiras ou no Café do Sertão, ambos no município do Eusébio. Quase chegando à Aracati, avistamos a placa de café da manhã regional e especial do Restaurante Picanha no Ponto, ás margens da CE-085. Já havíamos provado as carnes numa outra oportunidade, mas nunca como esta ocasião.

O Buffet é simples, mas reforçado! Pães, tapiocas, bolos, cuscuz, tapiocas, carnes, ovos, omeletes e frutas. É cobrado por peso!

Restaurante Ponto da Picanha

Bucho cheio seguimos viagem! Não rolou a voltinha por Natal, mas almoçamos no afamado Restaurante Camarões. Não conhecia ainda, embora seja a cópia do cardápio do restaurante Coco bambu Frutos do Mar. Não sei quem copiou quem, o importante é que o sabor dos pratos e excelência do serviço é idêntico!


Seguimos viagem e constatamos a mesma desorganização das placas no acesso Goianinha-Praia da Pipa. Detalhe: a buraqueira continua! Buracos a parte, no início da noite estávamos realizando check-in no Solar Pipa Hotel. Quartos amplos e confortáveis dispondo de uma mini cozinha e wifi gratuito em todos os ambientes e ótima localização, bem próximo do centrinho de Pipa, sendo possível ir a pé.
Solar Pipa Hotel ( Foto:Érika Marques)

Para finalizar a noite, jantamos no Restaurante Dall´ítaliano, maravilhoso!!!! Destaque para as pizzas Gamberetti (camarão), Beleza Nordestina e Gustosina.


No dia seguinte conhecemos o complexo M-A-R-A que é a Ponta do Pirambu e assistimos o pôr do sol na Lagoa do Guaraíras, na creperia Marinas em Tibau do Sul. Fotoblog do 1º dia
Ponta do Pirambu – Praia da Pipa
Creperia do Marina Hotel – Lagoa do Guaraíras

O segundo dia foi dedicado às praias do litoral sul: Sibaúma e Cunhaú. O encontro das águas escuras do rio catu com o mar, e formações de piscinas naturais, faz de Sibaúma um passeio único.  Na volta, demos uma passadinha nas falésias de Cacimbinhas. Vista espetacular da praia do Madeiro. Fotoblog do 2º dia

Sibaúma – RN
Barra do Cunhaú – RN
Falésias de Cacimbinhas – RN

Jantamos na Creperia Céu de Pipa, admirando as estrelas. Pedi o meu favorito: crepe de camarão que estava impecável, daquele jeitinho….Recheio saindo por tudo que é lado!!!

Passeávamos todas as noites pelo centrinho de Pipa: lojinhas de roupas e artesanatos, bares, sorveterias. Conhecemos a melhor sorveteria: Preciosa, sorvete artesanal italiano. Sem comentários para a textura, leveza e sabor. Vá, vá e vá!
Sorveteria Preciosa – Praia de Pipa
No último dia, acordei cedinho e  fiz uma caminhada a partir da praia central até a praia do Curral,  possível somente na maré baixa. Tive o prazer de nadar lado a lado com os golfinhos. A praia do curral não possui barracas, apenas uma pequena infra-estrutura com cadeiras e guarda-sóis que os locais alugam para os turistas como também vendem água e refrigerantes.
Praia do Curral – Praia de PIpa

Já que meu marido e o casal que viajava conosco dormiam, aproveitei que ainda era cedo e dei uma passadinha no Chapadão de Minas,  para contemplar aquela paisagem magnífica da praia do amor.

Praia do Amor vista a partir do Chapadão de MInas
Chapadão de MInas – Praia da PIpa

Partimos com destino a praia de São Miguel do Gostoso, distante 100 km de Natal pela BR 101, onde paramos para almoçar no tradicional Tábua de Carne. A fome era grande e apostamos no rodízio. Aprovado!!


Em Gostoso, nos instalamos confortavelmente na Pousada Mar de Estrelas, administrada por uma senhora doce e fofa, D. Maristela. Os chalés todos com varandas estão dispostos em meio a natureza. O silêncio e tranqüilidade imperam. Destaque para cozinha, o restaurante foi um achado! Pratos fartos e muito gostosos, com o melhor de peixes, camarões e frutos do mar.
Pousada Mar e Estrela – São Miguel do Gosto| RN

Já conhecíamos São Miguel do Gostoso, na verdade esta foi a terceira vez. Repetimos alguns passeios, mas de outra maneira: alugamos um quadriciclo por 24 horas. Desta forma, um dia foi dedicado a trilha feita a beira mar para praia de Tourinhos e no outro, esticamos até a praia de Touros, passando pelo Farol do Calcanhar. Muita aventura off-road. Conhecemos mais alguns restaurantes: Madame Chita, Malagueta, Mar de estrelas, Urca do Tubarão, Armazém das Massas e retornamos ao Sheiks e Pizzaria Quintal.

Passeio de Quadriciclo – Praia de Touros
Passeio de Quadriciclo – Lagoa do Sal
Praia de Tourinhos – RN

Após três dias neste paraíso, retornamos para Fortaleza ás nove da manhã utilizando outra rota. Esta bem melhor que as demais já testadas. Seguimos até João Câmara, pela habitual estradinha estadual, onde há buracos em alguns trechos. Chegando na rodovia BR 406, ao invés de virar a direita com destino a Galinhos, dobre a esquerda e a poucos quilômetros vire á direita, rumo a Bento Fernandes. Saímos na BR 304 por volta do km 50, ou seja, distante quase 200 km de Mossoró. Almoçamos em Mossoró numa filial do restaurante Tábua de Carne, localizado na praça de alimentação do West Shopping. No final da tarde estávamos de volta á Terra do Sol.


Enfim, um resumo da nossa mini trip pelo litoral potiguar. Detalhes, resenhas de hotéis, restaurantes e passeios virão nos próximos posts.

Siga o Blog Outros Ares no Twitter
Curta o Blog Outros Ares no Facebook
Assine nossa Newsletter: Dicas de viagem por email
Deixe seu Comentário
  • Vivi Cunha

    Érika, muito legal. Gosto muito de viajar de carro e a última viagem que fiz foi em 2011 e saí do Rio de Janeiro, onde moro, com meu namorado rumo a Natal, mas depois de uns dias na capital potiguar resolvemos esticar até Fortaleza. Foi show. viajardecarroétudodebom.

  • Cleverosn

    Obrigado pelo depoimento, sou de Salvador e estou planejando passar as férias com a família nessa região.

  • Natalia

    Oi Érika,
    Eu moro em Madrid na Espanha já faz 13 anos e sou do Paraná. Nao conheço quase nada do Brasil e o ano que vem eu vou de ferias. Antes de ir pra minha cidade vou ir com o meu namorado que nao conhece o Brasil durante uns 15 dias pra conhecer alguns lugares.
    Nós queremos ir pro Rio, alguns dias e o resto fazer uma viagem pelo Nordeste de carro.
    Como nao temos muito tempo (só uns 15 dias incluindo uns dias no Rio) nao sei que lugares ir. Pensei em Salvador, Fortaleza, Maceió,Natal,queria conhecer Canoa Quebrada,etc.
    Que lugares vc me recomenda e quantos dias em cada lugar.
    Sao todos tao lindos que tenho duvidas como fazer o roteiro, pelas distancias, etc. É seguro ir de carro?
    Se for possivel e vc puder gostaria que vc me recomendasse como fazer o roteiro.
    Espero a tua resposta.
    Obs: Adorei o teu blog ;)
    Um abraço,
    Natalia