No dia 27 de Setembro foi comemorado o Dia Mundial do Turismo e para celebrar esta data o Ministério do Turismo convidou 08 blogueiros de várias regiões do Brasil para fazer parte das ações promovidas entre os dias 26 a 28 de Setembro, dentre elas city tour, participação no Seminário Internacional e café da manhã com ministro do turismo, Gastão Vieira. Desta forma, além de divulgar a capacidade e qualidade turística de Brasília, estreitamos os laços com o governo federal. Esta ação inédita foi um marco para história da blogosfera brasileira, que mostra a importância e relevância dos blogs de viagem na divulgação de um destino.

Na quarta-feira, 26 desembarcamos no aeroporto de Brasília e enquanto aguardávamos a chegada dos demais, fui conhecer o CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado ao lado esquerdo do desembarque doméstico. Fiquei impressionada com a quantidade e qualidade do material disponível para o viajante, sem contar no atendimento cordial e especializado. Não deixe de conferir na sua próxima viagem.

Ficamos hospedados na novíssima estrutura do Complexo Brasil 21, precisamente no Meliá Hotel. Após o check-in, saímos para almoçar com a equipe do Mtur no Bier Fass, localizado no Pontão Sul. Este foi o primeiro momento de interação e troca de idéias com os demais blogueiros.

Almoço com os blogueiros no Bier Fass - No sentido horário: Eduardo madeira, Érika Marques, Luiz Júnior, Maurício Oliveira, Márcio Cimatti, Diego Souza, Tatiana Lobão, Bruna, Sílvia Oliveira

CITY TOUR

Durante a tarde conhecemos pontos turísticos relevantes como: Praça dos Três Poderes, Palácio do Itamaraty, Palácio da Alvorada, Quartel general do Exército e Museu Nacional. Já estive em Brasília por diversas vezes, mas nunca tive a oportunidade de realizar uma visita guiada. Faz toda a diferença e super recomendo! A grande maioria é gratuita, basta realizar agendamento. Irei dá detalhes sobre cada passeio nos próximos posts.

No Dia Mundial do Turismo, 27, a programação foi bem agitada. Pela manhã, partimos sentido a cidade de Sobradinho para conhecer o mais novo cartão-postal de Brasília: A Torre Digital de TV, que momentaneamente só abre aos finais de semana de 09hs âs 17hs, porém fizeram uma exceção para nossa visita! No final de agosto estive em Brasília e tive a oportunidade de conhecê-la, porém ainda não publiquei. Eu sei, eu sei, estou em débito com vocês, só mais alguns dias e casa volta ao ritmo normal!

Seguimos então para o Congresso Nacional, e realizamos a visita guiada pela câmara dos deputados e câmara do senado. Interessante, conhecer o local onde praticamente decidem o nosso destino, o rumo do país! Passamos ainda na ponte JK, Barragem do Paranoá e Catedral Metropolitana. No almoço tivemos a companhia do Secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Rocha. O local escolhido foi no regionalíssimo Mangai, restaurante de comida sertaneja, com matriz em João Pessoa e filial em Natal. Este eu já conhecia de outros carnavais. É para sair rolando de tanta gostosura, porém tivemos que manter o controle, afinal a palestra era à tarde.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Angel Diaz, espanhol e especialista em marketing turístico proferiu a palestra “Como criar destinos sustentáveis e inteligentes”. Destacou o perfil do novo viajante, onde 85% buscam dicas com amigos e na internet, seja através das webs oficiais dos destinos, fóruns de pesquisas ou blogs. Baseada na experiência de Barcelona que busca ser o primeiro destino turístico sustentável, Angel enfatizou os fatores que elevam um destino a este patamar: trabalho conjunto com o meio ambiente; utilização da matéria prima local, identificando os valores culturais e transformando-os em elementos turísticos e por fim a criação de uma economia positiva.

Segundo Angel Diaz, o turismo é o único setor econômico promovido essencialmente por ações governamentais, e isto precisa mudar. É necessário inovação! Inovar no turismo significa ser proativo, gerar nova economia, unir ações públicas e privadas e promover a sustentabilidade. De acordo com a OMT, em 2022 o Brasil será o 3º destino mais procurado por turistas do mundo todo. Olha aí a nossa responsabilidade?!

CAFÉ DA MANHÃ COM O MINISTRO

Sem sombra de dúvida o ponto alto desta viagem. Estávamos ansiosos por este momento! Em junho deste ano, durante o EIBTUR, o ministro Gastão Vieira demonstrou interesse no trabalho relevante do blogueiro de turismo. De lá para cá, as relações se estreitaram o que culminou neste maravilhoso encontro! Realizado na sala de reuniões do gabinete do ministro, contou com a presença do ministro do turismo, Gastão Vieira e sua equipe técnica, representada por Tatiana Lobão, Andrea Lopes e o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) Ítalo Mendes.

Primeiramente nos foi apresentado os principais projetos, ações e campanhas do Ministério do Turismo: Viaje legal, Viaje melhor idade, Viaje trabalhador, Passaporte Verde. Em breve será lançado o novo site multilíngüe e o blog institucional com dicas de viagem e destinos, no qual o ministro reforçou a relevância do nosso papel neste projeto. Assim como existe o CADSUS (Cadastro no sistema único de saúde), o ministério do turismo pretende implantar o cadastro único de turismo/hóspedes de forma online. Não seria mais necessário preencher aquela papelada no Check-in, o cadastro realizado uma vez, ficaria arquivo eletronicamente, sendo atualizado a cada viagem. Desta forma, os dados seriam monitorados em tempo real e facilitaria o planejamento estratégico.

O Ministro Gastão Vieira elogiou a atuação do Governo do Ceará no desempenho das ações voltadas para o Turismo, sendo o segundo estado a levar maiores recursos e obras. Enfatizou o planejamento e o posicionamento do Estado perante a promoção do destino, como por exemplo, através da implantação de novos aeroportos estratégicos, recuperação de estradas e qualificação profissional.

Encontro de Blogueiros com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira

 

Veja o vídeo  do Ministério do Turismo, recheado de imagens lindas de Brasília captadas por nós: Encontro de Blogueiros MTUR

 

*Viajamos a convite do Ministério do Turismo e Secretária de Turismo do Distrito Federal

Deixe seu Comentário
  • http://www.viajarbaratoeuropa.com/ Luciana Lisboa

    Gostei muito da ação parabéns aos participantes. Realmente os blogs tem um enorme peso hoje em dia e merecem ser respeitados.

    Abraços