A pesquisa realizada em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação, contou com a participação de 2.276 leitores, que preencheram um questionário disponibilizado nos 40 blogs associados, foi possível observar a influência dos blogs de viagens sobre o turista brasileiro.
Fiquei surpresa com alguns resultados, como o perfil principal dos leitores estarem concentrados em mulheres jovens e urbanas com curso superior e renda maior que 10 salários mínimos. Talvez seja porque somos nós que na maioria das vezes, organiza e planeja o destino das férias de toda a família. Embora aqui no blog vez por outra, apareçam homens totalmente dedicados e “pilhados” com o planejamento da viagem, ávidos em busca de dicas e tudo mais.
Segundo a pesquisa, 70% dos leitores utilizam os blogs de viagens como fonte de consulta para escolha do destino. Estes leitores são viajantes experientes e independentes que planejam sozinho seu roteiro e utilizam a internet como forma para contratar passeios, compra de passagens aéreas e escolha da hospedagem e restaurantes.
Os leitores viajam com freqüência pelo Brasil, onde 42% aproveitam também feriados e fins de semana, estando praias e capitais entre os mais procurados. (Uia, tudo a ver comigo, não?)
Quer saber mais? O relatório da pesquisa “A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM SOBRE O TURISTA BRASILEIRO” está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV
Em paralelo, a revista Exame publicou uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, sobre o perfil do turista estrangeiro no Brasil: quem são, do que gostam e o que acham do nosso país.
A Lúcia Malla publicou em seu blog um texto bem reflexivo e realista a respeito desta pesquisa, vale a leitura!