Em julho deste ano viajamos de carro durante uma semana pelo litoral do Rio grande do Norte, ficamos três dias na praia da Pipa, pit stop em Natal e três dias em São Miguel do Gostoso. Sou suspeita para falar de Gostoso, como é carinhosamente chamada, pois esta é a nossa terceira vez neste paraíso. Tenho uma queda pelo litoral potiguar e nunca me canso de voltar! Como já conhecíamos a região, resolvemos fazer algo diferente: explorar as praias a bordo de um quadriciclo. Se soubéssemos o quanto seria divertido, havíamos feito este passeio desde a primeira vez.

Diferentemente do Ceará, andar de quadriciclo em Gostoso não é tão caro. A  hora custa em torno de R$ 30,00 e a diária (24 horas) por R$ 150,00. Não preciso nem falar que fechamos a diária, não é? Excelente relação custo-benefício! Alugamos diretamente com a Associação de Quadriciclos e Bugueiros de São Miguel do Gostoso, localizada na mesma rua do restaurante Quintal.

Quadriciclo em São Miguel do Gostoso

Praia de Tourinhos

Após o farto e revigorante café da manhã da pousada Mar e Estrelas, seguimos rumo a praia de tourinhos. Embora a maré estivesse alta, foi possível realizar o passeio a beira – mar, utilizando por vezes de trilhas alternativas por cima das pequenas dunas. Entretanto o ideal é fazê-lo na maré baixa. Passamos pelas praias do cardeiro e Maceió, ambas na região central de Gostoso.

Vista panorâmica da praia de Tourinhos

Trecho para praia de Tourinhos
A praia de Tourinhos é uma das mais belas da região e a melhor para ir com crianças, pois possui mar calmo que na maré baixa surgem piscinas naturais. Para maiores detalhes, leia o post anterior sobre esta praia.

praia de tourinhos
A trilha do quadriciclo nos levou para o topo das dunas petrificadas de onde foi possível ter uma visão panorâmica da praia.

Em seguida descemos para a praia. Minha única referência gastronômica era o restaurante A Tartuga, mas como estava fechado (sorte nossa) descobrimos uma barraca de nativos. Na sombra das árvores uma barraquinha improvisada dos pescadores Lúcia e Luís, foi o nosso verdadeiro achado! Eles relataram que durante a semana o restaurante não abre, porém eles estão por lá todos os dias. Nossa salvação!!! Gente hospitaleira, comida simples, saborosa e o precinho ó? :)

Conversa vai, conversa vem pedimos uma porção de posta de cavala acompanhada de macaxeira e salada por R$ 10,00, estava tão bom que pedimos outra, só não rolou a terceira, pois o peixe acabou..rsrsrs Em compensação, dona Lúcia providenciou uma moqueca de arraia deliciosa!

Urca do Tubarão

Por volta das 14:30 hs retornamos para São Miguel do Gostoso, como ainda era cedo decidimos ir até a cachaçaria Urca do Tubarão. Na empolgação nem percebemos que o restaurante ficava longe da cidade e bem próximo da BR 101. Como ainda não conhecíamos as trilhas alternativas, seguimos pelo asfalto o que não recomendo! Perigo a parte, chegamos sãos e salvos, entretanto como já era tarde e queríamos retornar com o dia claro, não podemos saborear os quitutes como as famosas fritadas de camarão.

Urca do tubarão
A viagem não foi em vão, pois conhecemos a cachaçaria, que por sinal é bem bacana e divertida mesmo para quem não aprecia o destilado. Localizada ao lado do restaurante, a cachaçaria possui uma decoração vintage, com várias peças antigas. Desde uma coleção de Lps variados à telefones discados e celulares pré-históricos.

As cachaças são artesanais e envelhecidas em barris de Umburana, freijó o Angico possuindo cor, sabor e cheiro característicos. No balcão tem um barrilzinho para molharmos o bico, ou seja, dá aquela provadinha. Meu marido gostou, apesar de ser fã incondicional da Ypioca, foi aprovado! Até eu que não curto muito uma cachaça, achei saborosa! Trouxemos uma presentear meu cunhado papudim!!! :)

Serviço:
Urca do Tubarão
Site: urcadotubarao.com.br
Telefone: 084 3693 2091
Email: urcadotuabrao@yahoo.com.br

Praia do Cardeiro

Nossa preocupação era pegar a estrada ainda com o dia claro, pois ficar rodando no asfalto com um quadriciclo não era uma coisa muito direita… Por sorte, resolvemos arriscar ir pela praia num trecho logo após a entrada da pousada Enseada dos Amores. Apesar de estarmos apreensivos, com medo de anoitecer e ficarmos ilhados com a maré alta deu tudo certo! ;)

Assim como no trecho para praia de tourinhos havia uma trilha alternativa por cima das pequenas dunas. A volta foi tranqüila e presenciamos o sol se despedindo lentamente. Passamos pela praia de Santo Cristo, point dos praticantes de kite surf, porém como era época ainda dos bons ventos, havia apenas dois se aventurando…

Por fim chegamos á praia do cardeiro a qual considero o melhor lugar da vila para assistir o pôr do sol.

Optamos por ficar no Bar do Sheik, onde tivemos um almoço dos deuses com direito a isca de peixe e lagosta. De sobremesa, matei a vontade de doce saboreando a famosa Banana com nutella e sorvete. Quer saber mais sobre o Sheik? Leia nossas dicas de restaurantes em Gostoso.

SERVIÇO
Associação dos Bugueiros de São Miguel do Gostoso
Rua da praia da Xêpa s/n
Tel: 084 9197 – 9052 ou 084 9195-8366
Deixe seu Comentário
  • http://www.360meridianos.com/ Raleixo7camara

Que fotos lindas! E que céu azul, gente. Conheço muito pouco o Brasil, mas daqui pra frente vou resolver isso =)